Blogs e Colunistas

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

9:23 \ Economia

Pão de Açúcar/Casas Bahia: fusão ou aquisição?

O meganegócio entre Pão de Açúcar e Casas Bahia será anunciado hoje como uma fusão – assim como foram anunciadas a compra a Antarctica pela Brahma e a do Unibanco pelo Itaú e a da Sadia pela Perdigão, por exemplo. Mas de fato será uma aquisição: a Globex (controladora do Ponto Frio, comprada pelo Pão de Açúcar em junho) terá 50% das ações mais uma.

Por que, então, não assumir a aquisição?

Há vários motivos, mas um deles pesa muito: vender o negócio como fusão valoriza a parte comprada; como aquisição desvaloriza a marca – e não se trata de uma marca qualquer, mas da maior cadeia de eletrodomésticos do Brasil.

Juntas, Bahia e Pão de Açúcar formam um colosso que deve fechar 2009 com um faturamento de 45 bilhões de reais por ano. Com esse faturamento, o gigante recém-formado passa a ser a quarta maior empresa brasileira. Fica atrás da Petrobras, Vale e Gerdau.

Por Lauro Jardim

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

110 Comentários

  1. dener

    -

    08/07/2014 às 20:05

    hoje via varejo que empresa pessima do encarregado ao dono a empresa esta
    mandando todos os funcionarios embora e terceirizando todo o serviço nao esta nem ai pelo func

  2. Baianinho

    -

    31/03/2014 às 1:34

    Entrei na casas bahia em 07.08.2013, e em 3 meses ja fiquei sendo o vendedor ponta da telefonia, vendo em media 130.000 por mes, so tenho um pouco a lamentar q para termos um bom salario temos q extorquir o bolso dos clientes, com garantias, Vpp, seguros, etc. Mas estou muito feliz, pois amo vender.

  3. Edneia

    -

    27/12/2013 às 10:30

    Depois que a casas Bahia virou via varejo
    ficou um local péssimo de se trabalhar.
    Não tem material para trabalhar dificultando o trabalho dos colaboradores
    e atrasando documentos importantes,muitos funcionário estão desmotivados
    muitos são injustiçados com diferença de salário fazendo a mesma função.
    Eles prometem uma coisa e fazem outra, não cumprem o combinado que fazem na entrevista .O sistema fica lento gerando fila e muitos clientes fiel não compram mais,se não tomar providencia vai acontecer a mesma coisa que o Mapim .

  4. Leandro

    -

    15/12/2013 às 10:43

    O Sr Marcelo igreja está trabalhando na Ricardo Eletro
    …..
    Nossa eu tbm sou funcionário das casas Bahia do rio de janeiro e fiquei muito indignado depois da fusão cortaram bastante benefícios fora que teve que aumentar o valor dos produtos das casas Bahia para suprir o ponto frio, antes uma tv que custava 900,00 hoje em dia ta custando 1300,00 so pra os vendedores se f…
    antigamente todos queriam trabalhar nas casas bahia agora depois da fusão ninguém quer mais não
    ate em site de emprego como o riovagas.com.br a casas bahia estava colocando anúncios, se antes o vendedor ganhava 5.000,00 por mes hj ele ganha no maximo 1.500,00

  5. luiz

    -

    21/08/2013 às 22:28

    Por favor gente ,vcs sabem aonde se encontra o sr Marcelo Igreja ?

  6. jadson o xavier

    -

    22/04/2013 às 18:16

    OLHA GENTE EU TAMBEM GOSTAVA DE TRABALHAR NA EMPRESA QUANDO EU ENTREI EM 2007, QUANDO ACONTECEU ESSA DROGA DE FUSÃO PASSEI A GANHAR 100 REAIS DE SALARIO, FIQUEI NESSA POR UM ANO, COMO EU PODERIA PAGAR DIVIDAS CUIDAR DOS MEUS FILHOS E ESPOSA E DA MINHA CASA COM UM MISERO SALARUIO DE 100 REAIS, POR ISSO QUANDO FIQUEI SABENDO DA FUSÃO SENTEI COM O GERENTE E O REGIONAL E FALEI , NAO QUERO MAIS CONTINUAR AQUI, E FALEI PRA ELES SE CONSEGUERIA SUSTENTAR A FAMILIA COM 100 REAIS , ELES NAO ME RESPONDERAM NADA, FALEI ENTÃO ME MANDEM EMBORA E GRACAS A DEUS CONSEGUI SAIR, DEPOIS DE UM ANO E MEIO DEPOIS DE TER PENSADO BASTANTE RESOLVI ENTRAR NA JUSTICA CONTRA ELES VOU QUERER RECEBER TUDO AQUILO QUE E MEU POR DIREITO A DIFERENCA DO MEU PAGAMENTO , DO PISO DE VENDEDOR QUE NUNCA RECEBI, VENDIA CEM MIL E GANHA 100 REAIS DE PAGAMENTO , VENDIA TRINTA MIL E GANHAVA OS MESMOS 100, BOM AGORA EU QUERO RECEBER CADA SENTAVINHOS E ATE MESMO POR DANOS MORAI QUANDO TINHA QUE SER OBRIGADO A FAZER FAXINA NA LOJA E ERA OBRIGADO A EMBUTIR VPP PLANOS ODONTOLOGICOS E GARANTIA NOS COITADOS DOS CLIENTE SEM FALA QUE AS VENDAS ERAM TODAS BARRADAS NOS CAIXAS CASO TIVESSE SERVICO EMBUTIDOS. A MELHOR COISA QUE EU FIZ FOI SAIR DESSA PORCARIA

  7. marcelo aparecido do prado

    -

    04/02/2013 às 22:13

    não vejo a hr de sair dessa porcaria ,Marcos preferia ganhar 2.000 reais sem beneficios do que do jeito que esta ,afinal beneficios não pagam dividas

  8. andre

    -

    26/11/2012 às 18:10

    o abilio vai acaba comprando o brasil

  9. tenorio izaias nunes

    -

    09/11/2012 às 22:18

    sou montador das casas bahia no ultimo dia 7/10 recebi a noticia de dispensa pela minha emcarregada tomei um susto nao esperava que a empresa me dispensasse no final de ano quando seguei na filial 00 tinha mais montadores antigos sendo dispensados onde as casas bahia vai parar desse geito mandando os fucionarios mais antigos embora.

