Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

“MacGyver” é, oficialmente, um verbo no dicionário Oxford

De acordo com o prestigiado dicionário inglês o termo significa "fazer ou reparar um objeto de modo improvisado ou criativo"

O tradicional dicionário inglês Oxford anunciou nesta quinta-feira (27) a inclusão da palavra “macgyver”, nome do personagem principal de uma série americana de televisão dos anos 1980, em suas definições. O termo agora é, oficialmente, um verbo, que indica “fazer ou reparar (um objeto) de um modo improvisado ou inventivo, usando quaisquer coisas que estiverem à mão”.

No Brasil, os episódios da série exibida a partir de 1986 com o nome de Profissão: Perigo mostravam as aventuras do agente secreto Angus MacGyver (interpretado pelo ator Richard Dean Anderson) que escapava de situações perigosas usando seu talento para improvisar engenhocas e derrotar os inimigos. Ele fazia bombas com chicletes, desviava raios laser usando lentes de binóculo e cozinhava ovos no radiador, além de outras produções criativas.

Leia também:

‘Tuitar’ e ‘blogar’ agora são verbos do Aurélio

Dicionário Oxford reconhece nova acepção do termo ‘tweet’

Em português, o novo termo seria equivalente a dizer que alguém fez uma gambiarra para solucionar um problema. A nova palavra dicionarizada pelo Oxford é comum no uso coloquial em língua inglesa. Em 2012, a marinha americana patrocinou a criação de um robô apelidado de MacGyver Bot, capaz de criar ferramentas para resolver problemas ou escapar de ameaças.

Palavras “pop” – Em um post no blog, a instituição explica que o termo faz parte de um grupo de seis novos incluídos no dicionário e originados da cultura pop, “um território fértil para novas palavras, vindas desde programas de televisão, filmes dos anos 1980 a Shakespeare”. Outra palavra incluída pelo Oxford nesta quinta-feira é hoverboard, nome dado ao skate flutuante como o usado pelo personagem de Marty McFly no filme De Volta para o Futuro II, em uma das cenas mais famosas do longa.

No ano passado, o dicionário também incluiu palavas como “twerker”, o rebolado popularizado pela dança da cantora Myles Cyrus, e elegeu “vape” termo que, em inglês, significa o ato de fumar um cigarro eletrônico, como a palavra do ano de 2014.

(Da redação)