Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dicionário Oxford escolhe ‘vape’ como palavra do ano

Ao longo de 2014, o uso do termo, que significa 'tragar cigarro eletrônico' em inglês, mais que dobrou em relação ao ano anterior

O Dicionário Oxford elegeu “vape”, que em inglês significa o ato de fumar um cigarro eletrônico, como a palavra do ano de 2014. O uso desse termo mais que dobrou em 2014, em relação a 2013.

A palavra superou concorrentes como “slacktivism” (ações feitas pela internet em apoio a uma causa política ou social, mas que requerem pouco envolvimento, como o deafio do balde de gelo), “bae” (termo usado para se referir a namorados ou namoradas, presente na música Come get it bae, de Pharrell Williams) e “indyref” (uma abreviação de independence referendum, que diz respeito ao referendo de independência da Escócia, realizado em setembro).

Leia mais:

OMS quer proibir cigarro eletrônico a menores de 18 anos​

Cigarro eletrônico não oferece benefícios ao fumante, diz estudo

“Uma palavra se tornou necessária para descrever essa atividade e diferenciá-la de fumar [cigarro comum]”, afirmou a equipe do Dicionário Oxford. “‘Vape’ veio para preencher esse espaço e tem se proliferado junto com esse hábito.” O termo já tem inclusive variantes e palavras relacionadas, como “e-juice”, o líquido que é transformado em vapor quando a bateria do cigarro é ativada e “vaporium”, o lugar onde esses cigarros podem ser utilizados ou em que o equipamento pode ser comprado. Celebridades como a atriz Lindsay Lohan ajudaram a promover a discussão, disse ao jornal The Guardian Judy Pearsall, diretora editorial dos dicionários Oxford.

O termo “vape” foi adicionado à versão online do dicionário em agosto deste ano e está sendo considerado para futura inclusão na versão impressa. Ele foi utilizado pela primeira vez em 1983, em um artigo científico e começou a ser difundido em 2009, de acordo com a equipe do dicionário. No ano passado, a palavra escolhida foi “selfie“.