Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Venezuela, quem diria, agora importa petróleo dos EUA

Primeiro embarque foi registrado pouco mais de um mês depois do fim da lei que, por 40 anos, proibiu a venda de óleo americano ao exterior

A Venezuela é o país com as maiores reservas de petróleo do mundo – mas acaba de comprar um carregamento dos Estados Unidos. Um navio com meio milhão de barris de petróleo que foi extraído nos EUA atracou em um terminal de propriedade da Venezuela na semana passada, segundo a empresa de pesquisa de dados sobre a indústria petroleira ClipperData, citada em reportagem da rede americana CNN. O terminal de destino fica na ilha caribenha de Curaçao.

Mais que Arábia Saudita, Irã ou Rússia, é a Venezuela o país que mais tem petróleo no planeta. Sua reservas são estimadas em 298 bilhões de barris, e as dos EUA, 19 bilhões.

Mesmo com reservas tão elevadas, as importações venezuelanas não são raras. O óleo que existe no país é considerado muito pesado, de difícil refino, o que exige sua mistura com outros tipos de óleo cru, mais leves. Recentemente, foram registradas importações de países como Rússia, Angola e Nigéria.

O que não é corriqueiro é que a Venezuela importe petróleo dos americanos. Além das rusgas nas relações entre os dois países, exportar petróleo foi simplesmente proibido EUA durante quatro décadas. A lei que proibia as vendas de óleo ao exterior foi derrubada em dezembro, e os primeiros embarques ocorreram no mês passado.

Leia mais:

EUA exportam petróleo pela primeira vez em 40 anos

(Da redação)