Clique e assine a partir de 9,90/mês
Publicidade

Notícias sobre Ensino

An empty classroom is seen at the University of Campinas (UniCamp) after the classes were suspended due to the coronavirus outbreak in Campinas
Brasil

Datafolha: 76% dos brasileiros querem que escolas continuem fechadas

Por Da Redação - Atualizado em 27 Jun 2020, 11h48 - Publicado em 27 Jun 2020, 10h52
Nenhum estado autorizou o retorno das aulas presenciais; Goiás e Distrito Federal estudam reabrir em agosto e em São Paulo a previsão é para setembro
IMG_6716.jpg
Educação

Como será a volta às aulas após a temporada compulsória de ensino on-line

Por Sofia Cerqueira, Carolina Barbosa e Jana Sampaio - Atualizado em 26 Jun 2020, 14h56 - Publicado em 26 Jun 2020, 06h00
Intensifica-se o debate sobre as aulas virtuais. Poucos gostaram da experiência, mas ela é inescapável — e isso pode ser bom
O que as evidências nos ensinam sobre os impactos decorrentes da suspensão prolongada das aulas em razão da pandemia de covid-19.
O livro "A falácia socioconstrutivista” é um convite à reflexão e à reconsideração dos pressupostos que orientam o discurso e a prática pedagógica.
Entre o velho e o novo Fundeb, teremos o Fundeb possível, que reflete o desequilíbrio das forças que atuam sobre os membros do Congresso Nacional
Pouco interessa quem será o novo ministro da Educação, se e quando haverá troca. Mais importante é definir os rumos dessa área tão estratégica para o país.
49419548831_ec05bceb6a_o
Educação

Vouchers para a educação: entenda os prós e contras

Por Maria Clara Vieira - Atualizado em 24 Jan 2020, 18h14 - Publicado em 24 Jan 2020, 16h40
Em Davos, o ministro Paulo Guedes prometeu um "programa gigantesco" de distribuição do benefício
Se o fim do Enem é selecionar os melhores, ele precisa mudar, para que os melhores possam ser bons em tudo e excelentes em alguma coisa.
Em 2020, teremos eleições municipais, e a esperança se concentrará nos candidatos a prefeito que efetivamente se dispuserem a transformar a educação.
Currículos simples e com foco, implementados por professores instrumentalizados de forma adequada: caminhos com pouca chance de erro para a nossa educação.
O grande salto da educação em Portugal se deu na gestão de Nuno Crato, com a simplificação do currículo e foco no ensino das disciplinas básicas.
Escola Estadual Sérgio da Silva Nobreza
Educação

Patinamos no Pisa, mas há novidades por aqui

Por Olavo Nogueira Filho - 19 Dec 2019, 17h11
Ainda que recentes, crescem as iniciativas do poder público brasileiro que apontam para um cenário melhor na educação
O que podemos aprender com o sucesso dos países da OCDE no PISA? Há duas grandes lições: onde queremos chegar e o que fazer para chegar lá?
Para melhorar a educação no Brasil, precisamos parar de falar em “mais” e começar a falar em "melhor". Inclusive melhor uso do tempo em sala de aula.
Menos de 50% dos alunos das nossas escolas públicas adquirem os conteúdos do ensino fundamental. E nossas elites educacionais também não estão nada bem.
Todos os países da OCDE – apesar do grande número de alunos matriculados em cursos médios técnicos – apresentam desempenho bem superior ao do Brasil.  
A diferença de notas entre as regiões é relativamente alta no PISA: Norte e Nordeste encontram-se cerca de 40 pontos abaixo da média dos outros estados.
Como o Brasil se sai na comparação com os países-membros da OCDE e também com os países não-membros? E os resultados das escolas privadas?
Os dados mostram que os 10% melhores alunos do Brasil no PISA têm um desempenho equivalente ao de um aluno médio dos países da OCDE.
Publicidade