Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Chuvas ajudam a subir nível do Sistema Cantareira

A chuva dos últimos dias ajudou a elevar em 0,2 ponto porcentual o nível de água armazenado no principal reservatório que abastece a Grande São Paulo

Por Da Redação - 1 mar 2014, 16h04

A chuva dos últimos dias ajudou a elevar em 0,2 ponto porcentual o nível de água armazenado no Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de quase 9 milhões de clientes da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) na Grande São Paulo. De sexta-feira para sábado, o volume de água passou de 16,4% para 16,6% e voltou ao patamar de quinta-feira, segundo informações do portal da Sabesp.

Apesar da pequena elevação, trata-se do primeiro aumento do índice dos reservatórios desde dezembro do ano passado. De acordo com os dados da Sabesp, choveu somente 73 milímetros em fevereiro, contra uma média histórica de 202,6 milímetros de chuva do mês.

Leia também:

Água do sistema Cantareira pode acabar em agosto

Publicidade

Nível do Sistema Cantareira cai para 17,4%, o menor da história

Reservatório que abastece São Paulo atinge pior nível na década

No começo de fevereiro, a Sabesp anunciou uma campanha para estimular a redução no consumo, oferecendo desconto de 30% na conta de quem economizar 20% do seu consumo de água, devido a falta de chuvas. O desconto vale apenas para os consumidores abastecidos pelo Sistema Cantareira.

Contexto – São Paulo enfrenta a maior crise hídrica de sua história, provocada pelo calor recorde e pelo mais baixo índice de chuvas no Sistema Cantareira. Para enfrentar esse evento natural, a companhia adotou todas as medidas cabíveis e vem garantindo o abastecimento ininterrupto de água na Região Metropolitana de São Paulo.

Publicidade

A previsão dos institutos de meteorologia é que as chuvas voltem aos níveis médios em março, possibilitando a recuperação do sistema. Segundo a Sabesp, em dezembro e janeiro as represas do Sistema Cantareira registraram o mais baixo volume de chuvas da história.

(com Estadão Conteúdo)

Publicidade