O Bem-Amado
| Título: | O Bem-Amado |
| Autor(a): | Dias Gomes |
| Editora: | BERTRAND BRASIL |
| Ano: | 2014 |
| Páginas: | 126 |
O autor, responsável por retumbantes êxitos teatrais e cuja obra tem por denominador comum a contestação política e social, fornece ao leitor um irresistível retrato dos costumes da vida de um lugarejo do interior baiano, ordeiro e pacífico, para inauguração de um cemitério – plataforma política de seu ambicioso prefeito, Odorico Paraguaçu. O problema: ele precisava providenciar um morto.
Odorico, o Bem-Amado, é a encarnação, em escala provinciana, de personagens bem mais sinistros da vida política latino-americana, ditadores, caudilhos, demagogos de todos os tipos, e cujo perfil ora cômico, ora patético, a rica imaginação do autor delineia de forma precisa e contundente.
Naturalmente, o protagonista é também um ser humano em crise. O vácuo entre suas pretensões de grandeza, que comicamente se revelam na empolada linguagem, e a triste realidade de uma região, para ele frustrantemente subdesenvolvida, acentuam as contradições de sua existência e da própria política que ele representa e personifica.
Odorico, o político, o doutor, o tribuno, Odorico, o Grande, o Pacificador, é a engraçada e irônica versão da realidade política brasileira e latino-americana como os Somozas, os Pinochets, os Batistas, os Videlas e outros mais bem-conhecidos do público brasileiro, uns mais, outros menos “simpáticos”, mas todos com o mesmo objetivo: inflar o próprio ego à custa do povo.
O Bem-Amado , sátira cristalina e contundente, é outra manifestação do criativo talento do mestre do teatro de contestação política e social que é Dias Gomes, de quem já tivemos peças igualmente aclamadas, como O Rei de Ramos , O Santo Inquérito e O Pagador de Promessas .
Messi se despede da Argentina com duas assistências e um gol na vitória sobre o Benin
Pesquisa testa disputa de segundo turno entre Flávio e Lula no terceiro maior colégio eleitoral do país
TSE marca para quinta-feira julgamento que pode definir eleição no Rio
Debate seria melhor para Lula ou Flávio? O que diz CEO de instituto de pesquisa
Quais são os caminhos para Lula no segundo turno, segundo CEO de instituto de pesquisa
Nova pesquisa Datafolha testa disputa de segundo turno entre Flávio e Lula na capital federal
Nova pesquisa testa a disputa Flávio Bolsonaro x Lula no segundo turno pela primeira vez
A preocupação de time de Lula com primeiras pesquisas do segundo turno
A nova pesquisa sobre a disputa Flávio x Lula no terceiro maior colégio eleitoral do Centro-Oeste





