Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

EUA e China ratificam o acordo do clima de Paris

Em encontro, Obama e Xi Jinping selaram adesão ao histórico pacto assinado em Paris, que busca limitar as emissões de carbono no mundo

Antes da cúpula do G20, o presidente americano Barack Obama e o chinês Xi Jinping se encontraram na cidade de Hangzhou neste sábado para ratificar a adesão de Estados Unidos e China ao acordo do clima fechado em Paris no ano passado. Os dois países são os maiores poluidores do mundo.

Obama e Jinping entregaram os documentos ao Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon. Os papéis certificam que os EUA e a China tomaram as medidas necessárias para aderir ao acordo de Paris, que estabeleceu metas específicas para cada nação com o objetivo de cortar as emissões de carbono.

‘Salvar o planeta’

“Isso não é uma luta que qualquer país, não importa quão poderoso ele seja, pode tomar sozinho”, disse Obama sobre o pacto. “Um dia, este momento poderá ser visto como aquele em que finalmente decidimos salvar o nosso planeta”. Jinping afirmou que espera que o anúncio possa estimular outros países a tomar medidas. “Nossa resposta à mudança climática será decisiva para o futuro do nosso povo e o bem-estar da humanidade.”

O anúncio significa que o acordo poderá entrar em vigor até o final deste ano, com um cronograma mais rápido do que o previsto.

(Com Estadão Conteúdo)