Inflação oficial de 2008: 5,9%

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou 2008 com alta de 5,90%, segundo informou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicador é usado pelo governo para estabelecer e avaliar as metas de inflação.
Trata-se do maior valor registrado desde o ano de 2004, quando a aceleração de preços foi de 7,6%. Em 2007, a inflação medida pelo IPCA foi de 4,46%.
Apesar da alta em relação ao ano anterior, a inflação de 2008 ficou dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Banco Central. O centro da meta era de 4,5%, mas ficou dentro do teto de 6,5% estabelecido. O mercado esperava uma inflação de 6,01%, segundo a pesquisa Focus, realizada pelo BC.
O IPCA é calculado entre as famílias com renda mensal entre um e 40 salários. Para a medição, são analisados dados das nove maiores regiões metropolitanas do país.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)