  10. tenorio izaias nunes

    -

    09/11/2012 às 22:12

    muitos montadores antigos das casas bahia estao sendo demitidos segundo medico da pericia das casas bahia disse que estao pegando ajudantes que serao futuros montadores e que vao passar a ganhar menos ou seja com salario mais baixo nos treinamos os ajudantes e depois somos descartados .

  11. marcos

    -

    20/08/2012 às 20:10

    Mas hoje quanto esta um salario de montador nas casas bahia. e os beneficios?

  12. Mazinho

    -

    03/08/2012 às 21:00

    Pra quem quer ser mandado embora da Casas Bahia é só fazer corpo mole, atender mal os “fregueses”, e assim vai, eu mesmo fico quase o dia todo vendo televisão na sala de descanso, outra dica pra quem tá tirando o arredondamento de R$100,00 isso é fácil de resolver, eu mesmo não falto nenhum dia, se você faltar aí a empresa tem a brecha de descontar do funcionário, não faltando eles são obrigados a pagar o piso salarial, que aqui em São Paulo é de R$1038,00 , que recebo todo més.
    No começo quando fui contratado, trabalhava direito, com dois meses já batia cotas de produtos e serviços, mas me espantei com os descontos injustificados e me rebelei, até ser mandado embora vai ser de mau a pior, nós temos que valorizar primeiro nós mesmos, e com certeza não estamos sozinhos, união faz a força!

  13. refem numero 330400

    -

    02/06/2012 às 11:20

    estou na empresa a 8 anos” mas agora contra a minha vontade”,pois eles nao estao demitindo niguem e se pedirmos conta, sairemos com a mao na frente e outra atras, os sindicatos bem q poderiam tentar fazer alguma coisa por nos,pois estamos em situaçao igual a de trabalhadores escravos no pará, sem salario e se fugir perde tudo ,nao tem direito a nada, somos verdadeiros refens da VIA VAREJO.

  14. Dard

    -

    01/05/2012 às 22:21

    Sou funcionario da empresa e venho dar um recado pra os vendedores que estão tirando menos de R$1038,00, isso é piso de categoria, teve um pagamento que fizeram isso comigo também, ai fui no sindicato do comercio fiz uma denuncia e depois de uns dez dias o RH entrou em contato comigo sobre a denuncia e me pagaram a diferença.
    Não tenham medo de denunciar, R$100,00 de pagamento é um absurdo, é pau neles, bando de sangue sugas.
    Concordo também com o Mazinho que reclamou das condições de trabalho que são pessimas, é outra coisa que logo logo denuncio no sindicato e boto o ferro neles!
    Corra atraz dos seus direitos, o sindicato não serve só pra tirar o dinheiro da gente, eu denunciei trabalhando e deu certo, pau neles.
    DENUNCIEM!!!!!

  15. Marcão

    -

    28/04/2012 às 10:57

    BOMBA! BOMBA!

    Sou funcionario das Casas Bahia, e digo que esta fusão foi uma verdadeira bomba que jogaram em nossa cabeça. Há 8 (oito) meses recebo R$ 100,00 de saldo de salário e não tenho adiantamento salarial a 9 meses. Acreditem se quizer, e o pior, não consigo ser demitido sem justa causa. Se pedir demissão seria como suicídio. Deveria ter saído deste barco furado desde abril/2011 quando começou a fusão. E pior, o setor de montagem, antes uma das melhores do Brasil, transformou-se em lástima, demoram muito para efetuar o serviço. E, não desmerecendo meus colegas montadores, hoje qualquer montador ganha mais que o vendedor.A empresa esqueceu que: se não houver venda não haverá montagem.

  16. Mazinho...............

    -

    26/04/2012 às 21:11

    Eu sou funcionario das Casas Bahia mas estou louco pra deixar de ser, pois as condições de trabalho são pessimas, os funcionarios mais antigos falam que antes da fusão era bem melhor, hoje pra se ganhar dinheiro lá praticamente tem que se dormir lá dentro, colocam cotas absurdas de serem batidas, gerentes alienados (verdadeiros loucos), que só sabem cobrar metas e tratar mal os funcionarios e também os clientes, na loja que eu trabalho dia sim e dia também tem cliente chamando policia por ser mal tratado pelo gerente.
    Outro ponto que é revoltante são os descontos que a empresa impõe no pagamento, absurdos, funcionario que reclama recebe respostas com descaso e nunca são ouvidos, não é dificio achar quem já ficou no tal de aredondamento e recebeu só R$100,00 de pagamento (esse valor é real), cadê nossos direitos? Cadê o piso da categoria? Vendedor comissionado tem piso de R$1.038,00 o que não é respeitado na empresa.
    Fusões como essas só vem pra transformar as empresas em Casas de Fazer doidos, varios funcionarios estão afastados por problemas psicológicos, hoje me considereo um escravo dos dias modernos, a cada dia vou trabalhar mais desanimado, tem certas vendas que faço que dá até dó dos clientes, em um carnê, são tantos serviços e seguros imbutidos que a mercadoria até dobra de valor, uma vergonha.
    Esse é o desabafo de um vendedor que adora o que faz, quando entrei nessa empresa achava que iria ter uma grande chance de crescimento, maldito o dia que fui contratado………….

