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Campanha sobre a divisão do Pará começa nesta terça

Por Da Redação
13 set 2011, 07h30

Começa nesta terça-feira a campanha do plebiscito que decidirá sobre a proposta de divisão do Pará em até três estados, criando as unidades de Tapajós e Carajás. Cada frente – duas pró-separação e duas contra – poderá gastar, no máximo, 10 milhões de reais. O valor foi estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com base nos gastos previstos para uma campanha ao governo do estado. Nas eleições do ano passado, Simão Jatene (PSDB) gastou 5,3 milhões de reais para se eleger governador do Pará. Já sua principal adversária, Ana Júlia Carepa (PT), desembolsou cerca de 13 milhões de reais.

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Apesar da existência de quatro frentes, na prática haverá dois grandes grupos: o favoráveis e os contrários à divisão do estado. O plebiscito está marcado para 11 de dezembro e as inserções no rádio e na TV só poderão começar um mês antes da votação. Até lá está liberada a realização de comícios, shows e debates, além da distribuição de panfletos e a circulação de carros de som. A propaganda por meio de outdoors não será permitida. Ainda que se trate de uma eleição inédita – é a primeira vez que a criação de um estado vai ser decidida nas urnas – os envolvidos dizem que será como uma campanha eleitoral comum.

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O marqueteiro Duda Mendonça será um dos responsáveis pela campanha separatista. Baiano, Duda é proprietário de terras na região de Carajás e está fazendo o trabalho de graça. O jingle composto por ele sugere que todos os paraenses pertencem a uma só família, mas que “um dia todo filho cresce e chega a hora da emancipação”.

Do lado antisseparatista, a identidade visual da campanha usa o branco e o vermelho da bandeira do Pará e foi desenvolvida por empresas locais.

(com Agência Estado)

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