Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fossa com corpos decapitados é encontrada na Nigéria

Os corpos foram encontrados nos arredores de Damasak, que estava nas mãos dos terroristas do Boko Haram desde novembro e foi retomada por soldados este mês

Uma fossa comum contendo “uma centena de corpos” foi descoberta no nordeste da Nigéria, perto de Damasak, localidade que estava nas mãos dos terroristas do Boko Haram e foi retomada no início deste mês pelos exércitos do Chade e do Níger. Muitos corpos estavam decapitados.

Os corpos estavam espalhados sob uma ponte em uma das principais estradas na saída da cidade que fica perto do Níger. “Há cabeças para um lado e corpos para o outro”, disse à agência France-Presse o coronel Azem Bermandoa. “A maioria das pessoas foi morta a tiros”, acrescentou, indicando que os sinais são de que os assassinatos ocorreram “há um ou dois meses”.

Leia mais:

Exército recupera importante cidade controlada pelo Boko Haram

Terroristas do Boko Haram juram lealdade ao Estado Islâmico

Boko Haram divulga vídeo com decapitações de acusados de espionagem

Os exércitos do Níger e Chade lançaram em 8 de março uma ofensiva conjunta contra o Boko Haram na Nigéria. O grupo havia tomado Damasak em 24 de novembro, matando cinquenta pessoas e obrigando outras 3.000 a fugir, de acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

A operação de retomada resultou na morte de 200 militantes do grupo extremista. Dez soldados também morreram, segundo uma fonte de segurança do Chade consultada pela agência.

(Com agência France-Presse)