  17. Eli

    -

    15/04/2012 às 1:56

    so sei de uma coisa trabalho no Ponto frio , e acho uma vergonha o essa empresa faz com a gente que tem salarios fixos , como estoquistas e operadoras de caixa , carregamos a empresa nas costas e ganhamos oue me responde , um salario miseravel , comparado com as mesmas funçoes da CASAS BAHIA ,

  18. Net

    -

    03/04/2012 às 22:22

    Tenha em seu celular canais de TV, Acesse: http://www.tvnocelular.com.br

  19. sergio horcel netto

    -

    09/02/2012 às 17:18

    esqueci onde está o povo do nosso pais para lutar por justiça ,não temos união como em outros paises que vergonha que da e querem ser pais de primeiro mundo a tbm ,só jesus msm .

  20. sergio horcel netto

    -

    09/02/2012 às 17:15

    Eu trabalho na casas bahia e ganho 100 reais,poderia falar muitas coisas aqui ,+ vou fazer uma pergunta sera que ninguem ve o que acontece na bahia sera que a justiça é cega msm ou não quer enxergar até quando vamos viver asim ,sera que eles vivem com 100 reais ,eu estou perdido dk meu pais sera que eles não tem vergonha do que acontece em nosso pais.

  21. João carlos da cruz

    -

    05/02/2012 às 11:48

    quero agradecer ao senhor ABíLIO DINIZ pois deve ser o anticristo em pessoa .comecei o ano de 2012 desempregado.muito obrigado seu canalha.

  22. João Carlos

    -

    28/12/2011 às 11:19

    Gente, por favor, sem desespero, as oportunidades de emprego sempre vão existir, independentemente da fusão as demissões ocorreriam, pois funcionam como forma das empresas renovarem seu quadro de funcionários, e para quem está preparado ou vem se preparando para o mercado de trabalho, vão surgir muitas oportunidades de emprego, visto que a economia Brasileira está em crescimento. Então por favor, sem desespero, e vamos nos aperfeiçoar para conquistar melhores salários e melhores empregos, sem lamentações, pois não se conquista nada sem determinação, busca, garra, e principalmente sem acreditar e ter fé em Deus, pois tudo que existe na face da Terra pertence a ele e nós estamos apenas usando por um curto período. Portanto, vamos acreditar em Deus em nome de Jesus Cristo, e também darmos a nossa contribuição, para que as coisas boas aconteçam em nossas vidas.

  23. marcelo

    -

    02/04/2011 às 22:19

    se pedirem as carteiras pra colocar o cnpj novo não entreguem somente qdo elesa pagarem nosso fgts e mais os 40% senão vms todos tomar um chapelaço ..só por Deus esses abutres mmo

  24. marcelo

    -

    02/04/2011 às 22:12

    o postos da z/l estão todos de greve.

  25. alexandre

    -

    13/02/2011 às 23:15

    Eu trabalho nas casas bahia ha 7 anos antigamente era uma maravilha trabalhar na empresa mas depois dessa fusao tudo mudou para pior abaixaram os salarios e muito dos montadores estao tirando nossos beneficios e a tedencia e piorar se os montadore nao se reunir e fazer uma greve vao fude com a gente.

  26. Paulo

    -

    14/01/2011 às 6:58

    Bom dia!!! Sou montador de móveis da empresa e ja estão mexendo nos salarios, implantaram um projeto muito doido que reduziu o salario de todos os montadores, os próximos vão ser vendedores, encarregados, gerentes e por fim supervisores, os carrascos de hoje deste grupo são os futuros demitidos, os caras de cima estão todos feliz achatando nosso salario de montador daqui a menos de dois anos quando eles chorarem espero que lembrem de hoje!!!! vlw

  27. giovani lins sp

    -

    18/10/2010 às 14:33

    ninho de abutres foram formado.olha como eles tratamseus funcionarios e a midia oprotegem

  28. catia

    -

    03/09/2010 às 20:50

    eu trabalho nas casas bahia há 3 anos e o salario lá esta muito ruim pagamentos de 100,00 nunca vi isso em toda minha vida afs e pelo o que eu fiquei sabendo funcionarios pao de açucar nao ganham bem nao essa fusao provavelmente veio pra piorar mesmo……e mais até o beneficio que os funcionarios poderiam comprar em 10 vezes no carne sem juros eles tiraram ……isso só desmotiva mais ainda cada um niniguem vai querer ficar desse jeito ……que deus abençoe pq esta dificil valew pelo espaço …..

  29. Adriana rocha de Araujo

    -

    18/08/2010 às 21:18

    Gostei desta fusão, sou funcionária da Casas Bahia há 7 anos. E tenho certeza que oportunidades de crescimento virão para todos os funcionários que buscam estudar.Sabemos que a empresa,paga 50% do valor da faculdade.Eu afirmo porque sou “beneficiada”, com esses 50% no meu curso, na Universidade Unigranrio onde estou cursando o 6º período de Serviço Social. Espero terminar a faculdade e continuar trabalhando na empresa como uma futura Assistente Social.

  30. José Arruda

    -

    31/03/2010 às 13:22

    Tá todo mundo fodido. Inclusive eu que tô na cadeia.

  31. novaes

    -

    12/03/2010 às 23:40

    De fato não foi venda total das casas bahia.
    Os imóveis não entraram no negócio, somente os pontos comerciais. Os imóveis serão alugados pelo GPA.

