Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Cinco assuntos para começar seu dia

VEJA traz os principais temas para você começar esta terça-feira bem-informado

Por Da Redação Atualizado em 17 mar 2020, 08h00 - Publicado em 17 mar 2020, 07h42
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Bolsa de valores - Paulo Guedes - Coronavírus
    Bolsa em queda, medidas de Paulo Guedes e o avanço dos casos de coronavírus no Brasil, os principais assuntos para começar seu dia (Victor Moriyama / Antonio Cruz/Agência Brasil / Cris Faga/NurPhoto/Getty Images)

    Bolsa em queda livre, intervenção do Ministério da Economia, reforma tributária e efeitos da pandemia de coronavírus no Brasil e no mundo e nas áreas de entretenimento e esporte. Esses são os cinco principais assuntos para você começar seu dia bem-informado.

    Publicidade

    ECONOMIA

    Publicidade

    Em novo dia de pânico e circuit breaker, a Bolsa de Valores de São Paulo fechou em forte queda de 13,7% nesta segunda-feira puxada pelas ações de empresas voltadas ao turismo, que estão sendo afetadas pela pandemia de coronavírus. Para tentar frear os efeitos econômicos causados pela doença, o Ministério da Economia anunciou um conjunto de medidas avaliado em 147 bilhões de reais. A expectativa é de que a bolsa reaja nesta terça.

    POLÍTICA

    Publicidade

    Para não paralisar o trabalho no Legislativo diante do avanço do vírus, o Congresso estuda que votações sejam feitas à distância. Isso influenciaria diretamente nas votações das reformas administrativas e tributária que devem ser enviadas por Paulo Guedes em breve. A expectativa, inclusive, era de que o ministro fosse ao Congresso para tratar das propostas, mas, na agenda do Congresso, a reunião na Comissão Mista Especial da reforma tributária marcada para hoje foi cancelada.

    Continua após a publicidade

    BRASIL

    Publicidade

    Segundo dados oficiais do Ministério da Saúde, o país tem 234 casos do novo coronavírus. A tendência é que o número chegue a 300 nesta terça, já que são muitos os casos confirmados pelas secretarias estaduais de saúde que ainda não entraram no balanço do órgão federal. Um homem internado no Rio de Janeiro e uma mulher em Brasília são os casos mais graves. O governo, no entanto, reluta em decretar estado de emergência.

    O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), por sua vez, anunciou várias medidas que entram em vigor hoje, quando a capital paulista entra em situação de emergência. Todos os museus, bibliotecas, teatros e centros culturais do estado serão fechados. O governador João Doria (PSDB) recomendou que teatros, cinemas e casas de shows privados também cerrem as portas por 30 dias.

    Publicidade

    No Rio de Janeiro, o governador Wilson Witzel (PSC) afirmou durante entrevista no Palácio Guanabara na segunda-feira que vai decretar situação de emergência no estado. Com isso, shoppings devem reduzir seu funcionamento, e academias e restaurantes devem ser fechados. As férias escolares serão antecipadas. O decreto começa a valer nesta terça.

    Continua após a publicidade

    Detentos de cadeias de São Paulo se rebelaram na segunda-feira contra medidas de restrição impostas pelo governo paulista – como suspender as saídas temporárias – para evitar a propagação da Covid-19 no sistema carcerário. Pelo menos quatro penitenciárias (em Mongaguá, Tremembé, Porto Feliz e Mirandópolis) tiveram motins. No presídio de Mongaguá, houve fuga de centenas de presos e oito agentes foram feitos reféns.

    Publicidade

    MUNDO

    De acordo com os últimos dados apurados por agências de notícias, mais de 183 mil pessoas ao redor do mundo estão infectadas pelo novo coronavírus e 7.715 morreram. São ao menos 162 países ou territórios que registraram casos de Covid-19. A Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou ainda que há registro de morte de crianças. Além disso, os casos em todo o mundo ultrapassaram infecções na China e países da América Latina anunciaram restrições em suas fronteiras. Na França, o governo anunciou o confinamento de toda a população e Trump admitiu que há possibilidade de recessão nos EUA.

    SOB QUARENTENA

    Já no mundo das artes e dos esportes, a segunda-feira foi de novas decisões importantes. A Rede Globo decidiu por reformular sua grade e substituir novelas que terão as gravações paralisadas. A emissora ainda quebrou um protocolo e avisou os participantes do ‘BBB20‘ sobre a nova doença. Pelo mundo, servições de streaming e emissoras de TV suspenderam gravações de séries, que serão atrasadas. O ator inglês Idris Elba foi diagnosticado com a doença e o também ator Tom Hanks, que também está com coronavírus, deixou o hospital na Austrália.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.