Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

DEM presidirá comissão da reforma política

Rodrigo Maia (RJ) comandará os trabalhos e Marcelo Castro (PI) será o relator. Decisão partiu do presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ)

A Câmara dos Deputados vai instalar nesta terça-feira a comissão criada para elaborar uma proposta de reforma política. Por escolha do presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o PT ficou de fora do comando dos trabalhos. O colegiado terá Rodrigo Maia (DEM-RJ) como presidente e Marcelo Castro (PMDB-PI) como relator.

A nomeação de Rodrigo Maia era um pedido feito pelos Democratas a Cunha e fez parte do acordo para que a sigla apoiasse o peemedebista na eleição para a presidência da Casa. “Isso é um sinal positivo para a oposição e mostra que o modelo institucional e a reforma política da Casa não podem ter só a visão da bancada do governo”, comemorou o líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho (PE).

Leia também:

Renan e Cunha acertam pauta de votações comum

Líder do PSDB bate boca com petista sobre pedido de impeachment de Dilma

A composição do grupo, que deve se dedicar apenas à análise de propostas que exijam mudanças na Constituição, pode criar novas dificuldades ao PT. O partido se opôs à criação do colegiado porque não concorda com a proposta usada para criar a comissão. O texto fala em financiamento misto de campanha, fim do voto obrigatório e fim da reeleição.