Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cinco brincadeiras inesquecíveis do Orkut

Correntes, campanhas e pensamentos do dia: relembre os hábitos mais populares na rede social que antecedeu o Facebook

Reprodução Reprodução

Reprodução (/)

O Orkut, primeira rede social a ganhar força no Brasil, começa a se despedir da internet. Segundo o Google, a plataforma que apresentou aos usuários do país as “maravilhas” do compartilhamento de conteúdo, será encerrada oficialmente no dia 30 de setembro.

Leia também:

Relembre 5 comunidades do Orkut que fizeram história

Google anuncia fim do Orkut, primeira rede social dos brasileiros

Criada por Orkut Büyükkökten, engenheiro do Google, a rede social foi palco de muitos memes e brincadeiras. É o caso, por exemplo, da campanha “Depoimento da verdade”, de 2004. O objetivo era incentivar as pessoas a escrever testemunhais sinceros destacando não só as qualidades do amigo, mas também seus defeitos.

O Orkut chegou ao país como uma mistura do MySpace, criado em 2003, e Friendster, desenvolvido em 2002. Ambas as redes sociais, uma voltada à música e a outra a relacionamentos, não vingaram no Brasil. O Orkut, por sua vez, fez com grande sucesso por aqui.

Desenvolvido para o mercado americano, o Orkut ganhou relevância no país e na Índia. Quatro anos após o lançamento da plataforma, em 2008, a rede social passou a ser operada a partir de solo brasileiro, pelo time do Google local.

Muitos hábitos mantidos no Facebook nasceram no Orkut: escolher uma boa foto para o perfil, escrever “scraps” – como são conhecidos os recados no Orkut -, deixar mensagens de feliz aniversário para os amigos, participar de comunidades e até divulgar publicamente – ou não – o estado civil.

Até setembro, os mais nostálgicos poderão relembrar seus perfis na rede do Google. O adeus já começou a mexer com a memória dos usuários, que estão usando a hashtag #RIPOrkut para compartilhar comunidades e costumes da rede no Twitter. Confira a seguir algumas brincadeiras inesquecíveis:

Divulgação Divulgação

Divulgação (/)


Divulgação Divulgação

Divulgação (/)


Reprodução Reprodução

Reprodução (/)


Reprodução Reprodução

Reprodução (/)


http://www.youtube.com/embed/yUZDWomWi2k
“Vou te Excluir do Meu Orkut”

Excluir uma pessoa do Orkut era uma representação digital de excluir uma pessoa da própria vida. Em 2006, ano em que a rede social se tornava um fenômeno no Brasil, o cantor de sertanejo Ewerton Assunção chegou a compor uma canção em que a letra dizia: “Eu vou te deletar, te excluir do meu Orkut. Eu vou te bloquear no MSN. Não me mande mais scraps, nem e-mail Power Point. Me exclua também e adicione ele.”