Clique e assine com até 92% de desconto

Brasil tem 234 casos confirmados de coronavírus

De acordo com o Ministério da Saúde, outros 2.064 casos estão em investigação; SP tem 70% dos casos confirmados

Por Da redação Atualizado em 17 mar 2020, 10h32 - Publicado em 16 mar 2020, 16h18

O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira 16 que cresceu de 200 para 234 o número de casos confirmados do novo coronavírus no país. De acordo com levantamento diário da pasta, 7% dos pacientes estão hospitalizados e 2.064 pessoas são monitoradas por suspeitas de estarem infectadas. Com a confirmação do primeiro caso no Amazonas, o vírus já está em quinze estados e em todas as regiões brasileiras.

A maioria dos casos confirmados no Brasil ainda é importada (54%). Cinco estados – Bahia, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo – têm casos de transmissão local (quando é possível rastrear quem foi o transmissor da infecção) e duas cidades – Rio de Janeiro e São Paulo – têm transmissão comunitária (quando já não é possível identificar a trajetória da infecção). A idade média dos infectados é de 40 anos e homens e mulheres são afetados na mesma proporção.

  • Em São Paulo, são 152 registros; no Rio de Janeiro, 31 no Paraná, seis; no Rio Grande do Sul, seis; no Distrito Federal, 13; em Santa Catarina, sete; Goiás, três; Pernambuco, dois; na Bahia, dois; em Minas Gerais, cinco; no Rio Grande do Norte, um; em Alagoas, um; no Espírito Santo, um; no Mato Grosso do Sul, dois; no Amazonas, um; e em Sergipe.

    Prevenção

    Na busca desesperada por uma prevenção mágica contra o coronavírus, surgem nas redes sociais boatos sobre alimentos e receitas “mágicas” que poderiam prevenir a infecção. A revista Saúde alerta que não existe alimento ou nutriente milagroso que evite ou trate a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Por outro lado, uma dieta balanceada como um todo ajuda o organismo a se manter preparado contra invasores. A publicação traz uma lista de alimentos que favorecem as células de defesa e podem dar uma força especial neste momento.

    Continua após a publicidade
    Publicidade