Blogs e Colunistas

02/07/2011

às 18:12 \ Política & Cia

Não, eu não me orgulho de ter tido um presidente semianalfabeto

Campeões de Audiência(Este post, publicado dia 30 de outubro de 2010, é O POST MAIS ACESSADO DESDE QUE O BLOG FOI AO AR, A 13 DE SETEMBRO DE 2010. Campeoníssimo de audiência, pois. Só troquei o verto “ter” do titulo por “ter tido”. Veja explicação sobre a republicação dos mais acessados).

Escrevi um post ironizando o desejo de o presidente Lula “escrever” sobre “coisas” que “agora não pode dizer” depois de deixar a Presidência, pois, como se sabe, Lula não é de escrever.

Recebi vários comentários dizendo-me “preconceituoso”.

Por coincidência, na festinha improvisada com que colaboradores homenagearam seus 65 anos de idade, esta semana, Lula voltou a um velho tema que me permite retomar o assunto da importância da educação formal e do exemplo que um presidente deve dar.

Depois de dizer que os brasileiros não precisam mais “ter medo” de um presidente não detentor de diploma universitário, como supostamente ocorreu nas eleições de 1989, o presidente disse o seguinte:

– Precisei chegar lá para provar que inteligência não é medida pelo tempo de escolaridade. O tempo de escolaridade mostra conhecimento e aperfeiçoamento específico de uma matéria. A inteligência, você nasce com ela e aperfeiçoa. Até porque o dom da política não se aprende na escola. Se se aprendesse na escola, quem seria um bom presidente seria um cientista político e não um torneiro mecânico, essa é a lógica.

Confira o vídeo em que Lula faz essas e outras observações:

ESCOLARIDADE E INTELIGÊNCIA

Lula misturou um monte de coisas nessa frase mas, em meio a considerações corretas, disse bobagem.

É verdade que inteligência não é provada por “tempo de escolaridade”.

É verdade que o dom da política não se aprende na escola.

É verdade, para deixar bem claro, que o presidente Lula é um homem inteligente. Eu não apenas acompanho sua carreira e seu trabalho desde o começo, nos anos 70, como o conheço pessoalmente há anos e, embora não o veja há tempos, sempre me pareceu claro que Lula é excepcionalmente dotado de inteligência. Apostaria que sua inteligência é bem acima da média.

É também verdade que as pessoas nascem inteligentes, como, repito, é o caso de Lula.

ESTUDAR É ABRIR-SE PARA O MUNDO E A VIDA

Mas é bobagem, e bobagem da grossa, produto da ignorância, dizer que “o tempo de escolaridade mostra conhecimento e aperfeiçoamento específico de uma matéria”.

Não, prezado presidente Lula. Escolaridade, estudos, a frequência à escola e à universidade abrem horizontes, aprimoram a compreensão do mundo, ensinam a importância do contraditório, disciplinam e direcionam o uso da inteligência, preparam a pessoa para a profissão e a vida.

É, pois, muito, muitíssimo mais do que “conhecimento e aperfeiçoamento específico de uma matéria”, como afirmou Lula.

Do ponto de vista técnico, e a despeito de sua enorme inteligência e do conhecimento que adquiriu na prática dos problemas do país e do que aprendeu sobre o funcionamento do mundo e das relações internacionais, o presidente Lula, infelizmente, é semi-analfabeto. Não gosta de ler, admite ter lido pouquíssimos livros ao longo da vida, não possui livros de cabeceira nem sequer uma mini-biblioteca de dez, quinze livros prediletos.

Nunca escreveu de próprio punho um texto sobre qualquer tema.

LULA NÃO ESTUDOU POR ARROGÂNCIA, E PORQUE NÃO QUIS

E, francamente, ninguém aguenta mais a demagogia do pobre torneiro mecânico que veio do nada e precisou se virar na vida para sustentar a família. Ele poderia ter estudado, se quisesse. Sendo um líder político importante, deveria. Centenas de milhares de brasileiros vindos da pobreza o fizeram, chegaram lá, de alguma maneira.

