Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

#VirouViral Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Duda Monteiro de Barros
Como surgem e se espalham os assuntos mais comentados da internet
Continua após publicidade

Os 29 virais de 2017 que você precisa relembrar

Para rir ou para chorar, vídeos e imagens que foram quase onipresentes em redes sociais neste ano

Por Luísa Costa, Marina Rappa Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 19 dez 2017, 22h09

Em 2017, estas histórias comoveram usuários de redes sociais e se espalharam como rastilho de pólvora, explodindo em likes, compartilhamentos e comentários. Confira, mês a mês, os melhores virais do ano.

Janeiro

Começamos o ano já com um revival da fraude mais bizarra – e que foi mais longe – da cultura internética brasileira. A “nova grávida de Taubaté“, como sua predecessora, não estava grávida de quadrigêmeos. Desta vez, nem estava tentando dar um golpe: não passava de uma brincadeira de um desafio em um grupo de Facebook que tomou proporções inesperadas.

Por falar no grande momento da internet que foi a grávida de Taubaté, também tivemos um ano repleto de Nazaré Tedesco – a personagem vivida por Renata Sorrah em Senhora do Destino (e, claro, rainha de todas as redes sociais). O meme, chamado Logo eu, começou quando um usuário do Twitter escreveu: “quis me derrubar, logo eu, Nazaré Tedesco”. Rapidamente a ideia se espalhou na internet e famosos como Evaristo Costa entraram na onda.

Continua após a publicidade

A Nazaré, aliás, foi acompanhada por Gretchen e a personagem Cuca, de O Sítio do Picapau Amarelo, como os memes brasileiros que acabaram no exterior – e confundiram muitos gringos por aí. Enquanto o meme da Nazaré confusa (confira abaixo) enchia todas as timelines, no exterior a chamavam de confused blonde (loira confusa, na tradução livre), math lady (mulher da matemática) ou confused lady (mulher confusa). A Cuca, personagem querido por todo o Brasil, acabou se tornando blonde brazilian alligator (jacaré loiro brasileiro). Já a Gretchen, meme corriqueiro por aqui, acabou como protagonista de um clipe da cantora Katy Perry.

O ano também começou em ritmo de funk – um não tão usual, mas que tomou conta das redes sociais. O “Funk do Gás” empolgou muita gente (e embalou muitos vídeos), só não animou muito Hélio Ziskind, responsável pela criação do tema original da Ultragaz. “Não gostei nem desgostei. A música mesmo vira uma camada ali debaixo do funk”, disse ele em entrevista ao #VirouViral.

Fevereiro

Ainda na busca do que é realmente verdade, os internautas se puseram a dividir o mundo entre o que era raiz e o que era Nutella. Na esteira, muitas homenagens às facetas mais singelas e humildes de nossa memória, como esta:

Continua após a publicidade

Agora, raiz mesmo foi o ensaio fotográfico vintage que Beyoncé fez para honrar os gêmeos que viriam. Muitos não entenderam a referência do fotógrafo e acharam cafona. Outros aplaudiram a beleza da popstar. Pelo sim e pelo não, a fantasia de Queen B grávida tomou conta do Facebook, Twitter, e até dos blocos de carnaval.

Um bom mês da zoeira também tinha que contar com um viral à altura. Um bar em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, tem clientes tão fiéis que conseguiram contornar uma lei que barrava mesas e cadeiras na calçada. Os frequentadores resolveram estacionar dois caminhões na frente do estabelecimento para que as mesas fossem postas na caçamba. 

Continua após a publicidade

Março

Dizem que o ano só começa depois do carnaval. No mundo das redes, isso viria com um clima de mais tolerância, menos julgamentos. “Isso é raiz”, “isso é Nutella”, “como assim você não está vendo Game of Thrones?” – nada disso.  No consenso de que ninguém é obrigado, chegou chegando o meme “Vocês, [qualquer assunto que esteja em voga e marginalize quem não se interessa por eles], eu”:

“Vocês – Eu”: um meme para quem estava cansado de imposições de gosto (Reprodução/Facebook)

Além disso, a internet se impressionou com a casa da modelo Ana Hickmann, e até seu marido riu das brincadeiras (como falou ao blog #VirouViral).

