Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Revelados os últimos 54 minutos de conversa no avião desaparecido

Especialistas consultados pelo jornal britânico 'The Telegraph' apontam aspectos intrigantes do histórico de mensagens

Os últimos 54 minutos de conversas entre os pilotos do avião desaparecido da companhia Malaysia Airlines e os controladores de voo no solo foram revelados nesta sexta-feira pelo jornal britânico The Telegraph. As transcrições registram a última mensagem, “tudo bem, boa noite”, dita pelo copiloto Fariq Abdul Hamid em resposta à informação de que a comunicação passaria dos controladores de Kuala Lumpur, capital da Malásia, para os funcionários da cidade vietnamita de Ho Chi Minh. Analistas avaliaram que a sequência das comunicações indica um voo “perfeitamente rotineiro”, a não ser por duas passagens que deixaram os especialistas intrigados.

Leia também:

MH370: FBI ajudará a recuperar dados de simulador de voo

Avião desaparecido pode ter voado baixo para driblar radares

Tailândia detectou avião não identificado após desaparecimento do voo MH370

A primeira comunicação que causou estranhamento partiu do cockpit à 1h07 da manhã, informando que o avião voava a uma altitude de 35.000 pés. Para os especialistas, essa mensagem era desnecessária, uma vez que o dado já havia sido informado seis minutos antes. Essa mensagem foi captada em um momento crucial do histórico do voo MH370. Foi exatamente à 1h07 que o equipamento conhecido como Acars transmitiu os últimos dados sobre a aeronave antes de ficar desativado. O transponder foi desligado à 1h21, mas investigadores acreditam que o Acars foi desativado antes do ‘boa noite’ de Hamid, registrado à 1h19. (Continue lendo o texto)

Outro aspecto suspeito, na opinião dos especialistas consultados pelo jornal britânico, está relacionado ao momento em que o avião perdeu contato com os radares. A última mensagem de ‘boa noite’ foi enviada justamente quando o controle de tráfego passou da Malásia para o Vietnã. “Se eu fosse roubar uma aeronave, esse seria o ponto em que eu o faria”, disse Stephen Buzdygan, um ex-funcionário da British Airways que já pilotou modelos Boeing-777. “Pode existir um curto espaço sem monitoramento entre os controladores de voo. Este era o único momento durante todo o voo quando eles não poderiam ser vistos por quem estivesse no solo”, explicou.

Leia mais:

​Saiba como o avião da Malaysia Airlines pode ser localizado

‘Não é possível um piloto desligar todos os sistemas de comunicação’, diz especialista

Os novos detalhes em torno das comunicações alimentam as teorias de que a aeronave pode ter sido alvo de um sequestro ou sabotagem enquanto estava no ar. Para os especialistas, a transcrição das mensagens indica que, se os pilotos estavam envolvidos em um plano criminoso, eles souberam esconder bem suas reais intenções. (Continue lendo o texto)

Mapa divulgado pelo governo australiano indica a região onde os possíveis destroços do voo MH370 foram avistados por satélite Mapa divulgado pelo governo australiano indica a região onde os possíveis destroços do voo MH370 foram avistados por satélite

Mapa divulgado pelo governo australiano indica a região onde os possíveis destroços do voo MH370 foram avistados por satélite (/)

Buscas – O segundo dia de buscas na região em que satélites australianos flagraram possíveis destroços do avião flutuando no oceano foi concluído nesta sexta-feira sem avanços, mesmo com o deslocamento de navios e aviões de diversos países para a região. As autoridades australianas especulam que os objetos fotografados podem ter afundado. Especialistas, no entanto, advertem que as peças podem não ter nenhuma ligação com a aeronave desaparecida. De qualquer forma, a operação será retomada neste sábado com navios extras.