Cientistas divulgam imagem de peixe com pênis na cabeça

Espécie foi descoberta em julho. Cientista afirma que característica permite fertilizar os ovos sem perda de esperma

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h28 - Publicado em 29 ago 2012, 20h23

Cientistas divulgaram as primeiras imagens de uma espécie de peixe que tem um pênis na cabeça. A espécie, chamada Phallostethus cuulong, foi descoberta em julho por um zoólogo japonês. Tem cerca dois centímetros de comprimento e pele quase translúcida, e vive na região do delta do Rio Mekong, no Vietnã.

Confira o mapa

Rio Mekong, Vietnã, onde o Phallostethus cuulong foi encontrado.

Ela é uma das 22 espécies de uma família de peixes descoberta em 2009 no delta do Rio Mekong no Vietnã, chamada Phallostethidae ou Priapum (em homenagem ao deus grego da fertilidade).

Segundo o zoólogo japonês Koichi Shibukawa, o pênis na cabeça do peixe representa uma vantagem evolutiva, já que eles podem fertilizar os ovos das fêmeas internamente, sem desperdiçar muito esperma e assegurando que todos os ovos sejam fertilizados. Em outras famílias de peixes, geralmente as fêmeas depositam seus ovos no leito do rio ou do mar e esperam que o macho o fertilize, com a desvantagem de que os ovos podem ser devorados por outros predadores enquanto aguardam o esperma.

Shibukawa afirma que o pênis do peixe, cujo formato lembra o de uma garra, também serve para agarrar a fêmea e segurá-la enquanto o macho deposita esperma em sua boca – sim, o oviduto – o canal por onde passa os ovos – da fêmea fica na garganta.