A entrevista do professor Robert Kelly à rede britânica BBC também deu o que falar na internet em março – não pelo seu conteúdo, mas por uma aparição hilária. Ele foi interrompido inesperadamente por seus filhos enquanto falava sobre a crise política na Coreia do Sul, logo após o impeachment da presidente do país. Kelly tenta continuar suas explicações e, ao mesmo tempo, empurrar a filha mais velha para longe da câmera, mas a situação ficou incontrolável quando outro bebê de andador invadiu o cômodo. O episódio foi sucesso imediato e vale ver este momento maravilhoso de novo:

Continua após a publicidade

Abril

Abril foi um mês de muito amor no mundo dos virais. As pessoas ficaram apaixonadas pelo pequeno Heitor Rodrigues Oliveira, um bebê fofíssimo que se parece com o Elvis (por causa de uma incrível cabeleira)…

…e levaram muito a sério um jogo de conquista entre dois torcedores do Corinthians: depois de um pedido desesperado de Dominique Braga das Neves para encontrar sua “alma gêmea” – que tinha visto na arquibancada do jogo – a internet se mobilizou (até o próprio clube!) para transformar a troca de olhares em um encontro real. E deu certo.

Continua após a publicidade

As mochilas gigantes de Jequié, na Bahia, também conquistaram as redes. No Twitter, os usuários disseram em tom irônico que os pacotes enormes eram uma inovação da prefeitura, que pretendia fazer “modernos sacos de dormir” ou uma versão para crianças do programa Minha Casa, Minha Vida, que oferece moradias com baixo custo.

Maio

A internet gosta mesmo do universo dos bebês. O nascimento de dois pequeninos ganhou as redes em maio por causa de… peculiaridades nos partos. O americano Dexter Tyler já se tornou uma estrela no Facebook logo após seu nascimento graças ao relato de sua mãe – que engravidou mesmo usando um DIU (dispositivo intrauterino). 

Já a recém-nascida Carmel surpreendeu a internet ao “sair andando” logo após seu nascimento. O vídeo, apesar de impressionante, pode ser facilmente explicado pelo reflexo primitivo, muito comum em bebês. 

Junho

No fim do mês, as redes sociais foram inundadas com imagens que mais pareciam cartelinhas de bingo. Normalmente, elas traziam uma frase picada e um elemento a ser excluído – o “você não”.  A moda pegou tanto que, em julho, já tinha até órgão do governo utilizando o modelo para uma companha de conscientização:

Outro hit de 2017 foi o cearense que não aguentou o verão de Paris. Em um vídeo bem-humorado em seu perfil no Facebook, Max Petterson Monteiro falou sobre os contras da cidade considerada um sonho pelos brasileiros – como, por exemplo, o cheiro da metrópole. 

Julho

Em trabalho para o Globo Repórter, Glória Maria participou de uma cerimônia religiosa na Jamaica que envolvia fumar maconha. O programa foi veiculado no início de julho, e as reações da apresentadora foram replicadas à exaustão:

Um motorista sorridente foi um dos posts mais compartilhados em 2017. Filipe de Oliveira Borges relatou sua batalha no Detran para conseguir sair com um sorrisão para a foto da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Após uma funcionária barrar sua intenção de melhorar a usual cara emburrada das imagens 3 x 4, ele a questionou o motivo de não poder sorrir – o que viralizou instantaneamente.

Falando em sorriso, demonstração de alegria foi o que não faltou a Zenaide Denardi. A atriz conquistou o abarrotado metrô de São Paulo ao transformar o vagão em um verdadeiro karaokê. A música escolhida foi a tradicionalíssima Evidências, que fez sucesso na voz de Chitãozinho e Xororó.