    Infelizmente pode virar um monopólio que vai ter um poder grande de negociação com os fornecedores e trará mais lucro ao grupo. Não há nada de errado nisso mas com certeza os pequenos fornecedores saem preudicados porque não são pagos após a entrega. O pagamento atrasa, é protelado, tudo para ganhar mais dinheiro em cima. A ética não existe.

    E mais, o CADE exigiu que as marcas Casas Bahia e Ponto Frio fossem mantidas por certo tempo (acho que dois anos) Ninguem falou nada do Extra Eletro. O que vocês acham que vai acontecer ????

    Tem ruas em Sao Paulo que chegam a ter uma loja de cada uma lado a lado ou muito próximas. Extra Eletro, Ponto Frio e Casas Bahia. No começo ficarão ponto frio e casas bahia. Logo de cara vão acabar com o extra. Depois é só fazer como o Santander. Fica Santander Banespa, e depois só Santander. Ai as pessoas já se esquecem do antigo nome.
    Essas fusões só vieram para piorar a situação.

  32. silvio...

    -

    31/01/2010 às 22:20

    so sei que os gerentes regionais que ganhan um salario de presidente,estao com a corta no pescoço..

    sem falar nos gerentes de loja antigos pois eles estao ate se candidatando no cargo da cipa
    para obter estabilidade por dois anos.

    vces agreditam tamanho medo.

    pois so peco a deus que nos abençoi…….

  33. marco

    -

    08/01/2010 às 11:12

    apenas uma palavra…..monopólio

  34. ariel

    -

    08/01/2010 às 1:13

    o maio mega negocio do pais
    saibam todos que o bom negocio tem de ser bom para todos
    os empresarios de hoje so saber que irao ganhar dinheiro se fazer
    os ideis do Sr abilio e do Sr samuel e para o estimulo e ganho do comercio varejista nacional
    e poderao formar a primeira grande cadeia de comercio brazileira
    depois de nos sermos possuidos pelo grande carrefour e wall mart
    parabens pelo grande negocio e esse meu recado.

  35. jose

    -

    06/01/2010 às 11:24

    ta muito estranho, ta faltando muitos produtos top de vdas, to preocupado.

  36. ALDO SILVA

    -

    05/01/2010 às 3:57

    A lei do mercado fará com que elas se comportem como antes, sobre demissão é uma tendência. Só espero que de certa forma o controle dessa gigante fique nas mãos de brasileiros. No futuro próximo possa ser que ela seja vendida Como aconteceu com a Ambev.

  37. Brasilia

    -

    29/12/2009 às 11:20

    É assim que funciona o sistema (quem não engole, será engolido).

  38. joel claudemir de souza

    -

    17/12/2009 às 20:08

    o sr Abilio Diniz pode comprar muitas empresas porque o seus lucros crescem a cada dia
    visto aque o grupo pão de açucar sempre pagou mal os seus funcionários são raros os funcionários
    com estabilidade no seu cargo e com justo salário

  39. Jessé Silva

    -

    13/12/2009 às 0:45

    Situação que mostra a carrefor e walmart que no brasil ,temos uma nova gigante ,no caso so a quarta >>> cito que abrage diversa sociedades pois, realizando nova etapa no nosso dia a dia .

    Jessé Silva.

  40. roberto dos santos

    -

    11/12/2009 às 23:41

    espero que com afusao{aquisiçao}os locutores de porta de loja sejam mais evidentes e valorizados

  41. ANTONIO CARLOS DE ABREU EVANGELISTA

    -

    10/12/2009 às 20:31

    TRABALHO Á DOIS ANOS NA CASAS BAHIA E É SEM DÚVIDA A MELHOR EMPRESA QUE JÁ TRABALHEI…(JÁ TRABALHEI EM OUTRAS GRANDES)MAS OUVI FALAR MUITO BEM TAMBEM DO PONTO FRIO… PORÉM ACREDITO QUE SEMPRE HAVERÁ ESPAÇO PRA QUEM É COMPETENTE E GOSTA DE TRABALHAR.

  42. sergio

    -

    09/12/2009 às 10:14

    demissao com certeza!!!
    e outro metodo de trabalho, sou funcionario casas bahia e o salario das casas baihia e um dos melhores do mercado .MELHOR QUE DA REDE ATUAL!!!
    VoCe TeM DuViDa Se VaI TeR DeMiSsAo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  43. Nelson

    -

    08/12/2009 às 9:58

    Há duvidas se é compra ou fusão, o proprio colunista desta seção “Lauro Jardim” explica, agora uma coisa é certa, com a iminente compra do Carrefour pelo voraz WalMart, fez que este negocio fosse digamos adiantado, para o consumidor a compra da Casas Bahia é pessima, da mesma forma que o WalMart comprar o Carrefour, praticamente o varejo Brasileiro vai ficar na mão de dois gigantes, e com isso só quem continua ganhando são eles, o consumidor vai passar por apuros, estas redem um sher muito grande para um pais de dimenções continentais como o brasil, quanto a aprovação do CADE, é certa … e durante o tramite de aprovação, ambas não medirão esforços para passar uma boa impressão, não demitindo em massa e fazendo oba-oba de preços com os clientes.

    Boa Sorte

    Para os consumidores Brasileiros.

  44. giba

    -

    08/12/2009 às 0:11

    realmente estou preocupado acabei de financiar um palio

  45. jessica

    -

    07/12/2009 às 20:39

    MAS DE CERTA FORMA TUDO É PERMISSÃO DE DEUS ELE SABE OQUE FAZ SE FOR PRO BEM DE MUITOS ELE NÃO DESANPARA SEUS FILHOS SEJA FEITA SUA VONTADE…

  46. jessica

    -

    07/12/2009 às 20:37

    Nossa Gente Será Que Vão Mandar Muitos Em Bora????Esse Emprego é Meu Ganha Pão O QUE VOU FAZER MEU FILHO TEM 1 MÉS BUAAAAAAAAAAAA…

  47. valdeci

    -

    07/12/2009 às 17:18

    sou funcionario e agora,será que vai afetar nossos empregos ???.

