Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Lula vence Bolsonaro e é eleito presidente da República

Petista é o primeiro a ser eleito presidente três vezes, enquanto o atual mandatário se torna o primeiro a não ser reeleito para o cargo

Por Da Redação Atualizado em 30 out 2022, 21h44 - Publicado em 30 out 2022, 16h45
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 77 anos, foi eleito neste domingo, 30, o 39ª presidente da República do Brasil. O petista, que já havia governado o país por dois mandatos entre 2003 e 2010, venceu o presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno com uma diferença de cerca de 2 milhões de votos, a menor desde a redemocratização — com 99,98% das urnas apuradas, Lula tem 50,90% dos votos (60.333.057 votos) contra 49,10% (58.199.287 votos). Lula é o primeiro a ser eleito presidente da República três vezes, enquanto Bolsonaro se tornou o primeiro incumbente a ser derrotado em busca da reeleição.

    Publicidade

    Além de Lula, doze governadores foram eleitos neste domingo: Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), em São Paulo; Eduardo Leite (PSDB), no Rio Grande do Sul; Jorginho Mello (PL), em Santa Catarina; Renato Casagrande (PSB), no Espírito Santo; Jerônimo Rodrigues (PT), na Bahia; Fábio Mitidieri (PSD), em Sergipe; Paulo Dantas (MDB), em Alagoas; João Azevêdo (PSB), na Paraíba; Raquel Lyra (PSDB), em Pernambuco; Wilson Lima (União Brasil), no Amazonas; Coronel Marcos Rocha (União Brasil), em Rondônia; e Eduardo Riedel (PSDB), no Mato Grosso do Sul.

    Publicidade

    Acompanhe abaixo como foi a apuração do segundo turno:

     

    Publicidade

    21h38 – Fábio Faria é o primeiro ministro a se manifestar após derrota

    Publicidade

    Ministro das Comunicações do governo Bolsonaro, Fábio Faria se manifestou no Twitter após a confirmação da vitória do presidente eleito Lula. Ele publicou uma foto ao lado de Jair Bolsonaro e escreveu que o presidente “resgatou o nosso orgulho de ser brasileiro”. 

     

    Publicidade

    21h26 – Alexandre de Moraes diz já ter conversado com Lula e Bolsonaro

    Publicidade

    O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, afirmou ter conversado com os dois candidatos à Presidência após a confirmação da eleição de Lula. “Liguei para falar com ambos. Conversei com Lula, com atual presidente Bolsonaro, dizendo que a Justiça estava apta. E cumprimentando ambos por participar do grande momento da democracia, que são as eleições”, disse Moraes.

     

    Publicidade

    21h24 – Rosa Weber fala em eleição como ‘vitória do espírito democrático’

    “Hoje mais uma vez estamos a celebrar a democracia, o princípio democrático, a vitória do espírito democrático”, disse a presidente do STF na sede do TSE. “O STF continuará firme e coeso na defesa da democracia e do estado democrático de direito. Que o presidente e vice eleitos recebam meus cumprimentos”, declarou a ministra.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

     

    Publicidade

    21h22 – Leia a íntegra do discurso de Lula

     

    Publicidade

    21h21 – Veja como foi o pronunciamento de Lula após a vitória:

     

    Publicidade

    21h21: Discurso de Lula: vitória de frente ampla

    “Essa não é uma vitoria minha, do PT e nem dos partidos que me acompanharam. É a vitória de um imenso movimento democrático que se formou acima dos interesses políticos”

     

    Publicidade

    21h20: Discurso de Lula: a ‘ressurreição política’

    “Quero dar os parabéns às pessoas que votaram em mim porque eu me considero um cidadão que teve um processo de ressurreição na política brasileira. Tentaram me enterrar vivo e eu estou aqui para governar esse país”.

    “Sempre achei que Deus foi muito generoso comigo para permitir que eu saísse de onde eu sai e chegasse aonde cheguei”.

    “Não enfrentamos um adversário, não enfrentamos um candidato, enfrentamos a máquina do estado brasileiro colocada a serviço de um candidato, para impedir que eu vencesse a eleição”.

    Continua após a publicidade

     

    Publicidade

    21h19 – Discurso de Lula: acenos à pacificação do país

    “A partir de janeiro, vou governador para 215 milhões de brasileiros e brasileiras e não apenas para aqueles que votaram em mim. Não existem dois tipos de brasileiros, existe apenas um”.

