Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Médicos realizam reconstrução facial de paciente com impressora 3D

Cirurgia pioneira restaurou simetria do rosto de homem de 29 anos que sofreu acidente de moto em 2012 na Grã-Bretanha

O uso de uma técnica pioneira ajudou a reconstruir o rosto de um homem de 29 anos que sofreu um acidente de moto no País de Gales, na Grã-Bretanha. A reconstrução facial foi feita com a ajuda de uma impressora 3D, que produziu os implantes e placas usados na cirurgia. A técnica permite que o procedimento seja feito de forma mais precisa.

No acidente, que aconteceu em setembro de 2012, Stephen Poder fraturou ossos da face, mandíbula superior, nariz e crânio. Ele passou quatro meses no hospital e, depois, passou a usar chapéu e óculos de sol constantemente para esconder seu rosto.

Leia também:

Americano recebe transplante de face mais completo da história

Dispositivo criado em impressora 3D salva vida de bebê​

Neste mês, um ano e meio depois do acidente, o paciente passou por uma nova operação. Para restaurar a simetria de seu rosto, cirurgiões do Hospital Morriston em Swansea, no País de Gales, fizeram uma radiografia da face de Poder para conseguirem produzir, com a ajuda da impressora 3D, os implantes necessários para reconstruí-la. A operação durou oito horas.

“Os resultados são muito melhores do que qualquer coisa que fizemos antes. É incomparável. Isso nos permite ser muito mais precisos”, diz Adrian Sugar, cirurgião responsável pela reconstrução fácil de Poder. Os resultados da cirurgia foram divulgados nesta quarta-feira.

(Com AFP)