  48. nã é verdade

    -

    06/12/2009 às 15:17

    se vc tem copetencia pode ter certeza que vc permanece, como fucionaria e verá que não é como vc pensa, ok EU

    Bem vinda ao GPA!!!

  49. joao

    -

    05/12/2009 às 23:15

    sera q tera muita demissao?trabalho na casa bahia em minas,numa cidade pequena e fiquei preocupado.

  50. Debora

    -

    05/12/2009 às 21:19

    So respondendo o comentario do Gerson, as Casas bahia faz em 17 x sem juros, acredite se quiser, vc sim deve ser analfabeto, quanto acha q é uma geladeira a preço de custo??? agora uma coisa é verdade se vc faz financiado em carnê ai sim vc paga duas!!! 17 x é cartao de credito. bjimmm. Ah…. não diz o q vc não sabe.

  51. Leandro

    -

    05/12/2009 às 21:06

    Se esta fusão gerar empregos que seja Abençoado por DEUS.

  52. sergio

    -

    05/12/2009 às 12:01

    vai mudar alguma coisa na segurança gocil por favor me mande a resposta pois trabalho nesta empresa e preciso saber, desde ja obrigado.

  53. gonçalves

    -

    05/12/2009 às 11:18

    Impressionante o “PODER DA GRANA” . JOELMIR BETING , no jornal de Band, só faltou ELOGIAR a megafusão (ou da confusâo da compra ou fusâo??) GRUPO ABILIO , CASAS BAHIA…..pros consumidores , pros fornecedores e pros futuros empregados demitidos ….. VAI SER MUITO BOM!
    CONCENCENTRAÇÃO DE VAREJO É BOM!!!! BOM PRA QUEM CARA PALIDA????

  54. claudio

    -

    04/12/2009 às 23:27

    Não sei o que vai acontecer com essa fusão, se vai melhorar ou se vai piorar, eu só espero que o sr Abilio Diniz trate os funcionarios casas bahia, como o sr Samuel Klen sempre tratou como filhos., que merecem repeito e atenção.

    Sempre que plantar uma semente, nunca esqueca de trata-lá com atenção, porque é éla que dará seus frutos.

  55. Frank

    -

    04/12/2009 às 22:36

    Essas empresas familiares, que o dono ainda assina o cheque, estão com os dias contados. Sugiro a todo empresário praticante desse conceito, um estágio em Omaha no estado de Nebraska nos EUA. Alguém sabe de quem estou falando?

  56. 310840

    -

    04/12/2009 às 22:16

    Como ex-funcionário das Casas Bahia só tenho a agradecer ao Excelentissimo gerente que me dispensou pois só assim deu tempo de receber meus direitos em valores da época da vaca gorda e agora tbem receber o segundo acerto na Justiça pois as Casas Bahia deixavam de pagar as nossas valiosas horas extras, e de recolher o integral de nossas premiações. Bom se as Casas Bahia estão realmente mal das pernas pelo menos agora sei que irei receber pois o Abílio tem grana sobrando pois está comprando tudo que está a venda, rsrsrsrsrsrs

  57. marcelo

    -

    04/12/2009 às 21:14

    eu devo estar meio maluco na matéria existe um erro o JBS-friboi não tem um faturamento maior que esse a algumas matérias atrás ele estava perto da vale agora não aparece entre os quatro maiores faturamentos que estranho. Se eu estiver errado por favor me fale

  58. tatiane

    -

    04/12/2009 às 20:45

    O QUE NOS ESPERAMOS AGORA ? NAO TEVE UM QUE NAO SE CHOCOU COM O ASSUNTO , E OS MAIS VELHOS DE CASA ESTAVAM COM O CORACAO PARTIDO…

  59. Leandro rodrigues

    -

    04/12/2009 às 20:20

    Já que o Abilio paga meu salário vou pedir umas aulinha na arte de multiplicar.

  60. nivea

    -

    04/12/2009 às 19:36

    quem “descomprou” a Mesbla??

  61. eu

    -

    04/12/2009 às 19:06

    É uma pena a casas bahia perde seu encanto eu adimirava muito o Sr.Samuel, porque ele fez isso com seus funcionário que agora com certeza vão tudo para o olho da rua igualzinho os funcionários da Antactica.O Sr.Samuel valorizava seus funcionários coisa que essa empresa que comprou não faz eles detonam com os funcionários É uma pena eu sinto muito chorei porque sou funcionaria das Casas Bahia, ou era…..

  62. Samuel

    -

    04/12/2009 às 17:51

    ” essa fusao io garanto(pelo menos dindin no meu bolso)” palavra de Samuel

  63. Wladmilson

    -

    04/12/2009 às 17:25

    Pessoal,

    vamos correr e contar ao Ricardo “Ricardo Eletro”…. que o Abilio “Pão de Açúcar”…. pediu aos seus assessores para (descobrir) o fone celular do Ricardo…. acho que vem outra aquisição aí (rsrsrsrs)

  64. Flavio

    -

    04/12/2009 às 16:54

    Engraçado, se formos relembrar o passado vamos achar um histórico de que os maiores anunciantes da TV, nessa área, sofrem problemas financeiros. Lembra-se da Mesbla, do Mappin e agora as Casas Bahia. Será que o show de anúncios e para ver se saem da crise?

  65. Marco Gaúcho

    -

    04/12/2009 às 15:34

    Ninguém faz milagre…é a velha máxima do comércio. E a Casas Bahia vinha fazendo muito milagre ultimamente. Era previsível…

  66. Sandro

    -

    04/12/2009 às 15:28

    Qua tal ” Casas de Açucar” ?? Ficou bom?