Lula não se ilustrou por arrogância — por achar que sua inteligência dava e dá conta de tudo — e porque não quis.

Não faltam líderes políticos de origem humilde que superaram obstáculos e, ao longo da vida, enriqueceram sua bagagem cultural.

Marina Silva: "Nunca paro de estudar"

Vejam o caso da senadora Marina Silva, cujo parto foi feito pela própria avó nos cafundós dos seringais do Acre e que era analfabeta e incapaz de garranchar o próprio nome até os 16 anos.

A despeiro da vida dura que teve, dos quatro filhos que criou, ela deu um jeito de ilustrar-se, aprender: fez o ensino elementar, o médio e formou-se em História pela Universidade Federal do Acre. E mais. Marina acaba de conceder uma entrevista em vídeo para a repórter Mirella D’Elia, do site de VEJA (leia a primeira parte).

Lá, a certa altura, diz a ex-seringueira que teve 20 milhões de votos para presidente:

– Eu nunca paro de estudar. Quando eu estava no Ministério do Meio Ambiente e no Senado, estava sempre estudando. Graças a Deus consegui fazer duas especializações — uma na Universidade de Brasília, em Teoria Psicanalítica, e outra na [Universidade] Católica [de Brasília], em Psicopedagogia. E estou terminando uma em Psicopedagogia na Argentina. Tive que parar esse ano, mas vou retomar.

OS EXEMPLOS DE LUIZ MARINHO E VICENTINHO

Ela não é a única entre líderes brasileiros, evidentemente. O atual prefeito de São Bernardo do Campo (SP), Luiz Marinho, ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC – sindicalista como Lula, portanto –, ex-pintor de automóveis na Volkswagen, tocou a vida para a frente e, militando no sindicalismo e na política, e hoje é advogado.

O deputado e ex-presidente da CUT Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, outro que comeu o pão que o diabo amassou — no interior do Rio Grande do Norte, onde nasceu, foi vendedor de pães, trabalhador rural, operário de picareta na mão e lavador de carros –, não deixou que a luta sindical em que se envolveu em São Bernardo do Campo desde os anos 70 o impedisse de estudar, e tampouco a política, em que ingressou posteriormente.

Caminhou aos trancos e barrancos, mas seguiu em frente. O segundo grau, fez por meio do Telecurso 2000. Orgulhosamente, com sempre admite, formou-se em Direito.

REALIZAÇÕES E PÉSSIMO EXEMPLO

Ao chegar ao final de seu mandato, muita coisa pode-se dizer de Lula. Em outra post, tentarei um balanço, do meu modesto ponto de vista. Apesar das muitas críticas que merece pela forma como se comporta no cargo, pelas alianças que fez e outras razões, não há dúvida sobre a grandiosidade de várias de suas realizações, sobretudo no terreno da distribuição de renda.

Por isso, e por outras razões, Lula é admirado mundo afora — menos, é verdade, depois das sucessivas declarações de “amizade” a tiranos como Fidel Castro e o ditador do Irã –, e um grande número de brasileiros se orgulha dele.

A meu ver, porém, a insistência de Lula em jactar-se a cada momento de não ter estudado constitui péssimo exemplo, sobretudo aos jovens, principalmente por vir de um presidente da República, com o peso e a carga legal, moral e simbólica do cargo.

Este ponto específico não me desce pela garganta.

Não, amigos, eu não tenho o menor orgulho de ter um presidente semi-analfabeto.

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado

1.286 Comentários

  • Raymundo borges

    -

    11/11/2014 às 13:27

    Se o fato dele ser analfabeto, envergonhasse o BRASIL, nos seriamos eternos envergonhados, pois mais da metade dos brasileiros continuam analfabetos. O que mais nos envergonha e a ROUBALHEIRA praticada por ele e se comandados.

