Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Prova de Química do vestibular da Unicamp não exigia matemática

Exame manteve a sua tradição, que é de uma prova interpretativa de situações práticas da vida

A prova de Química da primeira fase do vestibular 2017 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), aplicada neste domingo, foi bastante elogiada. Robson Groto, supervisor de Química do Anglo Vestibulares, afirma que o exame manteve a sua tradição, que é de uma prova interpretativa de situações práticas da vida. Ela diz, inclusive, que os vestibulandos sequer precisavam fazer contas para chegar às respostas corretas

Veja também

“Os alunos precisavam ter conhecimento técnico, conhecer conceitos para interpretar dados, mas não precisava usar matemática para chegar a uma alternativa”, diz. Ela dá como exemplo a questão 77 do caderno Q e Y, que trata da pressão dentro de uma garrafa de refrigerante. O enunciado diz que as garrafas, uma vez abertas, não apresentam as mesmas condições iniciais e pede para assinalar o gráfico que mostra corretamente a variação de pressão dentro da garrafa, em função do tempo. Para Groto, é uma questão contextualizada, próxima do dia a dia do aluno, e com um enunciado claro, que já indicava uma resposta (a B).

Interdisciplinaridade

Para Paulo Moraes, Diretor de Ensino do Anglo Vestibulares, a prova de primeira fase do vestibular foi de média para difícil, com questões, em geral, bem contextualizadas. “O ponto alto ficou com as perguntas interdisciplinares, que foram muito bem feitas”, diz. Moraes afirma que o exame estava bem distribuído e contava com vários estilos de perguntas, com imagens, tirinhas, gráficos e tabelas.

Primeira fase

No total, a Unicamp recebeu 73.487 inscrições para 3.330 vagas, distribuídas em 70 cursos de graduação. A prova de primeira fase foi composta por noventa questões de múltipla escolha: doze interdisciplinares, treze de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, treze de Matemática, nove de História, nove de Geografia, nove de Física, nove de Química, nove de Ciências Biológicas e sete de Inglês. O exame foi aplicado em 29 cidades e no Distrito Federal.

A lista dos aprovados na primeira fase e os locais de prova da segunda fase serão divulgados em 13 de dezembro. A segunda fase do vestibular acontece em janeiro, nos dias 15 (Redação, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa), 16 (Geografia, História e Matemática) e 17 (Ciências Biológicas, Química e Física). A primeira chamada será divulgada em 13 de fevereiro.