  67. Walter

    -

    04/12/2009 às 15:27

    Vendo Belina 78 – azul turqueza
    Otimo estado de conservação.
    Aceito troca

  68. sonia

    -

    04/12/2009 às 15:08

    É resposta da globalizaçao e de todas as mudanças no mercado financeiro.
    Acho que as Casas Bahia apenas esta adequando-se aos novos tempos, onde a única certeza que temos é a mudança.
    Empresas familiares estão acabando, só assim pra manter-se no mercado.
    Pra que nos aflingir, taambem teremos que nos adequar…

  69. reginaldo elite

    -

    04/12/2009 às 14:48

    Buscai o Senhor enquanto sé pode achar, invocai-o enquanto está perto.Deixe o perverso o seu caminho, Iníquo, os seus pensamentos; Converta-se ao senhor, que se compadecerá dele, e volti-se para nosso Deus, porque é rico em perdoar. Isaias. 55-6,7

  70. Lauro Almeida de Oliveira

    -

    04/12/2009 às 14:48

    Pena!…

    Leve um caminhão de desempregados para sua casinha… não esqueça de comprar os pães (salgados…) no esportista corredor de maratonas(?)… e derrame lágrimas do seu fgts que provavelmente fará parte, como financiamento, para essa “fusão, confusão…”.

    Pobre povo trabalhador que sempre fez crescer os valores do “bahiano – só logotipo…” e agora leva um pé no barro, outro na lama e o corpo doendo de tanta ter trabalhado e no final da vida… vai para fila do inss tentar recebr sua aposentadoria.

    Você trabalhador brasileiro NÃO PODE COMPRAR AÇÕES com seu fgts, porque QUEBRA o BNDEs, entretanto…

    Vamos nós para “COPA DO MUNDO” e as “OLIMPÍADAS”… seremos os eternos palhaços, sambando, bebendo, fumando e desempregados…

    Aqui tudo é possível…

    O alcaide do Rio e ou o governador do Estado, contrata um “especialista em segurança” para diminuir a violência na cidade. O estrangeiro administrou uma cidade-ilha plana e com tudo definido, anteriormente, em projetos… quero ver “ele” administrar a cidade do Rio com suas diferenças…

    ELES DIRIGENTES do ESTADO e da CIDADE não gostam de SANTOS CASEIROS…

    Santos de casa, não fazem milagres.

    Na fusão acim, também é assim: fechamos e de pois comunicamos ao povinho…

  71. reginaldo elite

    -

    04/12/2009 às 14:24

    Sem comentarios

  72. Suelen

    -

    04/12/2009 às 14:07

    Precisamos é nos cuidar… Do jeito q as coisas vão indo…
    Daqui uns dias, vão estar comprando até nossas casa… rsrs

  73. marcos paz

    -

    04/12/2009 às 14:06

    ok agora e nois

  74. Francisco Magalhães Barros Junior

    -

    04/12/2009 às 14:05

    Vamos deixar os gigantes quebrarem em paz pessoal. Com tantos impostos, contrabando falsificação e pirataria, vamos todos acabar sendo clientes da Importadora RM (Raimundo marreteiro).

  75. Enio Ricardo Burigo

    -

    04/12/2009 às 13:54

    Será que o Sr. Samuel Klein ainda dirá : ” io garanto”. Depois dessa fusão, aquisição, só sobrará para os clientes à “elevação” dos preços. Isto sim “io garanto”.

  76. Eduardo

    -

    04/12/2009 às 13:40

    Bah que maravilha! ! Mais um monopolio no mercado. Ainda bem que essas casas bahia nao deram certo no Rio Grande do Sul. Sou de direita, porem eu gostaria de ver a funçao social desses mega empresarios. Com 0.01% desse dinheiro anual quantas escolas, creches e postos de saude se ergueriam?
    Obs: Nao poderia passar na mão de politicos.

  77. AZ

    -

    04/12/2009 às 13:16

    É uma regra: quando o dono começa a se vangloriar na imprensa de seu “império”, como fez inúmeras vezes o Michael Klein, a queda é iminente !

    Foi venda mesmo. Favas contadas !

  78. Marco Antonio Gaiotto

    -

    04/12/2009 às 13:13

    São negócios, os verdadeiros administradores tem que procurar formas de sobreviver em um mundo globalizado,senão são engolidos, o que aconteceu com as casas bahia, ja quem acha que isto é ruim deve imaginar a dificuldade que é estar em paises como Cuba e Venezuela passando dificuldades para a compra de produtos diversos.

  79. Marciel Rocha

    -

    04/12/2009 às 13:05

    É Mario Junior, foi o que disse também no meu comentário, você colocou muito bem, aqui em, São Paulo a Telefônica “manda” em tudo, em qualquer lugar do Brasil se você abrir uma fábrica de cimento vem um cara chamado: Ermírio de Moraes, dono do Grupo Votorantim, e compra, e já era, ele domina tudo.

  80. Lefebvre

    -

    04/12/2009 às 13:04

    Ok, mas se todo o mercado sabe que a fusão, na verdade é aquisição, ou que a aquisição virou fusão, já que há o vice-versa, e até mesmo eu, lendo devagar já me confundi…. pera um pouco, bom… enfim… retornando, já que TOOOODOOOOO o mercado sabe da intenção, por que diabos o que deveria ser desvalorizado não só não se desvaloriza com valoriza as tais das ações? Estou louco ou o mercado brasileiro sofre de algum tipo de deficiência mental grave? E olha que nem tão antigo é para atestar culpar um Alzheimer.

  81. wdson

    -

    04/12/2009 às 12:52

    Daqui uns dias, todos as redes será desses gananciosos capitalistas.

