Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Google: 100 bilhões de buscas por mês

Para companhia, futuro da busca está na web semântica

O Google anunciou nesta quarta-feira alguns números sobre sua plataforma de buscas e discursou, de forma filosófica, sobre o futuro das pesquisas na internet.

Leia também:

Google começa a entregar tablet Nexus 7

Google lança serviço que permite fazer buscas com o dedo

Google oferecerá planos de internet ultrarrápida e TV a cabo no final do ano

“Todos que perguntam sobre o futuro das buscas sabem que a resposta está no fundo de seus corações”, explicou a companhia, de forma subjetiva. Para a empresa, líder do setor, as pesquisas funcionarão como assistentes de navegação na web. Embora nem todas as informações estejam disponíveis on-line, afirma o Google, existe um esforço para oferecer o maior número de dados possível.

Em média, o Google rastreia diariamente 20 milhões de páginas e 30 trilhões de URLs. Por mês, cerca de 100 bilhões de buscas são realizadas em todo o mundo.

O futuro da busca está na contextualização de informações e não na pesquisa realizada em uma base de dados, explica a equipe por trás da plataforma. A empresa reconhece, contudo, que ainda faltam muitas implementações para que esse tipo de busca, baseada em web semântica, seja o pilar das pesquisas on-line.