Serviço ruim nas prefeituras deixa eleitor frustrado e com raiva
Pesquisa em dez capitais, mostra melhor avaliação em Curitiba. As piores: Belém (46,9%), São Paulo (46,6%), Rio de Janeiro (40,5%) e Fortaleza (36,1%)
Aviso aos candidatos às eleições municipais do ano que vem: os eleitores estão cada vez mais críticos na avaliação dos serviços prestados pelas prefeituras.
Estão muito mais do que insatisfeitos. Revelam sentimentos de frustração, preocupação, raiva e insegurança da ampla maioria (67%) ao lembrar da última vez em que recorreu aos serviços da prefeitura da cidade onde moram.
É o que demonstra pesquisa com 3.024 eleitores entrevistados em dez capitais pelo Instituto Ideia/Agenda Pública, entre 28 de setembro e 1º de outubro.
As cidades pesquisadas foram São Paulo, Rio, Belém, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Salvador, Recife Belo Horizonte e Curitiba.
A melhor avaliação na prestação de serviços públicos foi da prefeitura da capital paranaense. As piores foram: Belém (46,9%), São Paulo (46,6%), Rio de Janeiro (40,5%) e Fortaleza (36,1%).
Qs qualificações negativas mais frequentes variaram entre “ruim”, “péssimo”, “vergonhoso” e “decepcionante”.
Na percepção dos eleitores, os principais problemas nas capitais são violência ou insegurança pública (36%), saúde (13%) e má administração (12%).
Para os prefeitos que pretendem se reeleger, o quadro traçado pelo eleitorado nessa pesquisa oferece a oportunidade de busca de absolvição, antes das eleições, com ajustes nos serviços, principalmente na Saúde.
Para quem deseja se candidatar, a pesquisa embute uma advertência: o eleitorado está enfastiado.
A sensação predominante com os serviços públicos, quando necessário, é de frustração (45%), preocupação (34%), raiva (30%) e insegurança (30%), combinada com ansiedade (26%) e nervosismo (24%).