  82. Enoque Goncalves

    -

    04/12/2009 às 12:47

    pena que eu não soube antes, caso contrário teria melado o negocio! poderia até não comprar tudo mas ao menos faria igual ao pessoal fez com a compra da Varig, faria uma oferta e iria ao BNDES pedir grana he,he.

  83. CARLOS FERNANDO

    -

    04/12/2009 às 12:33

    Parabens para esses HOMENS DE NEGÓCIOS. Me dizes com que tu andas que te direis quem és.
    Gostaria imensamente, de ter algumas aulas com eles, para aprender a fazer negócios e não mais levar tanto calote, conforme até que já aconteceu, por ter piedade dos meus credore vendendo FIADO sem as garantias jurídicas necessárias.
    Negócios e amizade não se minsturam

  84. Marciel Rocha

    -

    04/12/2009 às 12:30

    Ops, só corrigindo: É PERDIGÃO x SADIA. rssss

  85. GERSON

    -

    04/12/2009 às 12:28

    ATE QUE DEMOROU. NINGUEM SOBREVIVE NOS DIAS DE HOJE, ADMINISTRANDO UM NEGOCIO ASSIM DE FORMA AMADORA E MENTINDO PARA O CONSUMIDOR O TEMPO INTEIRO. DESESSETE VEZES SEM JUROS? TA BOM…. SÓ CHEGARAM ATE AQUI PORQUE A MAIORIA DA NOSSA POPULAÇAO É ANALFABETA MESMO. SÓ UM IDIOTA COMPRA UMA GELADEIRA E PAGA DUAS.

  86. Marciel Rocha

    -

    04/12/2009 às 12:27

    Coitado da gente agora, quando quisermos comprar uma TV nova por exemplo, (os consumidores finais). Na matéria deixa bem claro: “Vender o negócio como FUSÃO VALORIZA a parte comprada (ou seja, AS CASAS BAHIA); já com a AQUISIÇÃO DESVALORIZA a marca – e não se trata de uma MARCA QUALQUER, mas da MAIOR cadeia de eletrodomésticos do BRASIL”´. Está claro que eles estão MONOPOLIZANDO O MERCADO BRASILEIRO DE BENS DURAVÉIS. Se a MAGAZINE LUIZA estivesse comprado o PONTO FRIO alguns meses atrás, ainda teríamos como PECHINCHAR PREÇOS nessas lojas, agora com essa JUNÇÃO, estamos literalmente fritos, vamos comprar pelos preços que eles quiserem. ADEUS A CONCORRENCIA, igualzinho a SEARA com a SADIA!!!

  87. Etevaldo Marciano

    -

    04/12/2009 às 12:22

    Isso tudo é medo da Ricardo Eletro.

  88. Afonso Martins

    -

    04/12/2009 às 12:10

    OS GRANDE LÍDERES SABEM QUE ” A ÚNICA CERTEZA DA ESTABILIDADE SÃO AS MUDANÇAS ” . Em time que esta ganhando se mexe sim. QUEM NÃO ACEITA MUDANÇAS FICA PARA TRÁS. afonsomfneto@ibest.com.br

  89. Mario Junior

    -

    04/12/2009 às 11:59

    Infelizmente não haverá mais concorrência. Na telefonia não há e em outros segmentos também não. Parece que o CADE serve mais como cabide de emprego, será que tem vaga para mim.

  90. flavio

    -

    04/12/2009 às 11:54

    é vender ou quebrar. manter alguns empregos ou nenhum. qual das alternativas os senhores preferem?

  91. Adilson

    -

    04/12/2009 às 11:43

    Como alguém sugere, faltará espaço para os pequenos. Mas o que dizer da Ricardo Eletro que de pequeno comerciante tem conseguido crescer. Quem sabe daqui 50 anos, ou menos, não teremos a fusão Ricardo Eletro – João Balão Corp (nem criada ainda)?

  92. Sebastião Márcio Monteiro

    -

    04/12/2009 às 11:42

    Em complementação a meu comentário anterior, gostaria de acrescentar a propósito dos temores sobre risco de desemprego, que nesse tipo de operação envolvendo empresas muito ramificadas (grande rede de lojas em diversas regiões do país), normalmente não acontece uma onda de demissões em massa. De início, há um “enxugamento” no alto da pirâmide, ou seja, nos cargos de diretoria, e somente poderia se estender para as lojas nos casos em que haja superposição de negócios (traduzindo: lojas do mesmo grupo instaladas numa mesma região) ou deficitárias. Pode ocorrer também uma unificação das áreas administrativas das diversas empresas do grupo, visando uma redução de custos. Ou seja, no curto prazo muda pouco para os empregados em geral.

  93. ΔĿΞX

    -

    04/12/2009 às 11:39

    “Se alguém souber de uma transação deste porte que tenha transcorrido sem causas graves por parte de uma das partes…”

    Vide Perdigão x Sadia

  94. raniere

    -

    04/12/2009 às 11:30

    Creio q essa fusão seja somente p diminuir os custos e melhorar os lucros, p q esse ramo esta muito concorrido e achatando os lucros.

  95. João Gualberto

    -

    04/12/2009 às 11:27

    O CADE deveria proibir este negócio, o consumidor vai perder muito, a ganância do Pão de Açúcar somada com o desprezo aos brasileiros dos Franceses da Casino vão trazer muitos prejuízos aos consumidores.

  96. Sebastião Márcio Monteiro

    -

    04/12/2009 às 11:26

    A propósito de alguns comentários em que se questiona de onde tiraram tanto dinheiro para a compra, é preciso ter em mente que negócios dessa natureza (fusão, incorporação, etc.) envolvendo empresas desse porte, quase nunca envolvem desembolso. Invariavelmente há troca de ações ou participação. Ou seja, os Klein certamente passarão a ter assento no Conselho da holding que vai controlar todos os negócios do novo grupo. Entendendo por grupo, o Pão de Açúcar, o Ponto Frio, as Casas Bahia…

  97. Elson H. Teixeira

    -

    04/12/2009 às 11:25

    Os fatos que motivaram o negócio foram os seguintes:
    - Em set/09 Saul Klein vendeu sua parte para o irmão Samuel Klein por R$ 1,5 bilhão. Samuel não tinha a grana para pagar o irmão.
    - As receitas financeiras das casas Bahia desabaram dos 80% do faturamento (vendas por carnê) para 30% do faturamento, pois tiveram que mudar o modelo de negócios vendendo à prazo com cartão (sem juros).
    - Casas Bahia já estavam negociando a venda do grupo com Wall Mart e Carrefour e ontem o Abilio Diniz adotou a mesma estratégia que havia adotado com a compra do Ponto Frio (oferta hostil no final do dia. Detalhe, ainda não se sabe o valor da oferta). Na época o Ponto Frio estava quase vendido para o Magazine Luiza, lembram?
    - Metade do Pão de Açucar é do grupo francês Casino, daí onde vem toda a grana para bancar o negócio.
    - Saga das Casas Bahia é a mesma dos outros “gigantes das lojas de varejo” que foram varridos do mapa: Hermes Macedo, Prosdócimo, Arapuã, etc., etc., Compras em volumes elevados, com vendas a prazo longos… resultado: falta capital de giro (dinheiro em caixa).

  98. BUENO

    -

    04/12/2009 às 11:22

    Não estou nem um pouco surpreso, pois sabia que isto era uma questão de tempo, estou contente por amigos que la deixei ( fui funcionario por longos 11 anos ) ; esta empresa era um gigante “retardado”, pois tinha uma admistração de fundo de quintal no diz respeito a area comercial.
    Agora essas pessoas ( quem continuar ), irão trabalhar numa empresa de verdade.

  99. Arlindo Lima

    -

    04/12/2009 às 11:17

    Não se mete nisto gente, isto é briga de cachorro grande, Quanto ao caríssimo( O U CARO) Pão de Açucar aqui em Marilia ele vive as moscas.

  100. Patricia Cajamar

    -

    04/12/2009 às 11:07

    Fiquei surpresa ao ler a notícia, não imaginei que isso pudesse acontecer um dia. Será que o seu Samuel Klein concordou com essa “venda”? Afinal, ele é a cara das Casas Bahia, foi ele o cara responsável por transformá-la na maior rede de eletrodomésticos do país.

    Alguém pode nos esclarecer essa grande duvida

    Um abraço….

  101. Reginaldo

    -

    04/12/2009 às 10:53

    Lauro

    Desemprego a vista!!!

  102. Meusdez Porccento

    -

    04/12/2009 às 10:50

    Se alguém souber de uma transação deste porte que tenha transcorrido sem causas graves por parte de uma das partes ( garanto que não é o Pão “Caríssimo” de açucar)me avise. Vou visitá-los em Marte.

  103. silvio moura

    -

    04/12/2009 às 10:35

    Creio que o poder de concorrencia sera prejudicado para o consumidor

  104. Ronaldo Ribeiro

    -

    04/12/2009 às 10:31

    Realmente é um negocio que esta cheirando mal, porque os Klein venderiam?? até onde sei a Bahia é muito bem gerida e tem saude financeira, para mim passa uma grande jogada de monopolio do mercado, com a compra a meses atras do Ponto Frio(que estava mal das pernas) este novo grupo seria a maior potencia do varejo brasileiro, há anos luz de distâncias dos mais proximos, ex: Magazine Luiza.

  105. Eduardo

    -

    04/12/2009 às 10:28

    A parte da familia Klein que foi vendida foi do irmão Saul, que já não estava participando mais da operação.
    Agora, em relação ao dinheiro, tenho QUASE CERTEZA que o Luciano Coutinho deve ter tirado o escorpião do bolso de novo. Vamos ver agora as 10:30.
    Quero só ver agora como o Pão de Açucar vai fazer para tornar pública todo o emaranhado de informalidade que reinava nas Casas Bahia.

  106. Rodrigo

    -

    04/12/2009 às 10:26

    Crescer ou morrer, não haverá lugar para os pequenos no futuro!

  107. Ingo

    -

    04/12/2009 às 10:26

    Entendo que as casas bahia estava sem uma administração competente.
    Quando o “velho” ficou maduro tentou se afastar.
    Mas teve que voltar às grandes decisões.
    Mais uma vez, a sucessão de empresas familiares, com baixa profissionalização é problema

  108. Elizânio Silva

    -

    04/12/2009 às 10:24

    Fiquei surpreso ao ler a notícia, não imaginei que isso pudesse acontecer um dia. Será que o seu Samuel Klein concordou com essa “venda”? Afinal, ele é a cara das Casas Bahia, foi ele o cara responsável por transformá-la na mior rede de eletrodomésticos do país.
    Por outro lado, vale ressaltar o trabalho de Abílio Diniz, responsável pelo Pão de Açúcar, outra fera que transformou uma padaria numa das “marcas” mais respeitadas dos país.

  109. Adilson

    -

    04/12/2009 às 10:23

    Eu estava pensando a mesma coisa que o Bruno: Me falta dinheiro para comprar uma TV LCD nas Casas Bahia e os caras compram logo metade de todas as lojas!!!!

  110. bruno

    -

    04/12/2009 às 10:12

    da onde eles tiraram dinheiro pra comprar as casas bahia?
    e porque a familia klein venderia?

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados