Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Nokia abraça um novo negócio: os carros inteligentes

Após vender divisão de celulares, empresa se prepara para fazer aportes em companhias que desenvolvem projetos de automatização de veículos

Por Da Redação
5 Maio 2014, 16h34

A Nokia vai investir 100 milhões de dólares em companhias que desenvolvam projetos de automatização de carros. A ideia é contribuir para que veículos sem motorista se transformem em realidade no futuro. Com a iniciativa, a instituição finlandesa se junta aos bilionários Elon Musk e Google, que investem na mesma área.

Leia também:

Microsoft conclui compra de divisão da Nokia

O aporte faz parte do novo mapa digital de negócios da companhia e será gerenciado pela venture capital Nokia Growth Partners. Esse é um movimento estratégico da empresa, que pretende se reestruturar após a venda de uma de suas mais importantes divisões, a mobile, para Microsoft, no ano passado.

Continua após a publicidade

Atualmente, a receita da Nokia está concentrada na venda de equipamentos para infraestrutura de rede de telecomunicações. Mas a intenção da multinacional é se fortalecer em outros setores e se tornar assim um concorrente de peso para companhias como Google.

“Estamos vendo o que está acontecendo em termos de inovação no setor automobilístico por meio da combinação de mobilidade e internet”, disse Paul Asel, da Nokia Growth Partners. “O carro está se transformando em uma plataforma da mesma maneira que o celular se transformou em um smartphone. Todos os aplicativos e serviços serão desenvolvidos em torno dessa nova plataforma”, completou o executivo.

A Nokia já atua em outros setores – geolocalização, por exemplo. Em 2008, a companhia comprou a empresa Navteq Corp, de Chicago, especializada em mapas e, em 2012, adquiriu a companhia Earthmine, desenvolvedora de mapas 3D. Atualmente, a Nokia oferece o seu serviço para a Amazon, Microsoft, Yahoo! e para quatro em cinco sistemas de GPS, um segmento crucial em um cenário de dispositivos conectados em que os dados de geolocalização são cada mais necessários.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.