  • Terezinha Paiva

    -

    7/11/2014 às 0:44

    Claro, o muitos brasileiros são preconceituosos, tem raiva de pobre e preto. Não admitem mas a realidade é essa.Vergonha é um povo mal educado chamando uma autoridade de fdp num maracana lotado e o mundo inteiro viu. Eu tenho mais vergonha disso, gente que tem educação sabe como protestar, reivindicar. Vergonha, é ver que a maioria dos letrados não emitem Nota fiscal, não pagam direito seus empregados, burlam a Receita, não respeitam sinal de transito. Quem é mais ignorante?

  • Sol Angel

    -

    27/10/2014 às 10:59

    Não estudou porque é um ‘paresseux’, arrogante e fraco. Viveu na maior cidade da América do Sul – São Paulo com excelentes universidades, faculdades. Eu mesma estudei a graduação enquanto trabalhei. Hoje tenho mestrado e existem centenas de milhares de estudantes que trabalham. Mas são os fortes!

  • Sol Angel

    -

    27/10/2014 às 10:53

    Não estudou porque é um ‘paresseux’, arrogante e fraco. Viveu na maior cidade da América do Sul – São Paulo com excelentes universidades, faculdades. Eu mesma estudei a graduação enquanto trabalha e hoje tenho mestrado e existem centenas de milhares de estudantes que trabalham. Mas são os fortes!

  • Iverson

    -

    23/10/2014 às 23:01

    Olha, não concordo com o texto acho que Lula não é motivo de vergonha não acho também que devemos monopolizar o direito de representação a transformação apenas para homens letrados. mas quero parabenizar o senhor pois diferentemente de **** *****, o senhor ainda publica comentários que discorda do que o senhor escreve, chaga até a respondê-los diferentemente de outros por ai que só escreve para que está alinhado.

  • Elizabeth M. Frederico

    -

    11/10/2014 às 20:57

    Nunca achei Lula inteligente, apenas astuto! Usa da astúcia para devorar as galinhas ( o bicho mais tonto que já conheci)! Apenas isso! Ah! Aquela declaração de que a mãe dele nascera analfabeta é, para mim, impagável! Hahaha…

  • barbara

    -

    10/10/2014 às 11:44

    Este blog é apenas um blog, não é a revista VEJA.
    E não publicarei seu comentário porque ele é, antes de tudo, MENTIROSO. Além disso, é ofensivo e calhorda.
    Seu comentário foi para o destino que merecia: o lixo.

  • TORQUATO

    -

    19/9/2014 às 13:11

    É TRISTE!

  • Fatima souza

    -

    10/9/2014 às 10:37

    Marina soube aproveitar bem né, mais esperta, conseguiu até o apoio do banco Itaú e isso será a ruína do povo brasileiro, caso ela seja presidenta! essa de boba ela não tem nada

  • luciana

    -

    9/9/2014 às 15:42

    mesmo sendo ex-presidente ainda tenho vergonha

  • Ademir

    -

    2/9/2014 às 9:22

    Acredito que a hora do Aécio não é agora, pois Marina Silva tem argumentos favoráveis e suas pretensões parecem ser mais coesas ( pé no chão ). Vejam no wikpédia a tragetória da Marina , o quanto estudou , 16 anos no Senado , acho difícil , ou melhor , impossível o Aécio chegar perto no IBOP. Veremos cenas dos próximos capítulos!

  • Renildo Costa

    -

    30/8/2014 às 15:11

    Lula não é exemplo de homem publico,esse papo de distribuição de renda é lorota,o pilar fundamental de qualquer nação é a educação,o berço do desenvolvimento do pais vem das escolas,universidades,escolas técnicas etc ,bastar comparar o legado de Fernando Henrique e o de Lula.

