Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Irã diz ter copiado drone americano capturado em 2011

País afirma que teste de voo com avião não tripulado será feito em breve

Autoridades iranianas afirmam que o país desenvolveu um drone com a mesma tecnologia de uma aeronave dos Estados Unidos capturada em dezembro de 2011. Em imagens transmitidas pela televisão estatal do Irã, engenheiros apresentaram o avião não tripulado iraniano ao lado do drone americano e anunciaram que farão um teste de voo em breve.

O aiatolá Ali Khamenei participou da cerimônia de apresentação e disse que a aeronave “é muito importante para as missões de reconhecimento”. A TV estatal iraniana também transmitiu imagens que, segundo os comentaristas locais, teriam sido obtidas por um drone iraniano que sobrevoou um porta-aviões americano ancorado no Golfo.

O US RQ-170 Sentinel foi apreendido por Teerã durante o que seria uma missão de espionagem das usinas nucleares iranianas. À época em que o avião foi capturado, a Casa Branca atribuiu o incidente a uma falha técnica, enquanto o Irã declarou ter derrubado a aeronave ao desestabilizar o seu sistema de localização. Militares e congressistas americanos tentaram minimizar a captura do drone, alegando que os técnicos do Irã não tinham tecnologia suficiente para copiar o modelo. O presidente Barack Obama pediu que o drone fosse devolvido.

Negociações – Nesta terça-feira terá início uma nova rodada de negociações sobre um acordo diplomático amplo a respeito do programa nuclear iraniano. Um acordo provisório firmado em novembro permite ao país continuar com o processo de enriquecimento de urânio em troca de determinadas garantias de que não saltará daí para a produção de armas nucleares.

Leia mais:

Apresentação de drone da Marinha Portuguesa vira piada na internet

(Com agência Reuters)