Clique e assine a partir de 9,90/mês

Beber leite ajuda a reduzir mau hálito de alho

Por Da Redação - 31 ago 2010, 12h56

A gordura presente no leite, principalmente o de tipo integral, consegue suprimir as propriedades sulforosas do alimento e controla o problema

O alho tem uma série de benefícios à saúde, podendo ser usado como antibiótico, anti-inflamatório e até mesmo protetor cardiovascular. Mas seu consumo é comumente rejeitado em função do mau hálito que o tempero costuma deixar. Agora, alguns testes realizados pela Universidade de Ohio (EUA), resolvem esse problema. A pesquisa conclui que beber 200 ml de leite pode reduzir esse resquício do alho em até 50%. “Os melhores resultados são obtidos quando o leite é ingerido durante as refeições”, comenta Sheryl Barringer, responsável pelo estudo.

De acordo com os pesquisadores, o mau hálito é causado pelo composto químico sulfeto de metilo alilo, que não é quebrado durante a digestão do alho. Assim, ele acaba sendo liberado do corpo pela boca e pelo suor. A gordura presente no leite, no entanto, principalmente o de tipo integral, consegue suprimir as propriedades sulforosas do alimento, reduzindo esses “efeitos colaterais”.

Outros alimentos também podem ajudar a reduzir o mau hálito, como a ameixa, o manjericão, a berinjela e algumas variedades de cogumelos, segundo Sheryl. Ele ainda faz questão de enfatizar as propriedades do alho: “Ele tem sido usado pela medicina há milhares de anos. É uma excelente fonte de magnésio, vitamina B6 e C e de selênio. Ele ajuda a diminuir a pressão sanguínea e o colesterol e reduz os riscos de câncer”.

Publicidade