Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Muamba permanece em estado crítico após sofrer parada cardíaca

O congolês naturalizado britânico Fabrice Muamba, jogador do Bolton que no sábado sofreu uma parada cardíaca em campo durante a partida entre sua equipe e o Tottenham, continua em “estado crítico”, segundo um comunicado conjunto divulgado neste domingo pelo clube e o Hospital London Chest.

“Fabrice permanece na unidade de terapia intensiva e continuará por pelo menos 24 horas. Os cardiologistas acompanham a evolução do jogador”, diz o comunicado.

O volante do Bolton, de 23 anos, nascido em Kinshasa, caiu no gramado sem ter nenhum jogador ao seu lado, no fim do primeiro tempo da partida das quartas de final da Copa da Inglaterra, disputada no estádio do Tottenham, White Hart Lane.

Depois das primeiras informações de que o jogador estaria em condição estável e respirando sem a ajuda de aparelhos, o Bolton divulgou um comunicado informando que o atleta se encontrava em “estado crítico”.

O congolês naturalizado, que já foi convocado para a seleção inglesa sub-21, foi retirado do gramado depois de uma tentativa de reanimação ainda no estádio.

Na noite deste domingo, o Bolton e o Hospital divulgaram um novo comunicado para explicar que o quadro não tinha mudado durante o dia.

“Fabrice Muamba continua em estado crítico, recebendo cuidados intensivos no Centro de tratamento de emergências cardíacas do London Chest Hospital. Não haverá mais informações nesta noite (de domingo)”, explica o comunicado.

O técnico do Bolton, Owen Coyle, deu mais uma mensagem de apoio a Muamba neste domingo. “Todo mundo reza por Fabrice, é muito importante e tem sido uma fonte de energia para sua família. Sabemos que é um momento muito difícil para todos”, declarou o treinador.

Os jogadores do Real Madrid entraram em campo neste domingo para enfrentar o Málaga, no estádio Santiago Bernabeu, usando camisas com mensagens de apoio ao jogador, com a menção “Melhore logo, Muamba”.

Já o atacante uruguaio Luis Suárez, que abriu o placar na vitória por 2 a 1 do Liverpool sobre o Stoke em outra partida válida pela quartas de final da Copa Inglesa, dedicou seu gol ao volante do Bolton.

“Quero dedicar a Muamba o meu gol e a classificação para as semifinais. Continue lutando, amigo”, declarou o uruguaio na sua conta da rede social Twitter.

No sábado, muitos jogadores enviaram mensagens pelo ‘twitter’, inclusive o ex-atacante brasileiro Ronaldo, que escreveu “todo o mundo do futebol está contigo, Muamba”.