Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Segundo garota de programa, marketing é essencial

Depois de Bruna Surfistinha, profissionais do sexo investem em estratégias de promoção, como blogs e livros, para fazer o negócio crescer

Por Da Redação
30 abr 2013, 16h11

Como qualquer outra empresária, a ex-garota de programa e hoje escritora Vanessa de Oliveira conta que viu seu negócio crescer após lançar mão de técnicas de marketing para atrair clientes. No caso, o produto oferecido era ela mesma, que diz ter feito mais de 5 000 programas em cinco anos. “As técnicas de marketing de uma garota de programa são as mesmas das grandes empresas”, diz Vanessa em entrevista a Antonio Abujamra, do Provocações, a ser exibida nesta terça-feira, às 23h, na TV Cultura.

Vanessa tem sete títulos publicados e compartilha da mesma opinião com Lola Benvenutti, garota de programa que mantém um blog na internet em que conta suas peripécias sexuais, a la Bruna Surfistinha. Adepta da filosofia de que a propaganda é a alma do negócio, Lola mantém a agenda cheia de interessados em experimentar o que leem na internet.

Bruna Surfistinha, o alterego de Raquel Pacheco, foi a pioneira nessa prática. Seu livro O Doce Veneno do Escorpião, compilado de textos sobre encontro com clientes publicados em seu blog, vendeu mais de 300 000 cópias e virou filme, estrelado por Deborah Secco. A editora Panda Books, que lançou o livro de Raquel, não tem planos de lançar a obra de Lola — nem de nenhuma outra garota de programa, embora receba centenas de originais por ano na mesma linha.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

O Brasil está mudando. O tempo todo.

Acompanhe por VEJA.

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.