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Laranja, chocolate, cítricos: os sabores que vão dominar 2024

Novo relatório aponta ainda picantes e defumados entre as principais tendências de produtos e preferências de consumidores neste ano

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 25 jan 2024, 11h23 - Publicado em 24 jan 2024, 14h57

Os sabores cítricos, picantes e defumados, além dos alimentos que tragam um gostinho de laranja ou chocolate, devem dominar os paladares dos brasileiros neste ano. É o que mostra a nova pesquisa Taste Charts 2024, feita pela Kerry, empresa de nutrição sustentável para os mercados de alimentos, bebidas e farmacêuticos, que todos os anos aponta tendências de ingredientes e inovações nutricionais da indústria alimentícia.

Baseado em uma análise detalhada de ingredientes, lançamentos de produtos, tendências de cardápios, pesquisa com consumidores e trends nas redes sociais, o relatório traz insigths sobre sabores, nuances e tonalidades de aromas de alimentos e bebidas; e aponta o que será mais saudável apostar na temporada, entre ingredientes funcionais, alternativos, multisensoriais e especiarias.

Entre os sabores com mais força destacam-se a laranja e o chocolate. Sobre a laranja, o estudo indica um aumento de 17% nas vendas de Aperol, alinhado ao crescimento de sabores bitter de laranja e presença desse sabor em 44% dos últimos lançamentos na categoria de Beverages – Water & Cold. Já os diversos perfis de Chocolate, incluindo o Chocolate Amargo e o sabor amanteigado do Chocolate Branco, atendem a uma ampla gama de preferências do consumidor. Quem mais cresceu nos lançamentos de produtos, porém, é o chocolate trufado.

“O intercâmbio e a disseminação global de gostos e sabores por meio da mídia social e de viagens ainda estão engatinhando, mas a globalização no desenvolvimento de alimentos, bebidas e culinária torna este um momento realmente empolgante para se viver nesse setor”, comentou Soumya Nair, diretora global de Pesquisa e Insights do Consumidor da Kerry.

Os sabores de 2024 no Brasil

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Para Sweet (doces), o relatório aponta para caramelo salgado, cupuaçu, crème brûlée e pasta de avelã, ganhando cada vez mais espaço entre os produtos, assim como sabores inusitados, como noz pecã, graviola e pitaya. Um biscoito de especiarias chamado speculoos deve ganhar força entre os brasileiros.

Em Savoury (saborosos), os consumidores têm buscado sabores de queijos como os tipos brie, gorgonzola, ricota, emmental e white cheddar, além das pimentas picantes e sweet chili.  Já na categoria de Salty Snacks (salgadinhos), os já consagrados sabores de queijo, presunto, churrasco e pizza acompanham a emersão de pares como cheeseburguer, costelinha com limão, cebola empanada e tomate defumado.

Dentro de Beverages – Dairy & Hot (bebidas – laticínios e quentes), os sabores de lavanda, framboesa e jasmin ganham espaço, enquanto rosé, marula e mate crescem em Beverages – Water & Cold (bebidas – liquidas e geladas).

Entre os Ingredientes o destaque vai para a beterraba e cenoura (funcionais); chícaro e aipim/mandioca (alternativos); torrone/nougat e uva passa (multisensoriais); e as especiarias urucum, curry e páprica.

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