Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Dez maneiras de diminuir a barriga

Exercícios e alimentação saudável ajudam a eliminar a maior preocupação estética do verão: a gordura acumulada no abdômen

Por Da Redação 4 dez 2013, 08h37

Uma barriga saliente causa problemas bem maiores do que o desconforto estético: ela está associada a um risco elevado de diabetes, aumento da pressão arterial e altos índices de triglicérides, gorduras que formam placas que obstruem as artérias.

A boa notícia é que é possível incinerar os pneuzinhos com uma fórmula praticamente infalível: dieta e atividade física. “Assim que começamos a praticar exercícios, a gordura visceral é a primeira a diminuir”, explica o endocrinologista João Eduardo Salles, vice-presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso). Isso acontece porque a gordura da barriga tem uma alta taxa de glicólise – isto é, de quebra de gordura, essencial no processo de emagrecimento -, muito maior do que aquela armazenada no braço ou no quadril, por exemplo.

Leia também:

Oito motivos que impedem você de emagrecer

Onze maneiras de controlar a vontade de comer doces

Para fazer com que os benefícios conquistados pela rotina saudável se prolonguem, é preciso manter a regularidade. “O ideal é que esses hábitos não sejam parte apenas de um ‘projeto verão’, mas de um projeto de verão a verão, ou seja, o ano todo”, orienta Salles.

*Fonte: João Eduardo Salles, vice-presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) e Rodrigo da Silva, educador físico da academia Smart Fit

Continua após a publicidade
Publicidade