Biden e aliados pedem à China que apoie a paz na Ucrânia
Em reunião da Otan, presidente dos Estados Unidos e outros chefes de governo cobraram posicionamento mais firme de Pequim em relação à invasão da Rússia

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e vários de seus aliados da Otan apelaram à China nesta quinta-feira para que peça “um fim pacífico ao conflito” na Ucrânia durante a cúpula da Aliança sobre a invasão russa do território ucraniano.
Vários dos líderes que falaram na sessão enfatizaram “que a China precisa cumprir sua responsabilidade” como membro da comunidade internacional e não deve “apoiar a Rússia em sua agressão contra a Ucrânia”, mas sim “pedir um fim pacífico ao conflito” na Ucrânia, de acordo com uma alta funcionária americana, que pediu anonimato.

A relutância de Pequim em condenar a invasão russa e os temores de que ela possa fornecer apoio a Moscou tornaram-se uma preocupação notável para Biden, que quer reforçar a unidade sobre o assunto com seus aliados antes da cúpula China-UE agendada para 1º de abril.
Desde o início da guerra, a China tenta se mostrar como neutra, e não manifestou de forma explícita seu apoio ou desaprovação à invasão russa.
Em entrevista coletiva, o porta-voz do Ministério chinês das Relações Exteriores, Wang Wenbin, disse que “Estados Unidos e Otan devem dialogar com a Rússia para desfazer o nó da crise ucraniana. Para resolver uma crise, precisamos estar calmos e ser racionais, não jogar lenha na fogueira”.
O embaixador da China nos Estados Unidos, Qin Gang, afirmou recentemente que seu país “fará tudo” para tentar diminuir a tensão e o conflito militar entre Rússia e Ucrânia, e que o relacionamento da China com a Rússia “não faz parte do problema” que levou a guerra.
“Há desinformação sobre a China fornecer assistência militar à Rússia”, disse Qin em entrevista a rede de TV americana CBS. Segundo ele, a China não está enviando “armas e munições para nenhum partido”.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)