Como se não bastassem os bons virais de julho, outro vídeo que rendeu burburinho nas redes sociais foi uma “treta” entre a mãe da cantora Ludmilla, dona Silvana,uma das funcionárias de um salão de beleza de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Silvana, a consagrada musa da internet, contou ao #VirouViral como reagiu após ver o post nada elogioso da funcionária no Facebook.

Agosto

Você deve estar lembrado de um misterioso sumiço no Acre. Bruno Borges, um estudante, simplesmente desapareceu no início de agosto após deixar longos textos escritos em linguagem criptografada em 14 cadernos, no teto e no chão do seu quarto, além de uma estátua do filósofo Giordano Bruno. Os exemplares encadernados foram colocados em cima da escrivaninha. O primeiro livro foi publicado e se tornou um dos mais vendidos. Aliás, o menino do Acre voltou para casa depois de cinco meses desaparecido.

Setembro

O término de relacionamento mais feliz da internet também aconteceu neste maravilhoso 2017. Um casal de Campinas, a aproximadamente 100 quilômetros de São Paulo, levou o rompimento a outro nível e provou que essa fase não precisa ser assim tão triste. Uma foto muito divertida dos dois com o recadinho do término teve quase 10.000 curtidas no Facebook. 

Outubro

O ano que chega ao fim também teve cachorros fofos entre seus virais icônicos. Um deles foi Snoop, um vira-lata que invadiu um casamento e deitou no véu na noiva. As imagens rodaram toda a internet pois o sortudo foi adotado pelo casal logo depois. Também, como resistir à provocação deste belo doguinho?

Outro caso inusitado repercutiu entre os usuários do Facebook. O administrador Arno Fries teve seu voo de volta para casa cancelado – e precisou a noite de sexta-feira longe de casa. Ao ser informado do ocorrido pela representante da companhia aérea, sua reação rendeu muitas risadas (e um belo viral): ele resolveu filmar a funcionária para “explicar para a esposa” por que iria dormir fora. “Não é para processar você não, é para salvar meu casamento”, diz ele bem-humorado no vídeo.

Outubro também foi o mês de mandar aquela indireta para os inimigos. Toda a internet se identificou com o hino Toma Conta da Sua Vida, entoado por um quarteto do Rio de Janeiro. Logo, o vídeo (que faz paródia da música gospel Vencendo Vem Jesus), ganhou repercussão e foi cantado por muitos brasileiros.

Novembro

Se tinha gente querendo manter o relacionamento em outubro, no mês seguinte foi diferente: a internet explodiu em relatos de péssimos encontros com a hashtag #dateruim (em português, encontro ruim). A enxurrada de posts começou depois que a fotógrafa Thaisa Valdez relatou em sua rede social que saiu com um “contatinho” por cinco dias durante uma viagem ao Rio de Janeiro e, no seu último dia na cidade, foi roubada por ele. Milhares de pessoas começaram a contar suas decepções amorosas.

Não é só de amores e bichinhos que são feitos os virais: também vimos muita cultura. Um “tour” peculiar pelo MASP (Museu de Arte de São Paulo), por exemplo, teve quase 1,5 milhão de visualizações no Facebook. A pessoa por trás do viral é o ator e youtuber Joel Vieira. A voz do curitibano de 30 anos como Dona Lucy, personagem que criou para a família que habita o canal, nos leva a uma visita guiada inesquecível (e muito engraçada) ao acervo do museu. 

No fim do ano, surgiram evidências mais claras de que o mundo (ou, ao menos, a próxima geração) será dominada por pessoas com o nome Enzo. As piadas a respeito do aumento de bebês registrados com o nome tomaram conta das redes:

Para fechar com chave de ouro – na verdade, nem tanto – um viral que rendeu pelo menos um momento constrangedor a cada leitor em 2017 foi o “gemidão do zap”. Na brincadeira difundida no WhatsApp, a “vítima” recebe um áudio aparentemente sério e é surpreendida por um gemido muito alto. A voz é de Alexis Texas, uma atriz pornô dos EUA. Aliás, o tal gemido interrompeu até um depoimento no processo contra Sérgio Cabral.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.