Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Nasa divulga vídeo remasterizado da chegada à Lua

O filme faz parte da comemoração dos 45 anos da missão Apollo 11, trazendo imagens melhores e a comunicação real entre o controle, em Houston, e os astronautas

Em comemoração aos 45 anos da chegada do homem à Lua, em 20 de julho de 1969, a Nasa divulgou uma versão restaurada da transmissão da chegada da missão Apollo 11 ao satélite.

De acordo com a agência americana, os primeiros minutos do vídeo têm imagem melhor, pois vieram de transmissões da Austrália e Nova Zelândia, que obtiveram melhor qualidade. Além disso, o áudio possui comentários do setor de relações públicas da Nasa e a comunicação real entre o controle da missão, em Houston, e os astronautas. A gravação mostra quase duas horas e meia de operações em solo lunar, incluindo a fixação da bandeira norte-americana. Nesse período, sem se afastar por mais de 100 metros da nave, eles coletaram cerca de 20 quilos de amostras e realizaram quatro experimentos científicos.

Leia também:

Robô Curiosity detecta luz estranha em Marte, mas Nasa descarta sinal de vida

Nasa apresenta novo modelo de roupa espacial para viagem a Marte

Na última quarta-feira, a agência divulgou um vídeo com os astronautas Steve Swanson e Reid Weissman, a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), falando sobre o legado deixado pela missão. “Quando a Apollo 11 pousou na Lua, há 45 anos, esta estação espacial em que estamos vivendo era ficção científica. Mas hoje ela é realidade graças ao legado dos astronautas da Apollo e de todas as nações que seguiram o caminho para o espaço desde então”, afirma o comandante Swanson.

Também no dia 16 de julho, aniversário do lançamento da missão, a Nasa reencenou o acontecimento pelo twitter.