Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Como sobreviver a um ataque de tubarão

O surfista australiano Mick Fanning conseguiu escapar de um tubarão no fim de semana. Confira o que os especialistas recomendam para se proteger e fugir das mordidas do animal

O surfista australiano Mick Fanning escapou ileso de um ataque de tubarão durante a final da etapa de Jeffreys Bay do Circuito Mundial de surfe (WCT), no último domingo. As cenas do ataque, transmitidas ao vivo, mostram o atleta golpeando o tubarão e escapando instantes depois em um jet ski de resgate. Em uma entrevista após os momentos de terror, Fanning contou que deu chutes no animal, que continuava voltando, e tentou colocar sua prancha entre os dois.

De acordo com especialistas, o surfista teve a melhor atitude para escapar de um tubarão: foi agressivo e buscou colocar um anteparo entre ele o animal.

Leia também:

Cientistas criam traje que deixa surfista ‘invisível’ aos tubarões

Estudo mostra que tubarões têm personalidades distintas

Os ataques de tubarão são raros. Anualmente, não passam de 70, que resultam em cerca de dez mortes. Em 2014, três pessoas perderam a vida por mordidas de tubarão. É bem menos do que as mortes provocadas por leões ou elefantes, que matam cem pessoas por ano, ou cachorros, que fazem cerca de 40.000 vítimas.

Há, contudo, maneiras de se prevenir ou escapar desses eventuais ataques. Veja abaixo as dicas dos especialistas:

(Fontes: BBC, CNN, The Telegraph, Time, The Independent)