Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

SpaceX vende primeiro voo comercial à Lua

Empresa americana receberá cerca de 50 milhões de dólares para levar uma sonda e um jipe até o satélite natural da Terra

A SpaceX, empresa de foguetes do empresário sul-africano Elon Musk, vendeu seu primeiro voo à Lua. A compradora foi a americana Astrobotic Technology, que agendou a alunissagem de um jipe e uma sonda até o fim de 2013. O contrato, anunciado no domingo (8), reserva um foguete Falcon 9, o mesmo contratado pela Nasa para levar suprimentos à estação espacial internacional e, futuramente, tripulantes.

O foguete da SpaceX precisará de poucos ajustes para alcançar a órbita lunar, conforme o anúncio confiante da empresa. “O Falcon 9 consegue alcançar a Lua, Marte e além. A carga útil até a Lua é cerca de três toneladas e até Marte, duas. Isso quer dizer que o nosso foguete poderia ter lançado os jipes Spirit e Opportunity em um único voo”, disse Musk, em um e-mail enviado ao site da rede americana Discovery. Os jipes da Nasa foram enviados em dois foguetes diferentes.

Competição – A Astrobotic Technology é uma das 21 equipes competindo por prêmios de até 32 milhões de dólares oferecidos pelo Google e a Space Florida, uma agência estatal americana. O prêmio principal, chamado Google Lunar X Prize, dá 20 milhões à primeira equipe que a levar à Lua um jipe, até 31 de dezembro de 2015, que deve percorrer meio quilômetro e transmitir imagens e vídeo em alta definição para a Terra. O valor cai para 15 milhões se uma agência estatal chegar lá primeiro. Ainda há uma série de outros prêmios para conquistas menores, como 4 milhões de dólares para quem achar água na Lua.

Os termos do contrato não foram divulgados pela SpaceX, mas o site da empresa informa que as taxas de lançamento do foguete Falcon 9 variam entre 49,9 e 56 milhões de dólares, dependendo da massa, carga útil e destino. A empresa oferece 10% de desconto para participantes da competição Google Lunar X Prize.