    “Não interessa a ninguém viver numa família onde reine a discórdia. A ninguém interessa viver em um país dividido e em permanente estado de guerra. Esse povo está cansado de enxergar no outro um inimigo. É hora de baixar as armas que foram empunhadas. Armas matam e nós escolhemos a vida”.

    “Orgulho do verde e amarelo que sempre tivemos. Esse verde amarelo não pertence a ninguém que não seja o povo brasileiro”.

     

    Publicidade

    21h17 – O papel decisivo de Janones na eleição de Lula

    A SERVIÇO DE DEUS - Janones e Lula: a aliança foi celebrada pelo PT como uma grande conquista -

    Em um mundo digital amplamente dominado por bolsonaristas, um político com dez milhões de seguidores nas redes foi um dos grandes articuladores do PT nas redes sociais nesta eleição. O deputado federal André Janones (Avante-MG) distribuiu fake news e baixarias, foi processado por ofensas e bateu muita boca dentro e fora do Twitter.

    Continua após a publicidade

     

    Publicidade

    21h16 –  Bolsonaro chega ao Alvorada após confirmação de derrota nas eleições

    Derrotado nas eleições deste domingo, o presidente Jair Bolsonaro chegou pouco depois das 21h ao Palácio da Alvorada, em Brasília. O comboio presidencial evitou a entrada principal do palácio, que está tomada por jornalistas. Um grupo de cerca de 40 apoiadores do presidente, em sua maior parte trajados de verde e amarelo, está em uma barreira policial próxima à residência oficial do presidente da República.

     

    Publicidade

    21h14 – Moraes ressalta redução na abstenção no segundo turno

    “É importante destacarmos que tivemos uma diminuição da abstenção do segundo turno em relação ao primeiro. Em todas as anteriores eleições houve aumento. Além da menor abstenção, houve diminuição de votos de votos brancos e nulos. O maior percentual de votos da história republicana desde a redemocratização. Outra informação inportantissima: não houve aumento de abstenção no Nordeste”, disse Moraes, que repetiu que o TSE investigará as ações da PRF na região. O presidente do TSE foi saudado e ovacionado, aos gritos de “Xandão”.

     

    Publicidade

    21h08 – Os dois ministros do STF ausentes no TSE

    Apenas dois ministros do Supremo Tribunal Federal não foram à sede do Tribunal Superior Eleitoral, onde o presidente da Corte, Alexandre de Moraes, falou à imprensa após a confirmação da vitória de Lula: André Mendonça e Nunes Marques, os dois ministros indicados pelo derrotado Jair Bolsonaro ao Supremo.

     

    Publicidade

    20h56 – Apesar do ‘TIC, TAC’, profecias de Ciro Nogueira falharam

    Ministro da Casa Civil do governo Bolsonaro firmou acordos importantes nos estados, mas não foram suficientes para garantir a vitória do presidente, o primeiro a não conseguir a reeleição.

     

    Publicidade

    20h50 – Lula começa pronunciamento após vencer eleições

     

    Publicidade

    20h46 – Radar: Bolsonaro se isola e não atende nem auxiliares próximos

    “As redes dele estão em silêncio e ele se isolou. Ninguém sabe o que fará”, diz um aliado do presidente, derrotado por Lula no segundo turno presidencial deste domingo.

    Continua após a publicidade

     

    Publicidade

    20h45 – ‘Eleição livre, justa e confiável’, diz Biden sobre vitória de Lula

    JOE BIDEN

    “Parabéns a Luiz Inácio Lula da Silva por ser eleito o próximo presidente do Brasil após um processo eleitoral livre, justo e confiável. Espero trabalhar juntos para continuar a cooperação entre nossos países nos próximos meses e anos”, escreveu o democrata em nota à imprensa.

     

    Publicidade

    20h40 – Sergio Moro fala em democracia e diz que estará na oposição em 2023

    Senador eleito e ex-juiz responsável por condenar Lula à cadeia na Lava-Jato, Sergio Moro afirmou neste domingo, após a confirmação da vitória do algoz petista para um terceiro mandato presidencial, que estará no bloco oposicionista a partir de 2023. “A democracia é assim. O resultado de uma eleição não pode superar o dever de responsabilidade que temos com o Brasil. Vamos trabalhar pela união dos que querem o bem do País. Estarei sempre do lado do que é certo! Estarei na oposição em 2023, respeitando a vontade dos paranaenses”, disse em uma rede social.

