Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

A força do Bode do Araripe

Time representa uma região importante do Brasil

És a força do sertão do Araripe!’, assim começa o hino do ‘Bode do Araripe’, ou melhor, do Araripina Futebol Clube, time da segunda divisão do Campeonato Pernambucano que está baseado na cidade de Araripina, distante cerca de 700 km da capital Recife. 

Ainda que muitos não conheçam o sertão do Araripe, bem como a relevância que o bode, um animal caprino, tem para a região, é provável, também, que a maioria dos brasileiros desconheça a ligação que muitos dos lares nacionais possuem com essa rica região, localizada na confluência dos estados do Ceará, Piauí e Pernambuco.

O sertão do Araripe é responsável por pelo menos 95% da produção total do país de sulfato de cálcio hidratado, ou melhor, do gesso, extraído da lavra de um material não metálico conhecido como gipsita, que possui reservas abundantes na região. Sua importância é tão grande para a região que a criação de um cluster, grupo de empresas que atuam no mesmo segmento e que se localizam perto umas das outras, gesseiro é uma importante prioridade para essa atividade econômica que emprega, direta ou indiretamente, mais de 70.000 pessoas.

Quanto ao ‘Bode do Araripe’, sua força para o futebol na região pode ser comprovada pelos 5.000 torcedores que chegou a levar em seu estádio, o ‘Chapadão do Araripe’, entre os anos de 2010 e 2012, quando participou da primeira divisão do Campeonato Pernambucano. 

Talvez pareça estranho que o principal prato gastronômico da região, além de batizar o time local, também esteja presente em seu escudo, adornado nas cores azul, amarela e branca, que representam respectivamente o céu, o ouro e o gesso, mas trata-se apenas de uma forma simples e apaixonada do sertanejo pernambucano homenagear seus símbolos, suas raízes e suas riquezas, afinal, o que abunda não falta e infeliz quem não gosta dos seus e da sua terra natal!

O bode branco no alto se destaca noescudo da equipe pernambucana, assimcomo a estrela alusiva à conquista dotítulo de campeão do interior doCampeonato Pernambucano de 2011