  • Bia

    -

    27/8/2014 às 12:47

    O exemplo que ele deixa ao jovem brasileiro é nefando, que leva o país ladeira abaixo da prática saudável da convivência em sociedade. Em pouco menos de 15 anos, seu ponto de vista e sua gestão levaram o país à bancarrota econômica, bem como anularam toda e qualquer possibilidade de regeneração a curto prazo, uma vez que a massa jovem foi contaminada pelo assistencialismo mantenedor da ignorância, maquiador dos roubos e desvios suntuosos e segurança política para a defesa das práticas abomináveis que perduram há décadas nas terras Tupiniquins e adjacências.
    Eu, mais do que não me orgulhar, sinto nojo. Minha ojeriza ao partidarismo nacional-socialista, comunista e o diabo-a-quatro é cada vez maior, uma vez que nenhuma dessas filosofias políticas protege o indivíduo, mas sim, defende grupos em sobreposição a outros. A História se repete, não há novo resultado para a mesma fórmula. Se se continua “fazendo” política e não “sendo” político, continua a mesma receita desandada de país.

  • Mario Silva

    -

    27/8/2014 às 8:07

    Com certeza se orgulha apenas do Advogado Sarney, do sociólogo Fernando Cardoso, dos vinte e um anos de governos militares e é claro do melhor de todos o jornalista Fernando Collor de Mello.

    Mas digitando Pib do Brasil no Google a primeira coisa que se vê é o gráfico montado pelo Google Docs com dados do Banco Mundial mostrando o gráfico do crescimento do país nas últimas décadas.
    Depois é só pedir pra uma criança explicar o gráfico.

  • ROCHA MATOS

    -

    19/8/2014 às 21:06

    “A alguns cidadãos é dado o privilégio de tomar decisão de alcance público, mas todos têm o direito de criticá-las”. (Aristóteles). Isso cabe aos comentário feito pelo então Presidente Lula,que embora tenha feito muito pelo povo e acha que as suas retóricas sobrepõe a inteligência do brasileiro mais esclarecido. Sabemos que um país só consegue desenvolver-se em todas áreas, se tiver instituições de ensino que formem profissionais capacitados para atuarem em todas as áreas de produção e educação, sim porque uma país só se desenvolve por meio dela. É através da educação que desenvolveremos o senso crítico da nossa população e assim acabar com todo esse problemas que hoje passam a sociedade brasileira, que está contaminada pela corrupção, falta de caráter de muitos políticos, leis ultrapassadas, segurança ruim, educação de péssima qualidade e por ai vai. Precisamos sim, de muita educação.

  • Edson da Silva Bezerra

    -

    18/8/2014 às 21:28

    Tem muito catedrático na política que a única coisa que o seu estudo lhe concede é mais artinha para arrebatar os recursos do governo…

  • ivai

    -

    26/7/2014 às 1:34

    eu tenho 34 anos antes do lula eu não tinha condição nem de morrer, pois não tinha emprego,gostava de praticar esporte não tinha onde, hoje temos tudo nas mãos. mas hoje tenho 34 anos não da mais, pois já estou acima da idade, mas onde eu moro hoje temos tudo, tem boa educação, saúde, esporte, tem muito emprego. hoje e assim o pobre inteligente tem condições de montar um negocio e sem duvida ate se torna grandes empresários . antes eu não ganhava dinheiro, hoje ganho mais de 3 mil mensal apenas com terceiro ano completo, agora me fala com esse salario posso ou não posso compra um carro 0 km antes de Lulinha não nem bicicleta eu tinha. reclamam de hospitais públicos, mas todos que foram inteligente no governo do pt tem condições de ir em hospitais particular…

  • claudia

    -

    28/6/2014 às 9:14

    As regras para publicação de comentários no blog, conforme relembrei aos amigos leitores incontáveis vezes, não aceitam textos escritos somente em maiúsculas, em respeito à boa educação, aos leitores e seguindo uma norma internacionalmente praticada na web.
    Como presumo que você saiba, palavras em maiúsculas significam palavras gritadas, não é mesmo?
    Confira as regras no link http://goo.gl/u3JHm
    Obrigado

