Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vídeo que mostra águia atacando criança é falso

Filme que teve quase três milhões de visualizações foi produzido por estudantes de efeitos especiais no Canadá

Um novo vídeo foi postado na tarde de ontem no Youtube. Ele mostrava uma águia dourada sobrevoando um parque em Montreal, no Canadá. De repente, a ave muda de direção e avança contra uma família que se divertia na grama. Com suas garras, segura uma das crianças e a carrega por alguns metros, antes de soltá-la em pleno ar. O vídeo repercutiu em sites de notícias e nas redes sociais – em menos de 24 horas, teve quase três milhões de visualizações. Preocupou pais e mães e revoltou biólogos ao redor do mundo. Mas ele era falso.

http:http://www.youtube.com/embed/CE0Q904gtMI

O vídeo foi produzido por Normand Archambault, Loïc Mireault e Félix Marquis-Poulin, alunos do Centre NAD, uma escola de animação sediada no Canadá. Ele foi desenvolvido como parte de um trabalho para uma aula sobre a produção de efeitos especiais, dentro do curso de animação 3D e design digital. Segundo um comunicado da escola, tanto a águia quanto a criança foram criadas em 3D e integradas ao filme em um momento posterior.

Antes mesmo de o Centre NAD desmentir a veracidade do vídeo, ele já estava sendo questionado por diversos ornitólogos, que afirmavam que as águias douradas não têm esse tipo de comportamento e não são normalmente encontradas em Montreal. O vídeo, inclusive, revoltou grupos de defesa das aves, pois poderia aumentar a perseguição, o envenenamento e a caça aos animais. “Queremos que todos saibam que esse vídeo é falso. Esse tipo de publicidade causa muitos danos aos pássaros, e esperamos que quem veja o vídeo informe às outras pessoas que ele não é real”, postou em sua página no Facebook o Black Swamp Bird Observatory, ONG americana que defende a conservação dos pássaros.

Outro vídeo produzido na mesma aula do Centre NAD já havia causado certa repercussão no ano passado – mas restrita ao Canadá. Ele mostrava um pinguim que havia fugido do zoológico e caminhava pelas ruas de Montreal.

http:http://www.youtube.com/embed/UnI36hw-jT0