Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Telefone celular completa 40 anos de vida

Primeiro aparelho, da Motorola, pesava mais de um quilo. Sua bateria só tinha autonomia para 20 minutos de funcionamento

O telefone celular completa nesta quarta-feira quatro décadas. A primeira ligação a partir de um aparelho de comunicação por ondas eletromagnéticas foi realizada pelo engenheiro Martin Cooper, no dia 3 de abril de 1973, em Nova York. Na ocasião, Cooper ligou para seu principal rival, o também engenheiro Joel Engel, líder da equipe de pesquisas da empresa Bell Labs.

O aparelho usado por Cooper no teste foi um protótipo do que viria a ser o Motorola DynaTAC. Hoje, o aparelho custaria o equivalente a 8.000 dólares – uma fortuna, comparado ao preço do iPhone 5, da Apple, encontrado no mercado americano por pouco mais de 600 dólares.

Os telefones antigos eram pouco discretos ou ergonômicos. O modelo da Motorola pesava mais de um quilo e sua bateria não durava mais do que 20 minutos. No Brasil, os primeiros celulares chegaram ao país na década de 1980. Os dispositivos só ganharam popularidade dez anos depois.