Blogs e Colunistas

sábado, 5 de maio de 2012

8:28 \ Cultura

Meu caro irmão

Ana: decisão destinada a polêmica, mas amparada pela Comissão de Ética

Chico Buarque vai receber uma ajuda financeira indireta do Ministério da Cultura, comandado pela irmã Ana de Hollanda. O empurrão financeiro vai ajudá-lo a vender livros no mercado asiático.

A Biblioteca Nacional acaba de aprovar o financiamento para a tradução para o coreano do livro Leite Derramado. Em 2011, o MinC chegou a cancelar o apoio da tradução do mesmo livro para o francês devido à possibilidade de conflito fraternal de interesses.

Agora, amparado em decisão da Comissão de Ética Pública, Ana não tem mais obstáculos legais para ajudar o irmão.

Por Lauro Jardim

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

166 Comentários

  1. Lourival Marques

    -

    02/02/2013 às 10:41

    Orgulho? Vc tá de sacanagem, Juarez, só pode ser… Fatos como esse só me fazem sentir mais e mais vergonha pelo meu país. Escolas decrépitas e hospitais superlotados Brasil afora e esse vivaldino afanando a nossa grana para traduzir um livro seu…

  2. cheap DEWALT D55168 200 PSI 15 Gallon 120-Volt Electric Wheeled Portable Workshop Compressor

    -

    12/07/2012 às 9:51

    Excellent post. I was checking constantly this weblog and I am inspired! Very helpful info particularly the ultimate part :) I maintain such info much. I used to be looking for this particular information for a very long time. Thanks and good luck.

  3. JUAREZ

    -

    10/05/2012 às 12:57

    TEMOS QUE TER É ORGULHO DESTA NOTICIA.CHICO É GRANDE E NÃO ESTAMOS MAIS NOS TEMPOS DE FHC (LADRÃO)QUANDO PEGAVAMOS GRANA DO FMI E MESMO ASSIM NÃO TINHA DINHEIRO NEM PRA PIPOCA.

  4. Mario

    -

    09/05/2012 às 19:09

    Certa vez Chico disse que gostaria de ver o Brasil “uma grande Cuba”.
    Por certo, saudosista, gostaria de compor mais uma “calice”. O que ele faz questão de ignorar, é que numa Cuba essa canção não o levaria ao exílio, mas ao paredão.
    Ou ele é muito burro para não saber isso?
    Hoje pagaremos alto preço para que divulguem seu livro na Asia, graça a sua ministra irmã.

  5. Mario

    -

    09/05/2012 às 18:52

    O interessante é que Chico Buarque, irmão da ministra, sempre apoiou o farsante Lula e depois Dilma, a incompetente terrorista.
    Caetano Veloso, perguntado se votaria novamente em Lula respondeu que não era burro. Chico tambem não é burro, então tem-se a impressão que sempre houve interesses excusos por traz de seu apoio à falsos trabalhadores.
    Dificil entender por que esse compositor que nunca precisou se preocupar em ganhar a vida, declarou achar a incompetente e courrupta, mais preparada que José Serra para presidir a nação.

  6. Ricardo

    -

    07/05/2012 às 18:08

    Notinha maldosa essa. Quer dizer que o Chico tem que desaparecer do cenário cultural porque a irmã é ministra? O maior compositor vivo do país? Por que a Maria Bethânia, Gal Costa e outros medalhões pode e ele não? Quanta hipocrisia.

  7. Kenjiro

    -

    07/05/2012 às 13:00

    É o milagre da privatização do dinheiro público…

  8. Roberta

    -

    07/05/2012 às 12:23

    “Se eu só lhe fizesse o bem
    Talvez fosse um vício a mais
    Você me teria desprezo por fim
    Porém não fui tão imprudente
    E agora não há francamente
    Motivo pra você me injuriar assim

    Dinheiro não lhe emprestei
    Favores nunca lhe fiz
    Não alimentei o seu gênio ruim
    Você nada está me devendo
    Por isso, meu bem, não entendo
    Porque anda agora falando de mim”
    VIVA CHICO MESTRE BUARQUE DE HOLANDA

  9. george axius

    -

    07/05/2012 às 11:35

    Seu comentário está aguardando moderação
    Assustar com o Chico é assustar com a Zilda, com o Zé, com a Clementina.Qual a diferença? Alvoroçados demais senhores “marcianos”!

  10. george axius

    -

    07/05/2012 às 11:29

    Assustar com o Chico é assustar com a Zilda, com o Zé, com a Clementina.Qual a diferença? Alvoroçados demais senhores “marcianos”?

  11. Roberta

    -

    07/05/2012 às 11:27

    O artista de qualidade sempre desvalorizado neste país, é considerado “errado” e “feio” o artista viver da sua própria arte. O que seria do Brasil hoje se não houvesse Chico, Vinícius, Tom, Edu Lobo, Caetano, Gil… ah não sabem quem são? Sigam degustando Michel Teló e afins… Cada país tem o ídolo que merece!

  12. maria

    -

    07/05/2012 às 2:09

    Uai! Ele é comunista e comunista é parasita do Estado,e o povo paga os impostos e pouca gente reclama.Enquanto tiver pão e circo o brasileiro estará satisfeito,nem percebe quando é roubado.

  13. Cleiton

    -

    06/05/2012 às 22:38

    Chico Buarque, assim como esses medalhões da MPB esquerdistas nostálgicos deveriam estar no asilo…Bando de oportunistas

  14. José Carlos

    -

    06/05/2012 às 22:27

    Penso que o Chico não precisasse disso, mas como ele é PT, e irmã no ministério, vamos aderir, né Chico. PT tudo a ver.

  15. gianpaolo conte

    -

    06/05/2012 às 20:56

    ainda bem que o Chico Buarque que conheci já morreu e não é testemunha desta e de outras vergonhas

