Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Mensagens desaparecidas do Gmail são recuperadas

Google diz que teve problemas com banco de dados

Por Da Redação 1 mar 2011, 12h03

Mensagens desaparecidas de contas do Gmail, serviço de e-mail do Google, já foram recuperadas, informou a empresa na noite desta segunda-feira em seu blog. “Os e-mails nunca foram perdidos e tudo voltará ao normal o quanto antes”, explicou a equipe responsável pela manutenção.

No domingo, um bug afetou milhares de contas do Gmail e causou o sumiço de mensagens, anexos e conversas do serviço Gtalk. A empresa só ficou sabendo do incidente por meio de reclamações de usuários.

De acordo com o Google, apenas 0,02% dos 170 milhões de cadastrados no Gmail foram atingidos pelo problema. A primeira estatística divulgada pela companhia na segunda-feira falava em 0,08%.

“Eu sei o que vocês estão pensando: como isso pode acontecer se mantemos múltiplas cópias de nossos dados em vários data centers?”, disse Ben Treynor, engenheiro do Google, no post de esclarecimento. Ele explica que alguns bugs podem afetar o banco de dados de origem e, dessa forma, comprometer as cópias. “Foi o que aconteceu”, completa.

A empresa americana terminou seu post com um tímido pedido de desculpas. Embaraçado, diz Treynor: “Desculpe pelo susto.”

Continua após a publicidade
Publicidade