Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Crocodilos usam artimanha para enganar aves

Segundo pesquisadores, essa característica revela que os animais são mais inteligentes do que se pensava

Aves e primatas são famosos por fazerem uso de ferramentas. Agora, um novo animal acaba de entrar nesse grupo: o crocodilo. Um pesquisador da Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos, foi o primeiro a observar o crocodilo-persa e o jacaré-americano (ambos pertencentes à ordem dos crocodilianos) utilizando pequenos galhos para enganar pássaros. A pesquisa foi publicada no periódico Ethology, Ecology and Evolution, na última sexta-feira.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Crocodilians use tools for hunting

Onde foi divulgada: periódico Ethology, Ecology and Evolution

Quem fez: V. Dinets, J.C. Brueggen e J.D. Brueggen

Instituição: Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos, e outras

Resultado: Os pesquisadores observaram que os crocodilos utilizam ferramentas para atrair aves durante o período de construção de ninhos

O pesquisador Vladimir Dinets, da Universidade do Tennessee, notou esse comportamento pela primeira vez em 2007, quando viu alguns desses animais em águas rasas da Índia com gravetos posicionados sobre suas cabeças. O truque enganou pássaros que buscavam material para construir seus ninhos, fazendo-os pensar que os galhos estavam flutuando na água. Os crocodilos ficavam imóveis por longos períodos e, quando uma ave se aproximava, davam o bote.

Observações – Para descobrir se aquele era um comportamento constante entre esses animais, Dinets e sua equipe realizaram uma série de observações de répteis durante um ano, em quatro locais do estado de Luisiana, nos Estados Unidos. Os pesquisadores descobriram que a estratégia dos crocodilos ocorria com mais frequência entre março e maio, período em que as aves estão construindo seus ninhos.

Leia também:

Vinte ovos de raros crocodilos siameses eclodem no Laos

Cientistas descobrem espécie de crocodilo que viveu há 130 milhões de anos

“Este estudo muda a forma como os crocodilos são vistos historicamente”, afirma Dinets. “A descoberta é interessante não só por mostrar como nós subestimamos a inteligência de animais relativamente familiares, mas também por fornecer pistas sobre o comportamento do antepassado do crocodilo, o dinossauro.” Segundo o autor, a pesquisa pode indicar que o uso de ferramentas é comum entre os répteis.