  16. cidadão comunizado pelo PT

    -

    06/05/2012 às 18:16

    O BRASIL vive uma ditadura comunista-cubana-e-mensaleira, se não bastasse o impune mensalão, existem exemplos mais simples, como as mortes políticas e sem bolsa-ditadura, de CELSO DANIEL e TONINHO DO PT. O mundo “civilizado” em crise econômica irreversível reconhece a “democracia nestepaiz” só porque dependem dos juros altos recebidos aqui, se esses mesmos investidores estrangeiros cobrassem essas taxas de juros absurdas e isentas de impostos nos seus países de origem, eles pegariam prisão perpétua por crime de usura e sonegação de impostos. O trabalhador nativo banca esses juros altos, descontados nos seus aviltados salários e por meio da maior carga de impostos do mundo, o salário-mínimo estabelecido pelo comunismo do apedeuta é muito inferior aos R$ 2.350,00/mês calculados pelo DIEESE, valor considerado na Constituição Federal, como necessário para o trabalhador viver com o mínimo de dignidade. Uma ditadura do PT sanguinária com 50.000 homicídios/ano, segundo a ONU. Sendo assim, 8 anos de apedeuta são 400.000 cadáveres na conta do PT, por absoluta falta de política de segurança pública, aliás, nestepaiz existem 500.000 mandados de prisão não-cumpridos porque a polícia obedece ao governo e não prende bandidos. O apedeuta não defende os mensaleiros, elle defende a si próprio, pois não dá para imaginar que altos companheiros, assessores da presidência, seguranças da família do apedeuta, todos agiam sem ordem do petralha-mor. Alguém já viu quadrilha sem chefe, um subordinado direto e tratado como braço-direito do ditador, Zéca-dica-de-róbar, promovido a chefe nos processos. O apedeuta sabe que a condenação dos 38 mensaleiros sem chefe seria o fim do PT, nem a sua morte bem próxima devido à doença terminal, evitaria o confisco dos bens de muitos companheiros, inclusive familiares do apedeuta beneficiados com verbas públicas. A CPI/CPMI da cachorrada que investiga a DELTA, empresa criminosa e braço do mensalão, cujo testa de ferro é o zéca-dica-de-róbar, empresa que recebe bilhões do PAC para cooptar gente dos três poderes da república, a fim de transformar o mensalão numa atividade “lícita” sob a falsa idéia de que petralhas róbam para o bem do BRASIL. Um verdadeiro ASSÉDIO ÉTICO pra cima de juízes, procuradores, políticos, polícia e qualquer um que possa ser cooptado para defender o mensalão petista. A PF, COAF, os operadores dos computadores inteligentes do governo que detectam qualquer movimentação financeira desde que o rôbo não seja de petralhas, o TCU, MPF, STF, CGU, a imprensa com honestidade de propósitos, são alvo de constante ASSÉDIO ÉTICO e CALÚNIAS, pelos comunistas petralhas e seus milionários aliados já cooptados. Na prática, os brasileiros não tem SEGURANÇA PÚBLICA e morrem em assaltos e assassinatos nas ruas, crimes cometidos por marginais livres da cadeia e fichas criminais extensas, porque o dinheiro dos nossos impostos só servem para mensalão e políticas tendenciosas, o PAC é uma mera desculpa para irrigar as deltas da vida com bilhões.

  17. RONALDE

    -

    06/05/2012 às 15:54

    Chico é “caro” para nós que o patrocinamos.

  18. Mônica Marques

    -

    06/05/2012 às 15:09

    Se o Chico não fosse irmão da Ana ninguém faria todo esse alarde, especialmente os veículos de comunicação que vivem pedindo, sonhando com um entrevista exclusiva com ele!
    Imoral seria excluí-lo de qualquer iniciativa governamental por ele ser quem é! Bem ao contrario, Chico tem que ser respeitado, e sua obra tem que ser ainda mais difundida nos quatro cantos do mundo!
    Conteúdo e forma andam juntos na obra do Chico, e me desculpem, mas o Brasil não tem como ser representado somente pelos novos talentos, que são muitos, nem nunca pelos aspirantes sem talento!…precisamos reafirmar sim nosso João Gilberto, Leni Andrade, Naná Vasconcelos, Maria Bethânia, João Donato, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tom Zé, e por que não pelo Chico Buarque?? As pessoas tem que diferenciar o que é um artista reconhecido para um artista de massa!! Já disse e repito fama e dinheiro nem sempre andam juntos!
    Eu quero que o Brasil continue investindo sim e cada vez mais na economia criativa que é muito fertil e tem revelado tantos talentos, mas no mínimo seria burrice não reafirmar estes ícones que ainda são a real e melhor imagem da cultura brasileira fora do país, ou será que “Garota de Ipanema”, uma das canções mais gravadas no mundo é algo desprezível? Comparável com os sucessos estantâneos, que reformam grosseiramente uma condição vulgar em forma e conteúdo?
    País pobre é país sem memória, sem respeito pelos que um dia tambem foram iniciantes, lutadores, construtores de nossa história! Viva quem tem a astucia de homenagear em vida seus ícones verdadeiros!
    Viva a rica, hibrida, multifacetada cultura brasileira!
    Viva Chico Buarque de Holanda!

  19. Iolanda Nogueira

    -

    06/05/2012 às 14:45

    Esses artistas são uma decepção, quasi todos, conivente por interesse próprio. Isto aqui não tem mais geito.

  20. AlexRio

    -

    06/05/2012 às 14:31

    Perguntar não ofende: todos os comentaristas aqui presentes que se dizem sempre a favor da liberdade de imprensa são todos contra a ditadura militar, certo?

    Ou não..

  21. Ana

    -

    06/05/2012 às 13:48

    Pena que o sofrido e faminto povo norte-coreano não poderá ler a tradução da grande obra do Chico, pois o regime comunista (defendido por quem, mesmo? Ah sim, pelo Chico) não deixa o povão comprar livro que não seja da Editora do partido. Seria irônico se não fosse trágico.

  22. Marcos

    -

    06/05/2012 às 13:34

    caro e cara! quebra tudo bananada

  23. VIVIANE

    -

    06/05/2012 às 13:16

    CHICO BUARQUE É MAIS UMA DECEPÇÃO DESTA “ESQUERDA FESTIVA” DO NOSSO PAÍS!! ELE É MAIS UM QUE QUER SUBTRAIR O POVO TÃO SOFRIDO QUE FINGIU POR TANTO TEMPO DEFENDER!!! A COISA AQUI ESTÁ PRETA,POIS ESTAMOS
    SOB O DOMÍNIO DE UM GOVERNO CORRUPTO E DE CIDADÃOS COMO O SR. CHICO
    BUARQUE QUE O APOIAM!!QUE VERGONHA!!

  24. Ricardo

    -

    06/05/2012 às 13:08

    Antonio às 6:59, tens razão, mas a burguesia do PT fede mais!E tem trouxa que ainda acredita no discurso do PT e das esquerdas! Eles estão finalmente construindo a sua ditadura totalitária e populista, destruindo a democracia e as liberdades duramente conquistadas pelo povo brasileiro APESAR deles. Não foram as esquerdas e o PT que acabaram com a ditadura militar. Aliás as esquerdas nunca qiseram democracia. Se fosse pelo PT, o presidente seria Paulo Maluf em 1985 como os militares queriam. História neles!!

  25. Solange Maria Barbosa de Souza

    -

    06/05/2012 às 12:40

    Engraçado trabalhei na Presidência da República em 2003, época em que minha filha mais nova com oito anos ficou tetraplégica e sem falar por erro médico, até hoje tentando comprovar na Justiça, o que ganhei foi exoneração, uma mão na frente e outra atrás, com aluguel, viúva contas para saldar, nunca tive ajuda de nada, mas se tem parente no governo pode ter certeza, que o $$$$$$$$$$$$ serão aumentados na sua conta particular, é ajuda para financiamento de livro, compra de carro, casa e o brasileiro que paga impostos altos fica cada dia mais revoltados, indignados, mas o que fazer? nada, infelizmente é nada que podemos fazer.

  26. Porco capitalista

    -

    06/05/2012 às 9:34

    Ainda aparecem comentários aqui defendendo a bobagem. Ou são militantes petralhas ou são ignorantes.
    Os recursos são de verbas do incentivo à cultura. INCENTIVO pressupõe a necessidade.
    Artistas consagrados pelo público e/ou mídia precisam de incentivo?
    Quem precisa são os iniciantes ou a cultura popular.
    Ademais, toda vez que o governo gasta mal nossos recursos, falta dinheiro para os hospitais públicos, para a maravilha do SUS, e o mesmo governo intenta vir aos nossos bolsos com outra CPMF.

