Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Apresentadora Eliana lança concurso no YouTube

‘Programa da Eliana’ e site vão dar 50.000 reais a protagonistas de vídeos 'interessantes' exibidos no SBT e postados no site de compartilhamento

Por Meire Kusumoto 12 ago 2013, 14h56

Em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira, a apresentadora Eliana lançou o “Fenômenos do YouTube”, concurso que vai procurar um novo viral no site de vídeos. O formato, inédito, é adaptado de um torneio criado pela Endemol Alemanha, e une a antiga fórmula de competições pela televisão, com um júri para avaliar os concorrentes, à participação popular na internet, por meio das chamadas “curtidas”. O Programa da Eliana, exibido nas tardes de domingo pelo SBT, quer atrair gente que busque a fama ou que simplesmente esteja atrás da bolada de 50.000 reais que a atração, ainda sem data marcada para a estreia, vai dar ao vencedor. O prêmio sairá dos cofres do canal de Silvio Santos.

Leia também:

Apresentadora Eliana batiza o filho em São Paulo

VEJA lança rankings de audiência de ‘segunda tela’

Pesquisa interna motivou SBT a apostar na segunda tela

A cada semana, serão escolhidos seis vídeos que tiverem um número expressivo de “curtidas” no YouTube para ir ao ar. Eles serão julgados na TV por cinco jurados convidados (em sistema rotativo). De acordo com Jacobowitz, a produção quer, no júri, pessoas que se tornaram famosas por seus vídeos no YouTube, artistas e outros criadores de vídeos. Ao final das quinze etapas eliminatórias, o vencedor será escolhido por voto popular, pelo volume de “curtidas” que eles tiverem no site. A final será exibida na 16ª semana — ao todo, o concurso ficará quatro meses no ar.

“É a primeira vez que uma emissora de televisão se une ao YouTube para um projeto tão grande”, afirmou o diretor de conteúdo do YouTube Brasil, Álvaro Paes de Barros. Para ele, o projeto entra em sintonia com o telespectador atual, que pode escolher o que, quando e como quer assistir a algum programa. Segundo Jacobowitz, o concurso é uma extensão do que já foi feito na atração comandada por Eliana, que lançou o “Famosos da internet”, quadro semelhante que leva para o palco pessoas que chamaram a atenção por alguma façanha na rede.

Programa para a família – “Fui a primeira mulher a falar para a família brasileira”, disse Eliana, que comemora 25 anos de carreira, 11 deles na emissora de Silvio Santos, em agosto. Segundo a apresentadora, o fato de ser mulher em um universo liderado por homens como Fausto Silva e Gugu Liberato ajuda, quando o programa trata de “assuntos femininos”, como doenças. Para ela, a fórmula para tantos anos na televisão aberta e para permanecer na vice-liderança em audiência nas tardes de domingo é não apelar para o sensacionalismo. “Não falamos sobre a desgraça alheia nem mostramos mulheres nuas no ar. Temos respeito pelo público.”

Continua após a publicidade
Publicidade