Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘League of Legends’ chega ao Brasil – e em português

Com uma base de 11 milhões de pessoas, o título é considerado o game para PC mais jogado no mundo. Riot Games distribuirá 80.000 dólares (161.000 reais) em dinheiro para vencedores de torneios no país

O League of Legends, um jogo on-line para PC gratuito e desenvolvido pela Riot Games, ganha – enfim – a sua versão brasileira. O título, jogado por mais de 11 milhões de usuários em todo o mundo, combina elementos de RPG e estratégia a ações de combate, e coloca o usuário em uma arena onde dois times rivais competem entre si.

Leia também:

‘World of Warcraft’ finalmente chega ao Brasil

LoL, como é conhecido o game, está presente em centenas de países em todo o mundo e chega ao Brasil graças a um investimento de 5 milhões de dólares feito pela Riot na região. A aposta pareceu pertinente à companhia em razão da relevância econômica do país e a significativa adesão do público. “Mesmo sem servidores locais, os brasileiros já eram a quarta maior comunidade no jogo. Há mais de um ano, a Riot estudo o mercado e planeja a sua operação por aqui”, diz Paulo Fernandes, diretor executivo da produtora no país.

A versão local de League of Legends foi totalmente localizada para o português. Mais de 100 profissionais, dentre os quais dubladores renomados, fizeram parte da equipe de tradução. Segundo Fernandes, o Brasil é prioridade para a companhia, o que justifica os esforços da empresa americana em oferecer um serviço personalizado. “Já somos centenas de milhares de jogadores brasileiros nos servidores dedicados ao país”, conta o executivo.

Por ora, os servidores brasileiros estão localizados em Miami, nos Estados Unidos, mas parte do investimento da Riot deve ser dirigido à migração de infraestrutura. De acordo com Fernandes, as ações de marketing da empresa ao longo dos próximos meses serão bastante agressivas: “Queremos nos posicionar no mercado como o jogo número 1 no Brasil.”

eSports – No exterior, a Riot Games é conhecida pelos inúmeros campeonatos que promove a fim de identificar futuros atletas digitais. Desses torneios, onde os prêmios em dinheiro alcançam a casa dos milhões de dólares, participam jogadores de todo o mundo. As partidas são assistidas por até quatro milhões de pessoas. Recentemente, League of Legends foi destaque na Forbes depois de sua produtora anunciar planos de pagar salários mensais aos jogadores profissionais.

O modelo será replicado no Brasil. O primeiro campeonato local começa neste mês e termina em outubro, durante o evento Brasil Game Show. Serão distribuídos 80.000 dólares (161.000 reais) em prêmios aos jogadores brasileiros. Mas a Riot não para por aí. A expectativa da empresa, ressalta Fernandes, é realizar campeonatos semanais, todos com premiações em dinheiro vivo.