  27. Sínter.

    -

    06/05/2012 às 8:46

    me afaste desse cali-ce, Pai.

  28. JULIANO

    -

    06/05/2012 às 7:59

    A DILMA nomeou um monte de mulheres para compor seu ministério nada contra mas quando as mulheres estão naqueles dias não é bom nem chegar perto

  29. Pedro Reseck

    -

    06/05/2012 às 7:55

    Desperdicio .. Como escritor Chico Buarque é nuito fraco.

  30. Maria de Lourdes

    -

    06/05/2012 às 7:35

    Chico foi uma das maiores decepções da minha vida. Suas canções de protesto e a favor da liberdade ficaram célebres num passado não muito remoto. Mas o que estamos assistindo hoje é sua conivência com um governo escandaloso, corrupto, populista ao extremo, criador de cotas racistas e que volta e meia quer impor a volta da famigerada censura,outrora tão combatida pelo decadente Chico.
    Decadência pura. Lamentável. E asqueroso!

  31. Robert

    -

    06/05/2012 às 7:25

    Por que o contribuinte brasileiro tem que pagar pela tradução de um livro para o coreano?

  32. Silva

    -

    06/05/2012 às 7:11

    Agora o animal vai se acabar na cachaça. A presidenta Dilma quis transformar o seu governo feminino, tudo bem, mas colocar mulheres além de feias, burras, paciência. A Ana também é griluda???

  33. antonio

    -

    06/05/2012 às 6:59

    É igual ao caso do Aécio Neves. Neto e filho de políticos profissionais que serviram a ditaduras. Família a mais de seis décadas no poder, nomeando sem concurso público milhares de pessoas como a sobrinha do Carlinhos Cachoeira. É como um cancro nojento. A burguesia do Brasil fede mesmo!!!

  34. cidadão comunizado pelo PT

    -

    06/05/2012 às 3:42

    Não me lembro mais do nome de um antigo compositor que no regime militar cantava:”a coisa aqui tá preta…”…é bandalheira com dinheiro público pra todo lado! O BRASIL tem 500.000 mandados de prisão não-cumpridos e a ONU reporta 50.000 homicídios/ano nestepaiz, NÃO EXISTE POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA. Aselites do regime comunista-cubano-e-mensaleiro cada vez mais ricas e isentas de impostos, vivem cercadas de segurança, carros blindados, vendo do lado de fora e nas ruas, a VIOLÊNCIA URBANA, sem nenhum sentimento com os comunizados assaltados e mortos nas ruas, pois o comunismo é seletivo e determina quem tem segurança ou não, pior para a grande maioria da população. UPGRADE da música: “a coisa aqui está vermelha…”, os comunistas esbanjando dinheiro público. Até o rock-in-rio é bancado com recursos públicos na EUROPA. CADÊ a nosso chico buarque que ainda não fez uma musiquinha para a esnobação da quadrilha do guardanapo chefiada por cabral, nos melhores restaurantes e hotéis de PARIS, torrando varba pública…

  35. Luiz Carlos

    -

    06/05/2012 às 2:14

    É Seu Chico, as suas convicções não são mais as mesmas. pode jogar no
    lixo suas musicas também.

  36. ze do matogrosso

    -

    06/05/2012 às 1:57

    …complementando…dona Mari companheira bloguista, também sou radicalmente a favor da liberdade de imprensa, em todos os sentidos… E por falar na coisa boa, para o gáudio de alguns dependentes, que não é o meu caso, indago, porque a revista PLAYBOY não é impressa em braile?…ou leite derramado? desde que seja pasteurizado…

  37. ze do matogrosso

    -

    06/05/2012 às 1:30

    ..eita fim de semana infeliz…a “loira” foi chantageada por fotos de nús e é defendida pelo kaikai e, ais que procurando melhores notícias, vejo aqui que o chico JABUTI, tem patrocinio prá ser lido, ou engulido. Em mandarim?, Javanês? Sei não, depois da cobrança pública, a camila fruta tropical, pelo célebre VETA, deveria ir pro lugar da ministra, que não cheira(?) e nem fede. Acaso seja nomeada, a camila seria cognominada de JABUTICABA, fruta exclusive deste pais tupiniquim…Sei não, prá nóis aqui, a bolivia é logo ali. O Tupac Amaru deles surta menos que a nossa…vou conferir, assim que a transcoca, financiada pelo molusco, ficar pronta. VIVA A BOLíVIA, melhor que o piscinão de ramos ou a esplanada dos sinistérios…

  38. Paulo Lobo

    -

    06/05/2012 às 1:13

    Aprenderam rápido o vicio de pilhar os cofres públicos. Chico Buarque não precisava disso, mas as facilidades fazem as oportunidades. Malditos os rotulados de “esquerdistas”. São piores do que os outros.

  39. Aureo

    -

    06/05/2012 às 0:40

    Fazer o MPF se mover é uma solução!

  40. william

    -

    05/05/2012 às 23:30

    Quem escreveu essa matéria fez besteira… Chico jamais precisaria de esmola do Minc. Sua obra possui qualidade e tem seu público. Fui contra aquela dinheirama pro Caetano, pois mesmo tendo achado o disco dele uma lástima, os shows dele sao economicamente rentáveis e nao precisaria de dinheiro público. Da mesma forma o blog de poesia da Betania, para que gastar milhoes naquilo ???? Nao entendi nada

  41. GRAZINA

    -

    05/05/2012 às 23:22

    Más esse não é aquele senhor, que diz ter sido perseguido pela ditadura? Más mesmo assim tão disposto a lutar contra qualquer ato ilícito contra o erário público, e de repente asseita tão grande benevolência do desgoverno do PT, e esquece toda sua militância? Ou é aquele que apesar de adorar CUBA e Fidel, nunca foi morar na abençoada ilha dos degradados, que com certeza não são filhos de EVA. E mais ainda, abandonou o paraiso caribenho, e quando quis escrever seus poemas, foi ser sacrificado em um apartamento as margens do rio SENA, em PARIS, FRANÇA. Querem mais. Assim são os comunistas TUPINIQUINS.

  42. norma sylvia

    -

    05/05/2012 às 23:09

    Os livros vão para o lixo e a ética também. Não é ilegal, mas é imoral. Essa família nem precisa disso de tão rica e tradicional, Chico Buarque vem “mamando nas tetas do povo” desde a década de 60.

  43. norma sylvia

    -

    05/05/2012 às 23:08

    Os livros vão para o lixo e a ética também. Não é ilegal, mas é moral. Essa família nem precisa disso de tão rica e tradicional, Chico Buarque vem “mamando nas tetas do povo” desde a década de 60.

  44. PAULO VENTURA

    -

    05/05/2012 às 23:04

    Eu adorava o Chico Buarque, e curtia demais as suas músicas. Como compositor, excelente. Todavia, vendo-o envolvido nessa ciranda podre e vergonhosa, não posso mais nem ouvir suas melodias sem sentir nojo. Desligo o player ou mudo de estação. Passei a odiá-lo, pelo explícito apoio a esse governo CORRUPTO e PODRE. Tudo que envolve o PT traz explícito o que há de mais nefasto na História de nosso País. Sinto a vergonha que pessoas como o Chico deveriam sentir por se envolver com a gangue do molusco.

  45. Sylvia

    -

    05/05/2012 às 22:47

    Isso é uma descaração!
    Quantos bons autores anônimos jamais terão a mínima chance.
    É isso aí, “Donana”, “Seu Chico”.
    Nojo é pouco pra falar do que sinto.
    Mas com os bolsos recheados e a vaidade inflada, dá pra fazer
    de conta que tá tudo “limpo”, não é? Reinaldo Azevedo estava certo!!!!
    Vocês são o maior blefe de algumas gerações. Não diferem em nada do
    que empesta este país.
    Intelectuais de m……eia-tigela.

  46. fernandO

    -

    05/05/2012 às 22:39

    Como disse Millor a respeito do mesmo Chico Jabuti: ” Sempre duvidei de um idealista que lucra com seu ideal”, se não for literalmente assim, me perdooem, mas é a mais pura verdade.

  47. PAULO ROBERTO

    -

    05/05/2012 às 22:38

    esses são o pessoal de esquerda que mama na teta do Estado Brasileiro. que vivem fazendo manifestação constra o codigo floresta, não conhece a realidade do país porque recebe dinheiro público para as suas porcarias, enquanto quem tabalha é penalizado.

  48. jp

    -

    05/05/2012 às 22:27

    Acho que sou muito burro, pois, até hoje não consegui entender o empe-
    nho do Chico Buarque, como cabo eleitoral da Dilma, como matuto que sou
    fica muito defícil entender certas coisas, mas agora, o meu juizo está
    começando a funcionar e entender esse apoio irrestrito que o autor da
    banda deu a “DOUTORA” Dilma.
    Vergonha na cara, reispeito ao contribuinte que trabalha honestamente e
    paga imposto, nos últimos dez anos no Brasil, está totalmente fora de
    moda. O Chico Buarque, que o Brasil inteiro admirava e reispeitava, de-
    veria se mudar para Cuba, e não esquecer de levar a irmã trapaceira ,
    porque lá é o lugar ideal para afanadores como eles.
    Dilma, é claro que você não foi traída por esse escritor de merda, por-
    que você sabia que o Chico Buarque, como vários outros delinquentes só
    te deram apoio porque queriam tirar vantagem, uma das provas estão aí.

  49. Jaime Balbino

    -

    05/05/2012 às 22:26

    Pelo tom da nota é preferível traduzir para o francês e coreano os livros “Lula é minha anta” e “O país dos petralhas”, grandes sucessos editoriais e marcos da cultura brasileira.

  50. Neutrino

    -

    05/05/2012 às 22:22

    Agora que temos o Sr Lauro policiando tudo e fazendo seu próprio juízo dos fatos, estou mais tranquilo em criar os meus filhos neste mundo. Obrigado sr Lauro

  51. Edson

    -

    05/05/2012 às 22:01

    Gostaria de saber do sr. Lourival, 05/05/2012 às 8:59, o quê uma coisa tem a ver com a outra? Ser um artista consagrado e histórico não muda o foto dele estar sendo beneficiado com este conflito de interesses. Pior ainda é afirmar que a matéria tem um tom mesquinho, como se houvesse alguma obrigação da matéria em reverenciar o artista ou simplesmente se calar por se tratar de quem é. No jornalismo não há espaço para idolatria quando está entra em conflito com a informação dos fatos, essa sim pilar do essencial do jornalismo. Chico Buarque é sim um grande artista, mas isso não o impede de ser, na minha opinião, um idiota político. Sobre a sua irmã, Ana de Hollanda,não tenho nenhum comentário, pois ela sequer isso merece.

  52. Geraldo

    -

    05/05/2012 às 21:58

    Ah, o meu guri, olha aí…

  53. Felipe

    -

    05/05/2012 às 21:49

    A Veja tem altos e baixos. O Lauro Jardim representa, sem dúvida, o baixo. Que colunista menor… O Chico é um dos maiores artistas brasileiros, e não foi graças a Ana de Holanda que ele conseguiu isso. O programa serve para financiar a tradução da obra brasileira… Os fãs de Michel Teló podem espernear, mas o Chico é, bem, o Chico. Não precisa de predicados, seu nome é o maior dos adjetivos. Ora, prefiro que o Brasil seja representado pelo nosso maior compositor do que pelo Paulo Coelho…. Mas acho que o Lauro discorda.

  54. Orlando de Miranda Henriques Neto

    -

    05/05/2012 às 21:44

    Paulo Coelho nunca precisou do dinheiro público para traduzir seus livros, como o livro do chico é tão ruim, não apareceu nenhuma editora para publicá-lo em coreano.Será um grande sucesso na Coreia do Norte.

  55. lia

    -

    05/05/2012 às 21:42

    Ah Chico,
    Quem te viu quem te vê!

    Acho que nem preciso adicionar nada nesse comentário, não é?

  56. João Fortuna

    -

    05/05/2012 às 21:28

    A inveja mata.
    já dizia o Tom, o brasileiro odeia o sucesso alheio.

  57. Paulo Potiguara

    -

    05/05/2012 às 21:16

    Pô, Chico, tu não precisa disso!!!!

  58. Lucio Alves

    -

    05/05/2012 às 21:12

    O que me causa estranheza, é a necessidade de financiamento com o dinheiro público, para a tradução de livros de pessoas físicas, que nada tem a ver com o bom uso e destinação dos impostos.

  59. Mariza

    -

    05/05/2012 às 21:10

    moderando o comentário anterior. Ô chico, jamais pensei que que você fosse capaz de aceitar esse tipo de coisa. Isso é presente da “irmãzinha bondosa ” Fazer o quê!!è o nosso Brasil!!!

  60. Mariza

    -

    05/05/2012 às 20:57

    ôô Chico, você não tem vergonha de participar desse tipo de extorsão? Jamais pensei que você fosse capaz de usar dinheiro do povo para se beneficiar!!! Mas isso é presente da “irmãzinha”bondosa. Fazer caridade com o chapéu alheio é muito bom para “aqueles” que estão na defesa do nosso querido Brasil.Que bom se eu e a maioria do Brasileiro tivesse uma “irmãzinha desta” que nos pagasse um plano de saúde!!! Sabe, que fazendo as contas, talvez, ficasse mais barato!!!

    1

  61. Carioca da gema

    -

    05/05/2012 às 20:54

    E por que ela iria agir na contramão do governo? Ela está no overno, pois não? Tem nepotismo, corrupção. apadrinhameno, sem vergonhice neste governo?
    Então. Ela tá certa.Tá na mão. Na Inglaterra eu já não sei.

  62. Lctama

    -

    05/05/2012 às 20:29

    Chico fez musicas inesquecíveis na decada de sessenta, porem se fosse realmente um bom escritor não precisaria mamar o leite derramado nas tetas de sua irmã ministra, se locupletando de nosso dinheiro, como tem feito todos estes petistas.

  63. juquinha

    -

    05/05/2012 às 20:18

    O livro é uma porcaria. Mas com respaldo legal da maninha, pras cucuias a moralidade! Vamos ajudar o Xico a pagar os impostos do apartamento de Paris…

  64. JAIME ROSA

    -

    05/05/2012 às 20:09

    São esses os perseguidos políticos que ainda estão tomando dinheiro do povo,uma cambada que mereceriam estar na cadeia,como o outro e este governo liberou geral para os ladrões, então estão fazendo a farra,Chico Buarque cantorzinho meia boca das elites que gostam de ouvir m…..

  65. augusto de oliveira martins machado

    -

    05/05/2012 às 20:04

    Chico Buarque de Olanda, quem diría, mais um que não conseguiu resistir ao canto da sereia, vulgo mamata.

  66. Teresinha

    -

    05/05/2012 às 19:58

    São as vantagens do idealismo comunista. O bem comum indo para os que
    interessam como propaganda. Pegou mal.

  67. borges

    -

    05/05/2012 às 19:54

    no fimda vida não precisava disso, que papelão

  68. Carlos A Ferreira

    -

    05/05/2012 às 19:53

    Mas, acho que esqueçeram, que o dinheiro para esse e outros financiamentos, é MEU (DO POVO PÔ).

  69. Maria Helena Domingues

    -

    05/05/2012 às 19:52

    Concordo com você Mari labatte: quanta coisa mais util para os brasileiros poderiam ser feitas com este dinheiro! quantos novos leitos para o sus! quantas bibliotecas basicas para nossos estudantes!

  70. Ricardo

    -

    05/05/2012 às 19:33

    Tudo quadrilha !! E de fazer inveja aos irmãos metralha!!!!

  71. Felipe Gresele

    -

    05/05/2012 às 19:26

    Nao te afastaste do calice…tu sabes que e imoral …..depois te chamam de safado vais ficar brabo …a maninha tambem…sempre se escorando….nao adianta…comunalha nunca aprende…

  72. Paulo Bento Bandarra

    -

    05/05/2012 às 19:25

    Quer dizer, sem dinheiro público ele não venderia. O contribuinte que vai pagar o pato. Esta turma gosta de um dinheiro alheio da qual são incapazes de gerar. Nestas horas os pobres não tem a menor importância.

  73. gilmar

    -

    05/05/2012 às 19:08

    Este sim bem como sua família viveram e vivem em berço esplendido e ainda precisam de dinheiro público para o comunista de hotel cinco estrelas(não em Cuba é claro)vender livros?? realmente esquerdismo e oportunismo devem ser sinônimos.

  74. joao paulo cansado

    -

    05/05/2012 às 19:02

    Um absurdo!!! Os livros vao ser distribuidos de graça? Claro que não, é maracutaia pura. Vamos investir nas escolas!!!!!!!!

  75. Mônica Marques

    -

    05/05/2012 às 18:45

    Gente!!! O Chico Buarque é artista como qualquer outro e não é porque ele é irmão da Ministra da Cultura que perde seu valor, sua historia e a possibilidade se ter investimento publico em sua carreira! Isso é o principio da igualdade! É Contitucional, legal, cultural!!! Será que agora Chico, Miúcha, Cristina e qq Buarque de Hollanda tem que ser penalizado?? Ignorância presumir que em função de notoriedade todo artista é milionário… e mesmo que fosse seria ilegal descriminar.
    Muita gente da cultura julga aparências, isso é mt perigoso! A superficialidade e a histeria coletiva é que induzem ao erro os fracos, preguiçosos, gente que não usa a cabeça um instante!
    Deixem o artista Chico Buarque de Holanda em paz!
    Valorizem esse homem que só orgulha e credencia a cultura brasileira no mundo, e como tal, tambem é digno de investimentos públicos!

  76. luis renato

    -

    05/05/2012 às 18:34

    Nada como o tempo prá mudar as pessoas. Que feio chiquinho, genial!

  77. Luiz Guimarães

    -

    05/05/2012 às 18:34

    Que baixeza de comentário. Ele foi um entre dezenas de outros que tiveram seu projeto aprovado.

  78. Marc Mendes

    -

    05/05/2012 às 18:32

    Carmba, moçada, estamos falando do Chico Buarque de Holanda…

  79. Geraldo Iunes Filho

    -

    05/05/2012 às 18:30

    Esta tudo em família. Uma mão lava a outra e as duas roubam o povo Brasileiro. Esta é ética do PT

  80. Alda

    -

    05/05/2012 às 18:28

    O colecionador de Jabutis alheios, bom compositor e escritor de araque pegando mais uma boquinha! Quer encher a cumbuca de uma vez? Vá derramar o seu leite azedo na ilha paraíso do companheiro FIDEL!!!!

  81. JOA

    -

    05/05/2012 às 18:22

    Isso é brincadeira. Será que esses artistas precisam mesmo do dinheiro do povo para subsidiar suas obras? E o retorno para o país, quanto será?

  82. CARA DE TACHO

    -

    05/05/2012 às 18:18

    ATÉ TÚ CHICO VIRA LATA?

  83. julio

    -

    05/05/2012 às 18:15

    O chico nem merce C maiúsculo. sua irmã prova que ratos também podem usar óculos

  84. gilmar

    -

    05/05/2012 às 18:09

    Com referencia a ‘Lourival – 05/05/2012 às 8:59′ vc chega ser medíocre, achar que um cara que pensa que é escritor e acha que Cuba é um sonho mas mora em Paris e precisa de dinheiro público para traduzir um livro de merda( é só ver o que vendeu), se junte a ele e ao PT e vão para o infern seu idiota.

  85. Alef

    -

    05/05/2012 às 18:03

    Qual será o benefício desta ação para o bem-estar cultural de nossa nação?

  86. Daniel Santos

    -

    05/05/2012 às 18:02

    Ta bom,relaxa e goza,não da mas pra relajar é menos gozar,
    o PT esta extrapolando o limite de responsavilidade Democratica

  87. rubens justo

    -

    05/05/2012 às 17:59

    Passarinho quando anda muito com morcego, à noite, começa a dormir de cabeça pra baixo.

  88. Ailton São Paulo

    -

    05/05/2012 às 17:57

    E minha decepção, desde o Jabuti, com esse Buarque, não para de crescer… No fundo, o que fica é o que está posto: amor ao dinheiro e à boa vida.

  89. ILLA

    -

    05/05/2012 às 17:51

    Serve para pendurá-lo no banheiro?Então manda ver…

  90. Fernando

    -

    05/05/2012 às 17:45

    VERGONHA ! Até quando vamos engolir essas maracutaias?

  91. ivanor

    -

    05/05/2012 às 17:09

    Nessa República é assim. Enquanto uma mão lava a outra as duas formam uma lavação de cachoeira.

  92. jose afonso

    -

    05/05/2012 às 16:56

    Por isso ele “atacava” os generais. Nao conseguia mamar nas tetas fardadas de Brasilia. Agora mama e esta feliz com o governo.