  • claudia

    -

    28/6/2014 às 9:05

    As regras para publicação de comentários no blog, conforme relembrei aos amigos leitores incontáveis vezes, não aceitam textos escritos somente em maiúsculas, em respeito à boa educação, aos leitores e seguindo uma norma internacionalmente praticada na web.
    Como presumo que você saiba, palavras em maiúsculas significam palavras gritadas, não é mesmo?
    Confira as regras no link http://goo.gl/u3JHm
    Obrigado

  • jose vital gomes barbosa

    -

    24/6/2014 às 0:45

    em nosso país que é um país de corrupto o político não pode ter muito estudo se não oroubo é maior..

  • Ednaldo

    -

    26/5/2014 às 18:42

    Isso reflete a minha percepção de que, nos últimos 10 anos, os brasileiros ficaram cada mais ricos e com um poder de consumo maior de produtos como TVs de LCD, celulares modernos, carros, TV por assinatura, etc. Porém, esse avanço não se deu na mesma proporção no campo da educação…

  • M. Esther Torinho

    -

    18/5/2014 às 23:48

    Se você não gosta da gente, por que apareceu aqui? Não preciso de seu mau humor e de suas opiniões mal fundamentadas e sem base na realidade.
    Tchau!

  • regina

    -

    17/5/2014 às 15:20

    isso mostra que a educação esta em baixa , a população continua votando em analfabeto ,pessoas incompetentes e corruptos,O BRASIL VAIIIIIIII ESTA INDO A FALÊNCIA(BANCARROTA) afuunda Brasil ….

  • Luiz Carlos

    -

    9/5/2014 às 23:03

    Esse Presidente foi uma Piada, infelizmente, espera mais dele, sim unificou um programa do período FHC, que era composto de vários benefícios, transformou um programa sério num verdadeiro curral eleitoral, o Bolsa Família para mim ao mesmo tempo que ajudou uns também penalizou, sendo um instrumento para corrupção nas mãos de vários lesas pátrias no país, Bolsa para quem precisa muito é uma coisa, agora distribuição generalizada do erário público ai já é DILMAIS…..

  • Dilma Rezende

    -

    7/5/2014 às 14:37

    Você foi e é um péssimo exemplo para nossa juventude…não adianta ter inteligência e só a usar para o mal…faltou princípios…educação…respeito…berço…queremos nos ver livre dessa maldição …

  • monica

    -

    28/4/2014 às 22:08

    Concordo!

  • Cristiane

    -

    28/4/2014 às 16:36

    Concordo totalmente com o texto,Lula não estudou pq não quis e é sim,um péssimo exemplo sobre escolaridade pros mais jovens !!! (sem nem entrar agora,no mérito de ser bom ex. ou não, em outros aspectos rs).

  • Marcos A.

    -

    25/4/2014 às 10:39

    Infelizmente tem todas as ferramentas à mão para dar o bom exemplo e faz exatamente o contrário. Não é à toa que existem tantas vagas de emprego sobrando por falta de qualificação profissional.

  • Rubens Lemos

    -

    15/4/2014 às 20:17

    Este Sr. está mais para LADINO !!!

  • Ernesto Samper Rodríguez

    -

    15/4/2014 às 1:57

    Não é só você, não, Ricardo, pode ficar sossegado…

  • Fernando171%

    -

    30/3/2014 às 9:35

    Você diz que a Marina é exemplo, mas para o Reinaldo Azevedo ela é pior do que o Lula :
    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/marina-silva-e-a-personagem-politica-mais-reacionaria-e-arrogante-do-pais-nesse-particular-ela-venceu-lula/
    Também ela é mulher e negra ao mesmo tempo. É **** ***** ***** ****** ****

    Exemplo no sentido de alguém que saiu do analfabetismo para uma formação em curso superior e, depois, mais além.
    Politicamente não compartilho das ideias de Marina Silva.
    E o Reinaldo Azevedo tem, naturalmente, todo o direito de achar que bem entender sobre a ex-ministra ou quem quer que seja, não é mesmo?

  • horácio martins dos reis

    -

    20/3/2014 às 9:10

    As regras para publicação de comentários no blog, conforme relembrei aos amigos leitores incontáveis vezes, não aceitam textos escritos somente em maiúsculas, em respeito à boa educação, aos leitores e seguindo uma norma internacionalmente praticada na web.
    Como presumo que você saiba, palavras em maiúsculas significam palavras gritadas, não é mesmo?
    Confira as regras no link http://goo.gl/u3JHm
    Obrigado

  • Dick Cheney

    -

    8/3/2014 às 16:43

    E será que, no fundo, alguém tem orgulho disso?

  • Lino Corrêa Lima Neto

    -

    28/2/2014 às 22:07

    De que adianta a erudição se ela não for investida para o bem comum? No Brasil, são inumeráveis os exemplos de homens com montanhas de títulos acadêmicos, mas que empenham o máximo de seus esforços para nos lesar. Talvez tenhamos de rever o conceito de alfabetizado, uma vez que todos esperamos que aqueles assim considerados sejam agentes edificadores de justiça social e não o contrário.

  • Leniéverson Azeredo

    -

    25/2/2014 às 8:21

    Eu não tenho orgulho também não.E acho que ele fez um péssimo governo.

  • MARINO

    -

    2/2/2014 às 22:00

    Eu tambem não tenho o menor orgulho de ter esta senhor como presidente e que ainda fazescarnio de quem estudou.

  • marceloDF

    -

    24/1/2014 às 1:07

    Devemos agradecer o fato dele não ter estudado. Sem estudar ele se tornou dono do Brasil, se tivesse estudado hoje o Brasil seria uma monarquia e ele o Rei. Podem dizer o que quiser do Lula, com razão, mas ele é um dos caras mais espertos do mundo e sempre consegue o que quer, e isso desde sempre.

  • ZE PEDRO

    -

    16/1/2014 às 16:18

    Realmente o Brasileiro tem mesmo a memória curta, Se não vejamos: a meu ver, se lula fez um bom governo, quero acreditar que foi graças à casa arrumada que ele encontrou. Fernando Henrique pode não ter sido simpático, porque teve que tomar medidas antipáticas: com uma inflação violentíssima, ao ano, quem está acima dos quarenta anos sabe muito bem disso. lula seria com certeza, incapaz de contornar aquela situação. FHC, foi obrigado a tomar outras medidas amargas como; dar vida nova a muitas empresas públicas que só davam empregos a vagabundos e muitos prejuízo.telefones por exemplo, era luxo. a vale só dava prejuízos. enfim; foi obrigado, a tomar muitas medidas antipáticas, mas para o bem do país. Após tudo encaminhado: Oportunamente, nos aparece um lula, como a serpente no paraíso, na frente de EVA, fazendo belas promessas, e a maioria do povo, como EVA caiu na lábia de Lula; e com suas pérolas, endossa o povo, que ingratamente menosprezou um ajuste geral no país, e entregou o país a lula que nadou de braçadas. A partir dai, perdemos o “paraíso” fomos castigados, estamos pagando um preço alto, por termos acreditado nas promessas da serpente. Inflação galopante, juros cada dia um percentual, combustível, nas alturas, saúde cambaleando, educação, o quanto pior, melhor porque vira massa de manobra, segurança só em Deus. Todo mundo sabe que lula está sim, fazendo um terceiro mandato, só que de forma disfarçada. dando as cartas a bel prazer. mandando e desmandando no país. A meu ver que receber herança e esbanja, não merece aplausos nenhum. quero ver é fazer a fortuna. A meu ver, lula foi um oportunista de muito sorte, para azar.

  • rodrigo

    -

    8/1/2014 às 17:24

    vergonhoso foi ter um Presidente com PHD que nuncas fez nada pelo trabalhador (e o que fez fez pelos endinheirados) e pelo respeito de seus direitos depois de Lula nenhuma empresa tenta bancar a espertinha em manter funcionários sem registro de carteira ou marcar o inicio das ferias no inicio de um final de semana ou feriadão para dar um exemplo de muitos

  • Denis Franco

    -

    6/1/2014 às 17:51

    uma coisa é ser intelegente e outra é ser esperto tem muitos por ai doutor que estão na merda por se acharem os maiorais os melhores o cara semi analfabeto ergueu o país colocou o Brasil aonde ele nunca tinha chegado não sou petista e muito menos apoio as pilantragens dele muito pelo contrario todos merecem cadeia mais temos que reconhecer que o cara conseguiu com seu semi analfabetismo deixar o país pronto para ser de primeiro mundo deixou o trabalho feito agora seus inteligentes veja em quem vocês vão votar ano que vem pra continuar o trabalho que a Dilma não fez nada o país ta na mesma só pra piorar com ela

  • roberto martins sales

    -

    1/1/2014 às 23:18

    ser inteligente,é ser esperto? o ruin de tudo é saber que os politicos que ai estão usam da esperteza para ludribiar o povo e mante-lo sobre controle e com isso os miséraveis tem outro nome;”bolsa familia”.os vivos são cada vez mais governados pelos mais espertos. plágio barão de itararé.

  • Elilmar

    -

    31/12/2013 às 21:47

    O que se ver por aqui sao tao somente comentarios precoceituosos.mas eu nao me envergonho nem um pouco de ter tido um presidente como diz o diz o autor do texto. o que eu me envergonho foi de ter tido um presidente poliglota e sociologo que tao mal fez ao Brasil e aos brasileiros, que fez tanto mal a educacao do brasil e que governou de costas para o povo. O Brasil teve apenas 2 presidentes que realmente foram bons; Vargas e Lula. A Dilma eu nao falo porque como se fosse o Lula. o que eu vejo muito politico denegrindo o barbudnho sem ter condicoes morais de por a lingua onde o Lula coloca os pes.

  • ZGeistBR

    -

    22/11/2013 às 14:05

    Vá passear e suma daqui. Infeliz é você, que tem como ídolo essa figura execrável.

  • Paulo Bressam

    -

    15/11/2013 às 21:53

    Faço minha suas palavras.Pior do que tudo é aturar escritores imbecis, que se acham detentores de número mínimo de neurônios.

  • Nilton Haus

    -

    15/11/2013 às 17:40

    Pior do que tudo é aturar leitores imbecis, detentores de número mínimo de neurônios.

  • Nilton Haus

    -

    15/11/2013 às 17:14

    Lamentavelmente, leitores débeis mentais incapazes de entender um texto são um problema.

  • douglas

    -

    14/11/2013 às 16:09

    O mais incrivel é que quando o Lula era presidente do sindicato ele e seus companheiros davam cursos de negociação para os intelectuais dos RHs das grandes empresas, era o burro ensinado os inteligentes como puxar a carroça.

  • Josemí

    -

    27/10/2013 às 15:32

    Deletei seu comentário por uma razão muito simples: ele é mentiroso e ofensivo.

  • Josemí

    -

    27/10/2013 às 15:20

    Marina Silva está estudando para mostrar que não usa perfume e maquiagem para não agredir o meio ambiente e esconder que é esposa de um dono de madeireiras.
    Como pode uma pessoa que era do Partido Verde, deitar na mesma cama de um derrubador de árvores.
    Marina só engana quem quer ser enganado, ela só é ovelha na voz, pois a cara já é de lobo.

  • Josemí

    -

    27/10/2013 às 15:14

    Melhor um presidente que semi-analfabeto, que fez alguma coisa, que um cheio de diplomas que não fez nada.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados