Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

CBF divulga tabela e muda regulamento da Série C

Por AE

Rio – A CBF divulgou nesta segunda-feira a tabela básica da Série C do Campeonato Brasileiro, que tem seu início previsto para o dia 27 de maio. A entidade aproveitou para confirmar mudanças no regulamento do torneio, que agora terá a sua primeira fase disputada em dois grupos, com dez times cada. Ano passado, as equipes foram divididas em quatro chaves de cinco clubes.

Dentro dos grupos, os times vão se enfrentar em jogos de ida e volta, em um total de 18 rodadas. Os quatro primeiros colocados de cada chave avançam para as quartas de final da Série C, quando a competição começa a ser disputada em sistema de mata-mata, em jogos de ida e volta, até a definição do campeão.

O vencedor de cada um dos confrontos das quartas de final garante o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro e também avançam para as semifinais. O campeão da Série C, que será disputada por alguns clubes tradicionais, como Santa Cruz, Fortaleza e Paysandu, será conhecido no dia 4 de novembro.

“Com esse novo sistema, passamos a ter 60 clubes com calendário anual. Isso é melhor para as equipes conseguirem patrocínio, os jogadores se manterem empregados o ano inteiro, e para os torcedores acompanharem as partidas”, explicou Reinaldo Bastos, diretor do Departamento de Desenvolvimento e Projetos da CBF, ao site oficial da entidade.

Promovidos da Série D no ano passado, Tupi, Santa Cruz, Cuiabá e Oeste vão disputar a Série C em 2012. Duque de Caxias, Icasa, Vila Nova e Salgueiro são os times que caíram na Série B de 2011 que participarão da Série C deste ano.

Confira a tabela da primeira rodada da Série C:

Grupo A

27/05 – Santa Cruz x Guarany-CE

Paysandu x Luverdense

Fortaleza x Águia

Cuiabá x Icasa

Rio Branco-AC x Salgueiro

Grupo B

27/05 – Madureira x Brasiliense

Santo André x Chapecoense

Vila Nova x Oeste

Caxias x Macaé

Tupi x Duque de Caxias