  93. Fernando Costa

    -

    05/05/2012 às 16:55

    Esse não é o Chico do período militar. É triste de ver como as pessoas mudam. A “irmã ministra”, só se meteu em confusão, desde que assumio o ministério.

  94. Antonio Carlos

    -

    05/05/2012 às 16:46

    Votaram no PT, agora aguentem sem chorar o rabo ardendo !

  95. LIMA

    -

    05/05/2012 às 16:40

    A PETRALHADA CONTINUA A MAMAR NO ERÁRIO. TRADUZIR PARA O CORSEANO? ISSO É UMA PIADA…

  96. Beneditino

    -

    05/05/2012 às 16:28

    Inacreditável como a esquerda, quando chega ao poder, repete, e amplia, as mesmas táticas da direita. Foi apenas uma troca de ditaduras? Jamais imaginaria um Buarque de Hollanda usando tais artifícios. Mesmo que legais, não me parecem éticos. Pai, afasta de mim esse cali-se!!!!!

  97. Felipe Moura Brasil

    -

    05/05/2012 às 16:19

    Cantem comigo a nova versão de “Paratodos”, de Chico Buarque, que eu rebatizo como “Paramim”:

    “Minha irmã era ministra / Me ajudava todo ano / E o meu ‘Leite derramado’ / Traduziu pro coreano / Nosso esquema é soberano / Sempre rende algum trocado…”

  98. lillyh

    -

    05/05/2012 às 15:48

    Comiss@o de etica para qualquer coisa publica no Brasil e uma verdadeira piada. E de muito mal gosto.

  99. luiz

    -

    05/05/2012 às 15:40

    Pro lourival das 859h:
    ACORDA CARA. GARANTO QUE VOCÊ TAMBÉM DEVE TER UMA TETA BEM GORDA PRA MAMAR.
    É OMEU DINHEIRO SUADO QUE VAI PRO LIXO. TÔ DE SACO CHEIO DE PAGAR IMPOSTO E VÊ-LO IR PRO LIXO.
    MANÉ…

  100. Mario

    -

    05/05/2012 às 15:34

    Nota tendenciosa…

  101. dom severino

    -

    05/05/2012 às 15:12

    Um escritor consagrado, assim como um cantor, não deveria apelar para recursos federais, para lançar os seus trabalhos, dentro e fora do país. Não é ilegal, mas não ético, sobretudo, quando o agente público que vai bancar um projeto de um escritor e cantor, tem na sua direção um parente ou um amigo próximo. É caso de Chico Buarque e Maria Bethania. Quem precisa e necessita do apoio dos governos, são os artistas iniciantes, que muitas das vezes, não dispõem de nenhum tipo de recurso para começar. Mas a usura dessa gente bronzeada, socialista e comunista, não tem limites. Chico Buarque é da mesma turma do Ziraldo, só falta agora ele buscar uma indenização, por ter “combatido” o regime militar. Podbre Brasil!

  102. Adilton

    -

    05/05/2012 às 15:07

    Que gasto inútil. Uma bagaça de livro sem relevância. Deveriam pedir patrocínio de uma indústria de papel higiênico coreana, para sair impresso no rolos. Olhem para o Brasil imbecis, aqui necessitamos de investimentos em cultura, cidades do interior carentes por investimentos em cultura.

  103. jose antonio

    -

    05/05/2012 às 15:01

    O garotão de olhos verdes que se diz fã e defensor dos Irmãos castros (mas gosta mesmo do luxo parisiense) deveria distribuir gratuitamente – e já traduzido – na ilha de Cuba… Tudo, evidentemente, financiado pelas arcas da qual sua querida irmã gerencia

  104. Cahuê

    -

    05/05/2012 às 14:18

    Escandaloso seria o Ministério da Cultura não apoiar a tradução da obra de um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos.

  105. CLAUDIO/NITERÓI

    -

    05/05/2012 às 14:01

    Assim é fácil ser comunista…ele deveria deixar de ser mesquinho e botar a mão no bolso para financiar algo do próprio interesse.

  106. Glederson

    -

    05/05/2012 às 13:55

    Isso diante do resto que acontece no Brasil é nada. Lauro quando a recopia lançou a tal serie Rei Davi foi feito tanto barulho, como se a meissora tivesse se tornado lider absoluta de audiencia ná média dia kkk, mas a o ultimo capitulo marcou apenas 011 pontos 2 segundo lugar e aqui nao se flw nada, Veja esta com medo da recópia??

  107. windsor borges

    -

    05/05/2012 às 13:53

    Estava demorando.Familia que se corrompe unida…….permanece unida, não é Chico Jabuti

  108. DAVID NOMERO DE MACEDO

    -

    05/05/2012 às 13:49

    NÃO QUEREMOS GOVERNABILIDADE, QUEREMOS HONESTIDADES, CUSTE O QUE CUSTAR….. A MINISTRA TEM DE IR PARA RUA…..SÓ ASSIM ELA VEDERÁ O LIVRO DO IRMÃO QUERIDO…..SEM FINACIAMENTO PUBLICO.

  109. DAVID NOMERO DE MACEDO

    -

    05/05/2012 às 13:44

    ESSAS COISAS VELHAS DE MUSEU……QUEM VAI LER ISSO NA ASIA…….FARRA COM DINHEIRO PUBLICO, QUEDÉ A DILMA????? FAXINA E LIXO EMBAIXO DO TAPETE É FEIO.

  110. Inácio Dantas

    -

    05/05/2012 às 13:41

    Boa tarde
    Também quero esse mimo. Também sou escritor, com livros no Brasil e no México (em espanhol), e gostaria também de ter um dos meus livros traduzidos para o coreano, lançado na Coreia, obviamente, patrocinado pelo governo. Também sou brasileiro, também pago impostos, (desculpem a repetição do “também”) e também quero, apesar de não ter uma irmã ministra. Ana de Hollanda, aguardo sua resposta ao meu singelo pedido!
    Respeitosamente,
    Prof. Inácio Dantas

  111. Walter Luz

    -

    05/05/2012 às 13:38

    Joga uma vida na lama, apague de mim o teu cálice.

  112. Sergio

    -

    05/05/2012 às 13:37

    ^leite derramado” da teta de quem?

  113. Ivan Clemente

    -

    05/05/2012 às 13:36

    Sr Lourival, vergonha é deixar artistas passando fome e sem oportunidades. Faltou ética, faltou vergonha na cara. Quem ensina isso para vocês, é o Lula? Gosto do trabalho do Chico, porem não posso deixar passar esse episódio.

  114. João Lourenço

    -

    05/05/2012 às 13:24

    Lamentável que Chico aceite qualquer tipo de facilidades com o dinheiro do povo envolvido.Acho que esta mulher já deu tantas provas de que não é de trabalhar e não possui ética e moral.

  115. F .Bacarias

    -

    05/05/2012 às 13:20

    Os pilantras estão no poder.

  116. arnaldo guevara

    -

    05/05/2012 às 13:09

    OS ASSALTANTES DE BANCO, SINDICALISTAS DE BUTEQUIM E COMUNISTAS DE IPANEMA GANHARAM A GUERRA CONTRA OS PAGADORES DE IMPOSTOS.

  117. Luiz Siqueira

    -

    05/05/2012 às 12:52

    Em outros tempos estariam fazendo o maior barulho pelo favorecimento, hoje adotam aquilo que no passado teriam reprovado. Será que o Sr. Chico Buarque não tem competencia para lançar seu livro no exterior? Porque será que nenhuma editora se interessou em faze-lo? Tem que se valer das benesses do governo? Esse é o pais das esquerdas festivas.

  118. TONINHO MINEIRO

    -

    05/05/2012 às 12:48

    Mais uma vergonha!

  119. Adriano

    -

    05/05/2012 às 12:47

    Não têm obstáculos legais, morais, éticos… É uma farra.

  120. Jose Maria

    -

    05/05/2012 às 12:38

    Aos amigos, os favores da lei. Aos inimigos, os rigores da lei. Como dizia o saudoso Prof. Raimundo: “Queria ter uma irmã assim”.

  121. Thor

    -

    05/05/2012 às 12:28

    E aí Chico ?!?!?! Quem te viu, quem te vê ?!?!?!

  122. Fernando Albino2

    -

    05/05/2012 às 12:22

    O chico foi um dos maiores artistas contra o regime militar compondo várias músicas para assanhar o povo a favor do regime comunista ! Agora que a bagunça esta generalizada pq não compõe musicas para consertar ou esta plenamente de acordo com a situação que ajudou a criar ? Artista terrorista !

  123. marco antonio do pra

    -

    05/05/2012 às 12:21

    Lamentável, até tu chico….

  124. José Roberto S.Dias

    -

    05/05/2012 às 12:19

    A ética ficou no passado gravada e perdida,juntos com outros,queimada no fogo do poder. Que pena que o leite derramou…

  125. Georgia Gomes

    -

    05/05/2012 às 12:19

    Marxistas reais, todos iguais!Um grande petista, amigo de Lula. Lógico, um grande artista, mas a atitude amoral: nepotismo.

  126. Icaro S. Paulino

    -

    05/05/2012 às 12:19

    Lamentável este tipo de discussão, pois pelo menos o dinheiro do financiamento ajudará na divulgação da literatura brasileira.
    Quando o então ministro Serra ajudou a sua filha e seu genro ninguém falou nada. Ah, já sei, talvez por que foi tudo por debaixo do pano.

  127. Juliana

    -

    05/05/2012 às 12:19

    Chico merece tudo. É um “deus”.
    Tem talento e é engajado em causas sociais.
    Tem muito vagabundo sem talento recebendo dinheiro do governo.
    Mas, Chico é o que temos de melhor.

  128. marina silva

    -

    05/05/2012 às 12:18

    Esses deveriam usar oleo de peroba como hidrantante tamanha cara de pau!

  129. augusto

    -

    05/05/2012 às 12:17

    Chico: Vai trabalhar, vagabundo! Deixa de ociosidade e de cantar a mulher dos outros.

  130. Eduardo

    -

    05/05/2012 às 12:09

    A irmã do chico jabuti deveria saber que nem tudo que é legal é moral.Mesmo liberada pela comissão frenetica pública Aquela senhora deveria ter é vergonha na cara.O dinheiro não é dela. É de todos os brasileiros, meu inclusive e não dou a ela o direito de molhar a mão do irmão com ele.

  131. eder

    -

    05/05/2012 às 12:09

    Chico não é petista de graça….$$$$$.

  132. José Teixeira Filho

    -

    05/05/2012 às 12:07

    Com o PT os comunistas se assanham. A ministra do Chico é pior que a Ideli Salvatti. Comunistas de Ipanema. É duro quando um artista famoso entra em declínio irreversível. A ministra só vai “a trabalho” para o Rio nos finais de semana. Ai ela ganha diárias, mesmo morando no seu apartamento. Até onde vamos?

  133. aLEX

    -

    05/05/2012 às 11:58

    É ISTO CHICO, QUE BONITO NÉ??? ÉS IGUAL AQUELES QUE TANTO CRITICASTES NA É POCA DO REGIME MILITAR, AGOTA TIRA A TUA CASQUINHA DA CORRUPÇÃO GERAL.

  134. Jorge RJ

    -

    05/05/2012 às 11:58

    Artistas apoiam DESgovernos e são capazes de justificar aqueles que “sujam a mão de merda” e depois conseguem ajuda do DESgoverno que apoiam (este exemplo é do ator global, como vcs já devem ter identificados). Pois é, Chico (aquele que um dia foi um dos chicos que eram unanimidade, lembram-se?) agora aceita favores do governo que elogiou (segundo ele, governo que fala fino com Bolívia e fala gross com EEUU). Devido aos conflitos de interesse, fica difícil não fazer-se ilações e especular se a irmã ministra não chegou ali graças ao apoio que certamente influencia determinada classe de “intelectuais de esquerda” e garante votos numa eleição decidida por um percentual pequeno de votos válidos. Da mesma forma, fica difícil, mais uma vez devido ao conflito de interesses, não levar-se em consideração a hipótese de que houve favorecimento não republicano ao irmão famoso. Que pena ver, once upon a time, Chico unanimidade nacional. O outro chico, que Deus o tenha bem, deve estar tão decepcionado quanto eu, que um dia confesso ter sido fã desse agora não mais artista unânime.

  135. Matheus Magalhães da Silva

    -

    05/05/2012 às 11:54

    Grande coisa que o Chico está na história, está colocando boa parte de sua integridade no lixo.

  136. Wilson Vaccari

    -

    05/05/2012 às 11:48

    Ao leitor Lourival aí embaixo quero dizer que também considero Chico um excepcional artista e um dos maiores poetas brasileiros atuais. Mas isso não me impede de dizer que comecei a desprezá-lo quando ele passou a apoiar explicitamente o saque ao Erário que virou institucionalizado sob o lulopetismo. E que o desprezo ainda mais agora que ele se aproveita da irmã ministra para tirar umas casquinhas do poder. Apesar de artistas dessa laia, amanhã há de ser outro dia…

  137. BrasilHipocrita

    -

    05/05/2012 às 11:47

    Ate tu Brutus o que??? Fica todo mundo reclamando das reportagens agora se coloque na situaçao e diga se nao iria tirar vantagem?? IRIA SIM… deixem de lero lero… nascemos e fomos criados na politica da corrupçao onde o dinheiro e a influencia falam mais alto…
    A grande revoluçao do Brasil nao ocorreu e nem vai ocorrer, pq eh uma tipo de revolução social onde as pessoas chegam no fundo do poço… como aconteceu na grande depressao de 1929 aqui na America.
    Nao acho correto a ajuda que ele está recebendo da irmã mas acho mais HIPOCRITA a maneira que as pessoas gostam de jogar pedra.
    Brasil uma nação sem solução!!!

  138. luiz de zorzi ziza

    -

    05/05/2012 às 11:46

    Desde que escancaradamente transparente e mais realista que o rei….
    Considere o escritor como um exemplo nacional, com muito cuidado!!!

  139. jj

    -

    05/05/2012 às 11:42

    1º A matéria diz que vai receber, entendo que ainda não recebeu.
    2º Financiamento p/ a tradução, entendo que não é doação.
    3º Amparado pela comissão de ética.Se estiver errado, então conclua uma obra e divulgue naquela continente.

  140. MMM

    -

    05/05/2012 às 11:41

    Falta pouco para a CPI. Boa sorte.

  141. HIldeberto Aquino

    -

    05/05/2012 às 11:35

    Esse verdadeiramente não é o Chico que conheci. Estaria tão decadente a ponto de recorrer a esse tipo de “ajuda”? Que decepção!

  142. Cláudio

    -

    05/05/2012 às 11:26

    Por ventura os comunistas agem de forma diferente nos países em que
    estão no poder? nenhuma novidade.

  143. Vicente Portella

    -

    05/05/2012 às 11:25

    Chico não precisava disso… Porque a Editora não paga a tradução e pronto? Seria uma boa forma de preservar nossos grandes talentos, né?

  144. ANTONIO FELIX

    -

    05/05/2012 às 11:18

    CHICO BUARQUE, você está se candidatando para o “lixão” da história junto com seus comparsas do PT!!!
    Toma vergonha na cara seu dissimulado. Vai prá CUBA viver seu sonho.

  145. gaúcha indignada

    -

    05/05/2012 às 11:16

    E ninguém vai PRESO???????? Eu não acredito!!!!

  146. padua

    -

    05/05/2012 às 11:12

    Um empurrão daqui, um empurrão de lá.E assim vamos tocando.

  147. AlexRio

    -

    05/05/2012 às 11:12

    Concordo com o Lourival abaixo.

    Chico Buarque de Hollanda é um tesouro nacional do Brasil pela sua obra, independente de suas tendencias politicas.(assim como, por exemplo, Oscar Niemeyer, de outra área) A nota é mesquinha e pequena mesmo.

    É só.

  148. Augusto B. Marques

    -

    05/05/2012 às 11:05

    E ainda tem gente falando que a nota tem tons de mesquinharia. MAS EU NÃO ESTOU FALANDO QUE PETRALHAS NÃO TEM jeito mesmo …

  149. Gustavo

    -

    05/05/2012 às 11:05

    Depois o Chico escreve e canta musica contra a ditadura militar. O que é pior Ditadura ou favorecimento e corrupção
    ?????

  150. antonio carlos santos

    -

    05/05/2012 às 10:58

    Um homem inteligente, que continua na contra-mão da historia apoiando comunismo e comunistas, apesar do legado genocida da ideologia, OBVIAMENTE tem interesses pessoais e econômicos nesta pantomima.

  151. ABRRÃO XAVIER

    -

    05/05/2012 às 10:51

    E qual foi o motivo que levou Chico a apoiar a Dilma tão fortemente na eleição de presidente?
    Infelizmente Chico Buarque é mais um dos “comprados” por Lula e pelo PT. Os outros foram a UNE, que se transformou numa entidade corrupta, os sindicatos, as federações sindicais e os partidos políticos da tal base de apoio.

  152. Ana

    -

    05/05/2012 às 10:50

    O Chico preciosa de ajuda? Só na mente doentia da veja…

  153. geraldo

    -

    05/05/2012 às 10:48

    Comissão de Ética???? Onde tem ética no Brasil…..nem entre os índios

  154. geraldo

    -

    05/05/2012 às 10:47

    Esse chico não é mais aquele do período pré PT. Fazia musica, foi endeusado até ter a oportunidade de avançar no dinheiro público….para isso é que veio o poder para as mãos do povo?

  155. Ney S. Monteiro

    -

    05/05/2012 às 10:18

    Depois da alteração de leis para criar o benefício ao Lulinha, tudo é possível nesse governo.
    Veja quanta gente de salário mínimo está ganhando fortunas nos cargos comissionados.
    Os petistas são a nova burguesia.

  156. Erasmo Russo

    -

    05/05/2012 às 10:16

    O grande Chico está quebrado? Ele não tem dinheiro para pagar a tradução do livro que vai render para ele mesmo? O que eu tenho com isto que tenho que entrar no racha em forma de impostos? Acorda ministra!!!! Você é ministra de nós brasileiros e não de seu irmão que pode muito bem pagar suas próprias despesas. Lamentável!!!!!!!!!!!

  157. nazah lisboa

    -

    05/05/2012 às 9:56

    gosto muito do chico,mas daí a ter obra bancada pelo ministério da culturaé um verdadeiro exagêro e falta de concideração com tantos outros artistas de diversos seguimentos que estão lutando por patrocinio dentro do nosso país,para obras diretamente ligadas a nossa realidade,tá faltando um diálogo mais simples e do povo verdadeiramente.

  158. Rubens

    -

    05/05/2012 às 9:50

    Em 2010, o Leite Derramado, foi o vencedor do Prêmio Jabuti, o mais importante prêmio literário do Brasil. Então é natural que a Biblioteca Nacional aprove o financiamento para a sua tradução. Escandaloso seria se não o fizesse. O fato de Ana de Holanda ser irmã do autor não o ajuda, só o atrapalha. Se ela não fosse Ministra da Cultura, não haveria necessidade de o apoio ter de ser submetido ao Conselho de Ética Pública.

  159. Porco capitalista

    -

    05/05/2012 às 9:49

    Pena dos coreanos que terão acesso ao lixo. Os brasileiros já são lesados há muito tempo por esses “éticos”.

  160. André Assaf

    -

    05/05/2012 às 9:41

    Se o livro é tão bom porque precisa de dinheiro público pra ser traduzido? nao dá lucro?

  161. Heitor

    -

    05/05/2012 às 9:34

    Não tem obstáculos legais, pois, morais nunca tiveram, mesmo. Tomara que joguem o livro no lixo.

  162. elis costa

    -

    05/05/2012 às 9:33

    Até tu brutus? Que triste!

  163. Heitor

    -

    05/05/2012 às 9:32

    Cambada de LIXO!

  164. Mari Labbate *44 Milhões*

    -

    05/05/2012 às 9:15

    NOJO: MARCO REGULATÓRIO DA COMUNICAÇÃO! Convido TODOS artistas-sérios-brasileiros a defenderem a IMPRENSA-LIVRE! Esses patetas-comunistas avançaram o SINAL-VERMELHO: atropelaram a Liberdade. Vamos reagir! A DIREITA VIVE, senhor Rui Falcão! Agora estamos no CENTRO e muito saudáveis! Viva a Revista VEJA! Mari Labbate

  165. Lourival

    -

    05/05/2012 às 8:59

    NChico eh um dos maiores artistas do mundo, uma pessoa que ja esta na historia. Decepcionante o tom mesquinho desta nota.

  166. Mari Labbate *44 Milhões*

    -

    05/05/2012 às 8:42

    FORA, SANGUESSUGAS CHICO BUARQUE E ANA DE HOLLANDA! Os coreanos ficarão mais “inteligentes”, ao lerem esse livro “Leite Derramado”? ORA! TENHAM VERGONHA NA CARA! Financiamento desse livro = cestas básicas abortadas. Essa é a Verdade!

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados