Pacheco mostra a Lula onde o calo aperta no Congresso
Os presidentes do Senado e da República conversaram a sós durante mais de uma hora na noite desta quinta, no Palácio da Alvorada
Convidado por Lula para uma conversa no Palácio da Alvorada na noite desta quinta, Rodrigo Pacheco falou a sós com o petista por mais de uma hora. O Radar apurou que o bate-papo ocorreu em tom ameno, apesar das recentes divergências políticas entre o presidente do Senado e o Governo Federal, como a questão da desoneração da folha.
Durante o encontro, o senador mineiro apresentou a Lula suas preocupações com a reoneração dos municípios e de 17 de setores com alta empregabilidade e com a dívida dos estados — problema para o qual o Planalto promete um projeto desde o fim do ano passado. Pacheco apontou ao anfitrião que essas questões impactam diretamente na relação do Executivo e do Congresso com prefeitos, govenadores e importantes setores da economia.
O presidente do Senado destacou ainda que, para além da questão orçamentária e fiscal, o componente político envolvendo essas preocupações também merece a atenção do Planalto, e pediu uma solução rápida para os pontos — uma vez que o STF concedeu liminar a pedido do governo para suspender trecho da lei aprovada pelo Congresso.
Após a conversa reservada, os dois foram jantar com outros ministros e líderes do governo no Congresso. O Radar apurou que Pacheco deixou a reunião confiante e satisfeito com o compromisso do petista de que os temas serão tratados como prioridade e que uma solução será apresentada o mais rápido possível.