História Atlético-GO

A história do Atlético-GO e da cidade de Goiânia se confunde. O clube foi fundado no dia 2 de abril de 1937, mesmo ano em que o munícipio, que havia sido fundado em 1933, se tornou a capital do Estado de Goiás. A agremiação, por sua vez, é considerada a primeira de Goiânia.
O Atlético-GO surgiu no bairro de Campinas, fundado por, entre outras pessoas, os irmãos Nicanor, Alberto Alves e Afonso Gordo, Edson Hermano, João de Brito Guimarães, João Batista Gonçalves, Ondomar Sarti e Benjamim Roriz. Através de uma votação entre todos os fundadores ficou decidido que o clube, que desde sempre teve o Dragão como mascote, utilizaria uniformes das cores vermelha e preta, inspirados no Flamengo, e um escudo que seguia os moldes do São Paulo.
Conta-se que estas duas homenagens foram influenciadas por Edison Hermano, um dos fundadores, que admirava as duas equipes do Sudeste. Hermano, aliás, se tornaria o primeiro goleiro da história do Dragão.
O primeiro presidente do Atlético-GO foi Antônio Accioly, que tinha fama de ser um apaixonado torcedor. Pelos serviços prestados ao clube, Accioly nomeia o estádio da equipe que, aliás, teve o terreno conseguido por ele quando dirigente. Atualmente, o Estádio Antônio Accioly é utilizado apenas para jogos regionais, já que o time costuma atuar no Estádio Serra Dourada.
Como pioneiro do futebol na capital goiana, o Atlético-GO foi um dos principais clubes difusores do futebol no Estado. Como prova de sua importância desde os primeiros anos de vida, o Dragão acabou se tornando, em 1944, o primeiro campeão goiano de futebol profissional, conquistando o primeiro de seus onze títulos estaduais até hoje.
Aquela competição reunia também o Goiânia (fundado em 1938) e os recém-criados Campinas, Goiás e Vila Nova (todos fundados em 1943). Os dois últimos viriam a se tornar os maiores rivais do Atlético-GO ao longo dos anos.