Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Deputado tem mais de R$ 2,5 bi

Na semana passada, o ex-governador mineiro Newton Cardoso reagiu com fúria a uma reportagem de VEJA sobre seu processo de divórcio. A revista revelou que, na ação judicial, sua mulher, a deputada Maria Lúcia Cardoso (PMDB-MG), o acusa de violência doméstica. Mas essa não foi a parte que o incomodou. Newtão, como é conhecido, irritou-se porque a revista “escondeu” seu patrimônio. “Minha fortuna é muito maior que o que eles falaram”, declarou.

Em 2006, o ex-governador declarou à Justiça Eleitoral ter patrimônio de 12,7 milhões de reais. Cinco anos antes, um levantamento feito por VEJA em cartórios e juntas comerciais apurou um montante muito superior: 150 milhões de reais. No processo do divórcio, sua mulher diz que a fortuna do marido poderia alcançar 3 bilhões de reais. Contudo, Newtão confirmou ser dono de todos os bens que VEJA lhe atribuiu e relacionou outros mais.

De acordo com a reportagem, o ex-governador possuiria 25 carros. Ele disse que são 150. VEJA afirmou que o ex-governador é dono de 70 fazendas. Ele vangloriou-se de ter o dobro: “Não tenho só essa m… de 70 fazendas. São 145, sendo que em uma delas foram encontrados dois poços de petróleo”. Newtão declarou que é dono não apenas de um, mas de dois apartamentos nos Estados Unidos. Um fica em Nova York. O outro, em San Francisco. Na Europa, possui não apenas um apartamento e um hotel em Paris, mas também um refúgio em Roma. Na Bahia, tem uma praia e uma ilha. No Rio de Janeiro, outra ilha, a do Cavaco, em Angra dos Reis.

Leia a reportagem completa em VEJA desta semana (na íntegra exclusivo para assinantes)