Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Quem é Ismaily, o lateral que encantou Tite e chegou à seleção

Jogador sul-mato-grossense, chamado para a vaga do lesionado Alex Sandro, começou como atacante e fez carreira na Europa

Por Da redação Atualizado em 20 mar 2018, 14h48 - Publicado em 20 mar 2018, 11h01

Ismaily Gonçalves do Santos, lateral-esquerdo do Shakhtar Donetsk de 28 anos, foi convocado nesta terça-feira pela seleção brasileira para a vaga de Alex Sandro, cortado por lesão. Nascido em Ivinhema, no Mato Grosso do Sul, o jogador é pouco conhecido no país, já que construiu sua carreira na Europa. Bastante elogiado pelo treinador Tite, Ismaily se destacou pela equipe ucraniana na Liga dos Campeões  e ganhou sua primeira chance na seleção.

Tabela completa de jogos da Copa do Mundo 2018

Ismaily iniciou a carreira como atacante, mas se consagrou na lateral esquerda. Em 2008, foi campeão sul-mato-grossense pelo Ivinhema jogando no ataque, aos 18 anos. Foi vice-artilheiro do estadual com onze gols e contratado pela empresa Traffic para reforçar o Desportivo Brasil. Logo em sua chegada, foi emprestado ao São Bento para ganhar experiência.

  • Em 2009, voltou ao Desportivo Brasil e foi titular na Copa São Paulo. Ainda naquele ano, se transferiu para outro clube da Traffic, o Estoril Praia, de Portugal. Disputou a segunda divisão portuguesa, na qual o time ficou apenas com a 11ª colocação. Foi destaque e se transferiu para o Olhanense, da primeira divisão, onde atuou pela primeira vez como lateral. Jogou duas temporadas por lá, alcançando posições do meio da tabela, até ser negociado com o Braga na temporada 2012/2013.

    Jogou apenas um ano no clube e ficou na quarta colocação nacional, mas ganhou destaque disputando sua primeira Liga dos Campeões. Ao final da temporada, Ismaily foi negociado por 4 milhões de euros com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, time que defende até hoje.

    No país, conquistou três Campeonatos Ucranianos, três Copas da Ucrânia e quatro Supercopas da Ucrânia. Fez 124 jogos e 12 gols pela equipe ucraniana, da qual é titular desde 2016. Seus pontos fortes são a velocidade e qualidade para chegar ao ataque. Neste ano, brilhou ao marcar um dos gols na vitória do Shakhtar sobre o Manchester City do técnico Pep Guardiola. Ele deve ser reserva de Marcelo nos amistosos contra Rússia, dia 23 de março, (às 13h de Brasília) e Alemanha, dia 27 (15h45). 

    Confira, abaixo, alguns lances de Ismaily:

    Continua após a publicidade
    Publicidade