    Depois de ter rompido com Bolsonaro após acusações de que o mandatário buscava interferir na Polícia Federal, Moro se aproximou do ex-chefe e chegou a aconselhá-lo nos debates presidenciais do segundo turno.

    Continua após a publicidade

     

    Publicidade

    20h35 – Veja como foi a live especial de VEJA, com análises durante a apuração dos votos:

     

    Publicidade

    20h32 – Primeiro-ministro português se diz entusiasmado por ‘trabalho conjunto’ com Lula

    O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, também se manifestou sobre a eleição no Brasil. “Encaro com grande entusiasmo o nosso trabalho conjunto nos próximos anos, em prol de Portugal e do Brasil, mas também em torno das grandes causas globais”, tuitou Costa.

     

    Publicidade

    20h30 – Cristina Kirchner diz que Lula ‘devolve alegria’ à América do Sul

    Vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner parabenizou Lula pela eleição. “Agradeço o povo do Brasil. Agradeço o companheiro Lula por devolver a alegria e a esperança a nossa América do Sul”, escreveu no Twitter.

     

    Publicidade

    20h29 – Presidente do Chile também felicita Lula

    “Lula. Alegria!”, tuitou o presidente do Chile, Gabriel Boric, também felicitando o novo presidente do Brasil. Boric, que também é de esquerda, foi eleito em março deste ano.

     

    Publicidade

    20h27 – Emmanuel Macron, presidente da França, manda mensagem a Lula

    O presidente da França, Emmanuel Macron, parabenizou Lula pela vitória e disse que a eleição do petista “dá início a um novo capítulo da história do Brasil”. “Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países”, publicou o francês no Twitter.

     

    Publicidade

     

    Publicidade

    20h24 – Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) parabeniza Lula

    O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que declarou voto em Lula na corrida presidencial, parabenizou o petista pela vitória deste domingo. “Parabéns Lula pela vitória. Venceu a Democracia, venceu o Brasil!”, disse o tucano em uma postagem nas redes sociais.

     

    Publicidade

    20h19 – A mensagem do argentino Alberto Fernández para a vitória de Lula

    Presidente usou redes sociais para se colocar disponível como ‘companheiro para trabalhar e sonhar alto com o bem estar de nossos povos’

     

    Publicidade

    20h17 – Antes de resultado oficial, colombiano Petro foi primeiro líder a saudar Lula

    Enquanto cerca de 95% das urnas estavam apuradas neste domingo, 30, Petro usou as redes sociais para celebrar “Viva Lula”, algo incomum para chefes de Estado, que normalmente aguardam a confirmação oficial.

     

    Publicidade

    20h15 – Condução responsável da economia será grande desafio de Lula 

    Vago em seu plano de governo, o presidente precisa sinalizar compromisso com responsabilidade fiscal em um cenário interno e externo cheio de desafios. Leia análise.

     

    Publicidade

    20h12 –  Vontade da maioria jamais deverá ser contestada, diz Lira após vitória de Lula

    Depois de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter confirmado matematicamente a vitória de Lula (PT) sobre Jair Bolsonaro, (PL), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-AL), fez um pronunciamento na residência oficial, em Brasília. “O Brasil deu mais uma demonstração da vitalidade da sua democracia, da força das suas instituições e de nosso povo. A vontade da maioria manifestada nas urnas jamais deverá ser contestada e seguiremos em frente na construção de um país soberano, justo e com menos desigualdades”, disse ele, que estava acompanhado de parlamentares, entre eles o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (Progressistas-PR).

     

    Publicidade

    19h57 – LULA É ELEITO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

    Brazilian former President (2003-2010) and presidential candidate for the leftist Workers Party (PT), Luiz Inacio Lula da Silva, speaks during a press conference in Sao Paulo, Brazil, on October 24, 2022. - Veteran leftist Luiz Inacio Lula da Silva said he is keeping an eye on poll numbers showing his lead narrowing over far-right incumbent Jair Bolsonaro for Brazil's October 30 presidential runoff but is confident he will win. (Photo by Miguel Schincariol / AFP)
    (Miguel Schincariol/AFP)

    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente da República neste domingo, 30. O petista, que já havia governado o Brasil entre 2003 e 2010, voltará ao Palácio do Planalto em 2023. Lula é o primeiro a ser eleito três vezes presidente no país; Jair Bolsonaro é o primeiro presidente no cargo a não ser reeleito. Com 98,81% das urnas apuradas, Lula recebeu 50,83% dos votos contra 49,88% de Bolsonaro. 

    Derrotado nas eleições presidenciais, Bolsonaro teve pelo menos 6,67 milhões de votos a mais do que amealhou no primeiro turno. Lula ampliou seu desempenho frente à primeira etapa da votação em 2,46 milhões de votos.

     

    Publicidade

    19h57 – Quem carregará o bolsonarismo após a derrota do presidente

    Apesar de não ter saído vitorioso neste segundo turno, Jair Bolsonaro elegeu nomes de peso para o Congresso e terá aliado no maior colégio eleitoral do país

     

    Publicidade

    19h44 – O petismo pode ter enterrado de vez o carlismo na Bahia

    Mesmo em sua estreia eleitoral, Jerônimo Rodrigues superou ACM Neto, principal herdeiro da família mais tradicional da política no estado

     

    Publicidade

    19h39 – Lula vira sobre Bolsonaro em Minas Gerais

    Com 93,95% das urnas apuradas, o ex-presidente Lula assumiu a liderança entre os votos de Minas Gerais, o estado onde todos os presidentes da República já eleitos venceram as eleições. O petista tem 50,04% dos votos contra 49,96% do presidente Jair Bolsonaro.

     

    Publicidade

    19h32 – Abstenção no segundo turno é de 20,52%

    TSE informa que, com mais de 96% das urnas apuradas, abstenção chega a 20,52%, patamar parecido com o primeiro turno, quando 20,95% dos eleitores não compareceram às urnas.

     

    Publicidade

    19h31 – Haddad amarga a terceira derrota consecutiva em disputas eleitorais

    Ex-prefeito de São Paulo perdeu eleição municipal paulistana em 2016 ainda no primeiro turno, foi derrotado por Jair Bolsonaro na corrida presidencial de 2018 e, em 2022, viu o adversário Tarcísio de Freitas (Republicanos) ser eleito governador de São Paulo.

     

    Publicidade

    19h30 – Jerônimo Rodrigues derrota ACM Neto e estende hegemonia do PT na Bahia

    EX-AZARÃO - Jerônimo: o candidato petista surpreendeu no primeiro turno -

    Em sua estreia eleitoral, o ex-secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues (PT), venceu ACM Neto e se tornou o novo governador da Bahia. O petista estende o mandato do partido no estado, que governa desde 2007, numa vitória por 52,5% a 47,5%, confirmada com mais de 96% das urnas apuradas.

     

    Publicidade

    19h29 – Vitória de Tarcísio em SP foi aposta certeira de Gilberto Kassab

    JOGADA - Gilberto Kassab: o cacique do PSD investe no tucano Eduardo Leite ao Planalto, enquanto faz acenos ao PT -

    Conhecido nos bastidores por sua habilidade para fazer acordos e seu tino para antecipar para onde vão os ventos da política, o ex-ministro e presidente do PSD, Gilberto Kassab, confirmou sua fama de “oráculo político” com a eleição do bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos) para o governo de São Paulo neste domingo.

     

    Publicidade

    19h28 – Por que o eleitorado paulista preferiu o “forasteiro” Tarcísio de Freitas

    Além de surfar na ainda forte onda bolsonarista, ex-ministro do governo Bolsonaro viu candidatura decolar após costura de importantes apoios, como o do PSD e o do PSDB. Ele venceu Fernando Haddad e governará o estado mais rico e populoso do país a partir de 2023.

     

    Publicidade

    19h25 – Tarcísio de Freitas (Republicanos) é eleito governador de São Paulo

    (FILES) In this file photo taken on May 18, 2021, Brazilian Infrastructure Minister Tarcisio Freitas delivers a speech during the launch of the Gigantes do Asfalto Program, which aims to reduce bureaucracy for cargo trucking, at Planalto Palace in Brasilia. - The candidate for governor of Sao Paulo supported by Jair Bolsonaro, Tarcisio de Freitas, had to interrupt a campaign activity on October 17, 2022, in one of the favelas in Paraisopolis, in southern Sao Paulo due to a shooting, which authorities were trying to determine whether or not it was directed against him. (Photo by EVARISTO SA / AFP)

    O ex-ministro da Infraestrutura do governo Bolsonaro, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi eleito governador de São Paulo, com 55,34% dos votos. Fernando Haddad (PT) recebeu 44,66% dos votos, com 93,6% das urnas apuradas.

     

    Publicidade

    19h24 – Paulo Dantas (MDB) é reeleito governador de Alagoas

    Paulo Dantas (MDB), o governador-tampão de Alagoas, afastado nesta terça por decisão de Assembleia Legislativa de Alagoas Leia mais em: https://veja.abril.com.br/coluna/radar/apoiado-por-lula-governador-de-alagoas-e-afastado-do-cargo-pelo-stj/

    Paulo Dantas (MDB), alvo de operação da PF e aliado de Renan Calheiros, está matematicamente reeleito governador de Alagoas, segundo o TSE. Com 96,88% das urnas apuradas, o atual governador, que recentemente chegou a ser afastado do cargo por ordem do Superior Tribunal de Justiça (STJ), tem 52,38% dos votos. O senador Rodrigo Cunha (União Brasil) tem, na apuração ainda não finalizada, 47,62%.

     

    Publicidade

    19h18 – Coronel Marcos Rocha (União Brasil) é eleito governador de Rondônia

    O governador reeleito de Rondônia, Coronel Marcos Rocha (União Brasil)

     

    Publicidade

    O candidato do União Brasil, Coronel Marcos Rocha, venceu o senador Marcos Rogério (PL), e foi eleito governador de Rondônia. Eles tiveram 52,61% e 47,39% dos votos, respectivamente.

     

    Publicidade

    19h15 – Bolsonaro vence no DF

    Com 99,99% das urnas apuradas, o Distrito Federal repetiu o primeiro turno e deu vitória para o presidente Jair Bolsonaro (PL) neste domingo. Candidato à reeleição, ele teve 58,81% contra 41,19% do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na primeira etapa da disputa presidencial, Bolsonaro teve 51,65% dos votos válidos contra 36,85% de Lula. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 54% do eleitorado do Distrito Federal, o DF, que tem 2,2 milhões de eleitores aptos a votar, é formado por mulheres, e a maioria dos eleitores tem entre 45 e 49 anos.

     

    Publicidade

    19h12 – Fábio Mitidieri (PSD) é eleito governador de Sergipe

    Fábio Mitidieri (PSD), governador eleito de Sergipe

    O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) foi eleito governador de Sergipe com 51,83% dos votos, contra 48,17% de Rogério Carvalho (PT), com 97,67% das urnas apuradas.

     

    Publicidade

    19h10 – Raquel Lyra (PSDB) é eleita governadora de Pernambuco

    A candidata do PSDB ao governo de Pernambuco, Raquel Lyra

    A ex-prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB) foi eleita governadora de Pernambuco. Ela conseguiu 58,87% dos votos, considerando 89% das urnas apuradas. A tucana superou a deputada Marília Arraes (Solidariedade), que terminou com 41,13%.

     

    Publicidade

    19h03 – Bolsonarista Jorginho Mello (PL) goleia petista e é eleito em Santa Catarina

    Jorginho Mello é eleito governador em Santa Catarina

    O senador Jorginho Mello (PL) está eleito governador em Santa Catarina com mais de 76% das urnas apuradas no estado. Mello, que conta com o apoio de Bolsonaro, derrotou o petista Décio Lima, num resultado parcial de 70,79% a 29,21%.

     

    Publicidade

    19h00 – Eduardo Leite (PSDB) é reeleito governador do Rio Grande do Sul

    28.03.2022 - Coletiva de imprensa do governador Eduardo LeitePORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 28/03/2022 - Coletiva de imprensa do governador Eduardo Leite. Fotos: Felipe Dalla Valle, Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

    Pela primeira vez o Rio Grande do Sul elegeu o mesmo governador em duas eleições seguidas. Com 91,35% das urnas apuradas, Eduardo Leite (PSDB) foi eleito com 57,12% dos votos, contra 42,88% do bolsonarista Onyx Lorenzoni (PL). O triunfo inédito do tucano o consolida como liderança nacional e dá algum alento ao PSDB.

     

    Publicidade

    18h57 – Wilson Lima (União Brasil) é reeleito governador do Amazonas

    SALVO NO STJ - Wilson Lima: pedido de prisão da PF foi rejeitado pela Justiça.

    O governador Wilson Lima (União Brasil) foi reeleito no Amazonas, em resultado confirmado com 91,26% das urnas apuradas. Até o momento, Lima já tem 56,98% votos contra 43,02% do senador Eduardo Braga (MDB), seu adversário no segundo turno.

     

    Publicidade

    18h52 – João Azevêdo (PSB) é reeleito governador da Paraíba

    O governador da Paraíba, João Azevêdo, que está indo para o PSB

    O governador João Azevêdo (PSB) foi  reeleito na Paraíba com 52,35% dos votos, contra 47,65% de Pedro Cunha Lima (PSDB), com 97,58% das urnas apuradas.

     

    Publicidade

    18h44 – Lula ultrapassa Bolsonaro na eleição ao Planalto

    Lula e Jair Bolsonaro -

    O ex-presidente Lula assumiu a liderança na apuração da eleição presidencial com 67,76% das urnas apuradas. O petista tem até o momento 50,01% dos votos e o presidente Jair Bolsonaro, 49,99%.

     

    Publicidade

    18h29 – Apuração presidencial chega a 50%; Bolsonaro lidera

    Com 50% das urnas apuradas na eleição presidencial, o presidente Jair Bolsonaro se mantém à frente do ex-presidente Lula, em uma disputa voto a voto: 50,30% a 49,70%.

     

    Publicidade

    18h28 – Renato Casagrande (PSB) é reeleito no Espírito Santo

    O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande

    O governador Renato Casagrande (PSB) foi reeleito no Espírito Santo. Ele teve 53,90% dos votos, considerando pouco mais de 94% das urnas apuradas. O pessebista derrotou o candidato do PL, o ex-deputado Carlos Manato, que conseguiu 46,10%.

     

    Publicidade

    18h22 – A apertada projeção bolsonarista

    Homem forte de Jair Bolsonaro na campanha à reeleição, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, disse há pouco em uma rede social que a projeção da campanha bolsonarista é que o presidente vença a disputa deste domingo com apertadíssimos 50,09% dos votos.

     

    Publicidade

    18h18 – Eduardo Riedel (PSDB) é eleito governador do Mato Grosso do Sul

    O candidato Eduardo Riedel (PSDB) -

    Com pouco mais de 92% das urnas apuradas, o tucano Eduardo Riedel venceu a eleição para o governo do Mato Grosso do Sul com mais de 56,48% dos votos. Ele superou o adversário, Capitão Contar (PRTB), que tem até agora 43,52%.

     

    Publicidade

    18h02 – Disputa voto a voto em Minas Gerais entre Lula e Bolsonaro

    Estado que pode ser decisivo no pleito presidencial, onde todos os presidentes já eleitos venceram, Minas Gerais tem 15% dos votos apurados é uma situação de quase empate: Lula com 50,01% e Bolsonaro com 49,99%

     

    Publicidade

    17h57 – Com 25% das urnas apuradas, Bolsonaro segue à frente de Lula

    Apuração do pleito presidencial chega a 25% dos votos. O presidente Jair Bolsonaro segue na frente do ex-presidente Lula, por uma pequena margem: 51,26% a 48,74%.

     

    Publicidade

    17h56 – Tarcísio muito à frente de Haddad em SP

    Fotos: Kaio Lakaio2022

    Com apuração mais lenta que a de outros estados, São Paulo chega a pouco mais de 10% dos votos apurados. Até o momento, o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) vem mantendo uma boa vantagem em relação ao ex-prefeito Fernando Haddad (PT): 58,01% contra 41,99%.

     

    Publicidade

    17h48 – Radar: Bolsonaro vai à Granja do Torto no início da apuração dos votos

    Segundo a Secretaria de Comunicação (Secom) do Ministério das Comunicações, a previsão é de que o presidente retorne ao Palácio da Alvorada e fale com a imprensa sobre o resultado das eleições.

     

    Publicidade

    17h50 – Com mais de um quarto das urnas apuradas, Leite abre vantagem contra Onyx no RS

    Eduardo Leite e Onyx Lorenzoni -

    O Rio Grande do Sul já conta com 29,8% das urnas apuradas e, até agora, Eduardo Leite (PSDB) tem quase 200.000 votos de vantagem para o ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL), num resultado parcial de 54,6% a 45,4%. O tucano, que terminou atrás no primeiro turno, poderá ser o primeiro governador reeleito na história do estado gaúcho.

     

    Publicidade

    17h45 – Ex-ministro Maílson da Nobrega participa da live especial de VEJA 

     

    Publicidade

    17h42 – Rosa, Cármen e Fux chegam ao TSE

    Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux, Cármen Lúcia e a presidente da Corte, Rosa Weber, chegaram há pouco ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, onde acompanharão ao lado de Alexandre de Moraes a apuração da eleição presidencial e dos doze estados onde há segundo turno. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também está na lista de autoridades presentes no TSE.

     

    Publicidade

    17h36 – Bolsonaro à frente de Lula

    Com pouco mais de 10% das urnas apuradas no país, Jair Bolsonaro lidera a apuração da disputa presidencial: 52,05% contra 47,95% de Lula.

     

    Publicidade

    17h34 – Riedel larga na liderança no MS

    O Mato Grosso do Sul é o estado com a apuração mais avançada, ao lado do Amazonas. Com mais 20% dos votos apurados por lá, o candidato bolsonarista Capitão Contar (PRTB) fica por enquanto bem atrás do tucano Eduardo Riedel: 56,91% a 43,09%.

     

    Publicidade

    17h20 – Radar: Ministro da Justiça se reúne com Bolsonaro no Palácio da Alvorada

    O encontro ocorre depois de a Polícia Rodoviária Federal (PRF), sob Anderson Torres, roubar a cena durante o dia por conta de operações que atrasaram eleitores, principalmente no Nordeste, apesar da determinação do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, que limitou as ações desde o sábado.

     

    Publicidade

    17h15 – Governador começa à frente no Amazonas

    No início da apuração no Amazonas, Wilson Lima Wilson Lima (União Brasil) parece confirmar o favoritismo: ele largou bem na frente de Eduardo Braga (MDB): 62,49% a 37,53%, com quase 5% das urnas apuradas no estado.

     

    Publicidade

    17h04 – Começa a apuração da eleição presidencial

    Apuração à Presidência da República começa a ser registrada no sistema do TSE. Com 0,12% das urnas apuradas, Lula tem 57,23% e Bolsonaro, 42,77%.

     

    Publicidade

    17h01 – PT vai convidar Janones a voltar para o partido

    .

    O líder do PT na Câmara dos Deputados, deputado Reginaldo Lopes (MG), confirmou a VEJA que pretende convidar o também deputado André Janones para deixar o Avante e se filiar ao seu partido.

     

    Publicidade

    16h45 – Risco de alta abstenção vira pesadelo para Lula

     

    Publicidade

    16h45 – Presidente do TSE diz que ações da PRF não impediram eleitores de votar

    O ministro Alexandre de Moraes -

    O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, disse neste domingo que todos os eleitores eventualmente afetados pelas operações da Polícia Rodoviária Federal no Nordeste conseguiram votar. “Em momento nenhum os ônibus retornaram às origens. Eleitores que estavam sendo transportados votaram”, disse Moraes em coletiva de imprensa no TSE.

     

    Publicidade

    16h45 – Matheus Leitão: Os sinais que as últimas pesquisas revelam para Lula e Bolsonaro

    RETÓRICA DE PALANQUE - Lula e Bolsonaro em debate: ambos fazem promessas bilionárias para o ano que vem -

    As pesquisas de intenção de voto divulgadas neste sábado, 29, sobre a disputa presidencial deixaram claro que essa eleição será decidida voto a voto. Dos seis institutos que divulgaram levantamentos, quatro apontam empate técnico entre Lula e Bolsonaro considerando a margem de erro.

     

    Publicidade

    16h45 – Radar: Ministros do STF irão em peso ao TSE acompanhar apuração

    O TSE recebeu indicativo de que quase todos os ministros do STF irão ao tribunal no fim da tarde para acompanhar a apuração das eleições e o anúncio do futuro presidente da República.

     

    Publicidade

    16h45 – Siga em VEJA apuração em tempo real nos estados e ao Palácio do Planalto

     

    Publicidade

    16h45 – Acompanhe live especial de VEJA a partir das 17h

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.