O que esperar dos prefeitos que assumiram o mandato neste 1º de janeiro na área de Educação? Que perguntas devem ser feitas a eles?
Programa Alfa e Beto na TV é resposta ao desafio de colocar no ar, em plena pandemia, 95 episódios de Língua Portuguesa (Alfabetização) e 95 de Matemática.
Dados o elevado custo de manter duas redes de ensino na mesma cidade e a ineficiência que isso gera, parece sensato avançar na direção da municipalização.
A desigualdade na educação brasileira existe e é forte. Mas ela não explica a mediocridade que caracteriza o sistema público de ensino.
No 3º post da série sobre a Prova Brasil, chamo atenção para três dos melhores municípios do Brasil em educação: Coruripe (AL), Sobral (CE) e Teresina (PI)
Ficarão de fora da proibição de reajuste de salário as categorias de servidores civis e militares envolvidos diretamente no combate à pandemia
Programa estabelece repasse de até R$ 60 bilhões para que governadores e prefeitos tomem medidas para a contenção da Covid-19
Manifestações do Ministério Público, decisões da Justiça e descumprimento de regras por cidadãos forçam mandatários a voltarem atrás no afrouxamento
Se assinar decreto para liberar o funcionamento das empresas, governadores e prefeitos desobedecerão; medida ainda seria anulada pelo Congresso e pelo STF
Em 2020, teremos eleições municipais, e a esperança se concentrará nos candidatos a prefeito que efetivamente se dispuserem a transformar a educação.
Currículos simples e com foco, implementados por professores instrumentalizados de forma adequada: caminhos com pouca chance de erro para a nossa educação.
Em artigo, analiso implicações e contribuições da PEC do Pacto Federativo para avançar a discussão sobre o papel da educação na sociedade e na economia.
Devemos gastar de maneira adequada e prudente em educação, sem esperar que aumento de gastos se revertam automaticamente em melhor desempenho.
Além do critério populacional, a baixa arrecadação também será levada em conta para a fusão com município vizinho maior
Municípios que "perderam" recursos com o Fundeb tiveram uma piora de desempenho? E os que "ganharam" mais recursos tiveram uma melhora de desempenho?
O custo de vida é diferente em diferentes municípios, e é pouco produtiva a ideia de estabelecer um custo-padrão para a educação.
As evidências mostram que só recursos não garantem o desempenho. Isso vale tanto para os municípios que gastam muito quanto para os que gastam pouco.
O senso comum pode sugerir que municípios maiores têm mais recursos humanos e financeiros, e, consequentemente, podem oferecer educação de melhor qualidade.
Ministro quer compensar perda com destaque aprovado no Senado por meio do projeto que refaz a divisão de recurso arrecadado entre União, estado e município
Neste 3º post da série sobre o Relatório 'Para Desatar os Nós da Educação', apresentamos dados sobre os gastos feitos três níveis de governo