Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Saiba quais são e como ver os filmes candidatos do Brasil ao Oscar 2019

Ao todo, 22 produções estão habilitadas a concorrer a uma vaga na premiação

A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura divulgou a lista dos filmes brasileiros habilitados para concorrer à indicação para o Oscar pelo país. Ao todo foram selecionados 22 produções, sendo 18 ficções e 4 documentários. O anúncio do escolhido pela Comissão Especial de Seleção será feito no dia 11 de setembro. Depois, o selecionado será submetido ao crivo da Academia de Hollywood, que seleciona cinco finalistas para a categoria de melhor filme estrangeiro. A festa do Oscar está marcada para o dia 24 de fevereiro de 2019, em Los Angeles.

Alguns dos filmes selecionados pelo MinC estão em cartaz nos cinemas, outros estreiam até o fim do ano, enquanto boa parte já pode ser alugada online, em canais de streaming. Confira abaixo quais foram os filmes inscritos e como vê-los, além de links para resenhas e entrevistas com atores e diretores.

 


O Animal Cordial

De Gabriela Amaral Almeida, o filme de terror estreou no começo de agosto e ainda está em cartaz nos cinemas. Leia mais neste link.


Antes Que Eu Me Esqueça

Do diretor Tiago Arakilian, o filme mescla comédia e drama e mostra a história de reaproximação de um pai e filho. Disponível no Google Play (6,90 reais aluguel), Looke (9,90 aluguel) e Itunes (14,90 aluguel). Leia entrevista com Danton Mello sobre o filme.


As Boas Maneiras

O longa acompanha a relação de uma gestante e a babá, com um elemento sobrenatural. Com direção de Julia Rojas e Marco Dutra. Disponível para aluguel no Now, por 14,90 reais. Confira resenha do filme para assinantes de VEJA.


Aos Teus Olhos

Dirigido por Carolina Jabor, o longa acompanha a história de um professor de natação acusado de pedofilia. Confira no Google Play (6,90 aluguel), Now (14,90) e Itunes (11,90). Confira entrevista com Daniel de Oliveira sobre o filme


Além do Homem

Filme de Willy Biondani fala sobre a identidade brasileira ao acompanhar a história de um escritor que retorna ao Brasil obrigado por uma eventualidade. A produção estreou em junho e chega às plataformas Now, Google Play, Itunes e Looke no dia 5 de setembro.


Benzinho

De Gustavo Pizzi, o filme acompanha de forma sensível a rotina de uma família e o drama de uma mãe que vê o filho mais velho sair de casa. Benzinho chegou aos cinemas nesta quinta-feira, dia 23 de agosto. Leia crítica do filme.


Canastra Suja

O drama mostra a relação de um pai alcoólatra com uma família cheia de segredos. Com direção de Caio Sóh, o filme pode ser alugado por 14,90 reais no Now.


Como é Cruel Viver Assim

A comédia assinada por Julia Rezende mostra um desempregado que tenta ganhar uma grana com o sequestro de um ricaço. O longa estreou em 16 de agosto e continua em cartaz nos cinemas.


Dedo na Ferida

O documentário assinado por Silvio Tendler se propõe a analisar os motivos que provocam a desigualdade social. A produção estreou em maio nos cinemas e está disponível na íntegra no YouTube.


Encantados

No longa de Tizuka Yamazaki uma menina sensitiva conhece uma figura encantada da floresta. Disponível no Now (aluguel 14,90 reais),


Entre Irmãs

Duas irmãs vivem no agreste pernambucano em 1930, até que uma delas, cansada daquela vida, foge com um cangaceiro. Com direção de Breno Silveira, o filme está disponível para compra no Google Play (por 24,90 reais) e no Now para assinantes do Telecine. Confira entrevista com o diretor.


Ferrugem

Longa de Aly Muritiba mostra o impacto de um vazamento de um vídeo íntimo na vida de um grupo de jovens. Produção entra em cartaz nos cinemas no dia 30 de agosto.


O Grande Circo Místico

Com direção do veterano Cacá Diegues, o filme mostra o passar dos anos e a decadência de uma família circense. A produção está prevista para estrear nos cinemas brasileiros em 15 de novembro. Confira entrevista com o diretor neste link e resenha no vídeo abaixo.


Não Devore Meu Coração

Do diretor Felipe Bragança, o filme acompanha a história de amor entre dois jovens separados por diversos fatores, entre eles a fronteira de dois países. Disponível para aluguel no Now (por 14,90 reais), Google Play (3,90 reais) e no Looke (12,90 reais).


O Desmonte do Monte

De Sinai Sganzerla, o documentário acompanha a história do Morro do Castelo e da estrutura que deu origem ao Rio de Janeiro. O longa continua em cartaz no Rio, no Cine Joia, e em Curitiba, na Cinemateca. Ele será exibido nesta sexta, dia 24, às 22h30, no Canal Curta!, com reprises nos dias 25 (às 02h30 e 10h20); 26 (21h), 27 (16h30) e 28 (10h30).


Paraíso Perdido

Um clube noturno é gerenciado por uma talentosa família, que vive ali amores e agruras. De Monique Gardenberg, o filme pode ser alugado no Now (14,90 reais) e no Google Play (6,90 reais).


Talvez Uma História de Amor

Um homem escuta em sua secretária eletrônica uma mensagem de uma mulher terminando o namoro. Porém, ele não lembra quem é a mulher. A comédia romântica, que tem direção de Rodrigo Spada Bernardo, estreou em junho, mas ainda pode ser encontrada em cartaz em alguns cinemas.


Unicórnio

Com Eduardo Nunes, o drama de tom fantasioso mostra a vida de uma mãe e uma filha que vivem afastadas da sociedade e esperam o retorno do patriarca da família. Leia entrevista com a atriz Patricia Pillar.


Yonlu

Com direção de Hique Montanari, o filme conta a história de um rapaz que possui um grande grupo de amigos virtuais, entre eles uma comunidade suicida. O longa estreia no dia 30 de agosto.


 

Confira a seguir outros filmes candidatos à cobiçada vaga pré-Oscar que ainda não divulgaram a data para chegar ao streaming.

Alguma Coisa Assim

Dois jovens vivem uma noite pelas ruas de São Paulo. De Mariana Bastos e Esmir Filho, o filme estreou em julho e está em pré-venda no iTunes por 24,90. Confira entrevista com a atriz Carol Abras.


O Caso do Homem Errado

Com direção de Camila de Moraes, o documentário mostra o caso do homicídio do operário Júlio César de Melo Pinto por policiais, ao ser confundido com um assaltante. O filme teve uma pequena distribuição em alguns cinemas no começo de agosto e ainda não chegou ao streaming.


Ex-Pajé

O documentário de Luiz Bolognesi acompanha a história da tradição dos pajés, minada pelas religiões cristãs que adentraram as tribos indígenas brasileiras. A produção que passou pelo Festival de Berlim estreou por aqui em abril e ainda não está disponível para aluguel no streaming. Leia entrevista com o diretor.